Minha enteada tem 4 anos e está acabando comigo e com meu esposo

Feita por >Madrasta · 4 nov 2020 Terapia familiar

Olá, tô vivendo um dilema, nunca imaginei um mix de sentimentos por uma criança tão pequena. Minha enteada tem 4 anos tenho uma bebê de 4 meses, tenho vivido junto ao pai momentos de estresse extremos por conta da menina de 4 anos, ela fica uma semana aqui e uma na mãe. A menina mente, manipula, tem péssimos hábitos em relação a sexualidade, vive nos fazendo passar vergonha pois está sempre querendo passar a mao em outras crianças, ficar nua, diz que já presenciou cenas da mãe com o padrasto, diz que vive fazendo essas coisas com os primos e irmãos, levamos a psicóloga e ela não para com essa questão, temo muito pela minha filha pequena e isso só me deixa com medo e tá me fazendo ter um sentimento horrível por uma criança. Tudo que ela pode fazer para acabar com nossa semana ela faz. Faz eu e o pai chorarmos de estresse. Tô a ponto de explodir e já sinto meu leite secando por conta de estresse. Eu não aguento mais a menina apesar de gostar dela. Não sei mais oq faço. Só quero uma vida normal e não quero minha filha correndo risco de ser abusada por uma criança que não tem inocência. Meu esposo não sabe como agir diante dessas coisas e não corrige a menina da ainda mais carinho reforçando o comportamento dela errado e eu saio como má por chamar atenção. Ontem mesmo chamamos um prima dela e ela tava passando a mão nas partes da menina. A Psicóloga ainda não nos deu um retorno. Está em análise ainda. Vontade q eu tenho é de sumir. Só quero ter paz com minha filha. Sou eu que fico com a menina 24 horas e tenho que ouvir toda depravação dela o tempo todo. Isso as vez s me dá até enjoo. Estou sem condições de pagar terapia no momento.

A melhor resposta 5 NOV 2020

Olá Madrasta,
Imagino como está dificil essa situação. A chegada de uma criança em casa, muda toda a rotina, você e sua filha estão se conhecendo. Requer muita atenção e é inevitável o cansaço físico, mas a satisfação, o amor compensa tudo.
Sua enteada está sendo avaliada pela psicóloga, é preciso paciência e principalmente colaboração dos resposáveis. Em paralelo, não podemos deixar de lado os conflitos dela, por isso acredito que queria chamar a atenção. A separação dos pais, a chegada da irmanzinha, deve estar mexendo com o emocional, e ela vai desafiar vocês o tempo todo.
Assim que puder, busque ajuda psicológica para lidar com esses momentos que está passando.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

5 NOV 2020

Madrasta, sua situação é delicada realmente, mas passa pelo que vc falou o pai reforça o comportamento dela. Vc como madrasta fica dificil de tomar atitudes as vezes, o mais corret seria conversar com o pai e a mae dessa menina, sobre esse comportamento, e porque ela faz isso. espero ter ajudado. se precisar de ajuda sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

5 NOV 2020

Olá...
Momentos difíceis e complicados esse pelo qual está passando, vivenciar uma situação exige pulso firme, seguranças nas decisões, e principalmente os pais falarem a mesma língua, terem atitudes no mesmo viés, não enquanto um xinga o outros passa a mão, esse comportamento só irá reforçar, cada vez mais, o comportamento da menina, em ter essas atitudes, pois os pais não repreendem.
Dar bons exemplos ajuda muito, como no caso ela passa uma semana na casa de cada um dos pais, estes deveriam manter entre si, combinações e atitudes paralelas para minimizar o comportamento dela.
Te oriento a você buscar ajuda psicológica, para que esta situação que você está vivenciando não afetar sua bebê, pois o estresse que você passa, sua filha pode sentir, através do seu comportamento e do momento em que a amamenta.
Busca ajuda para te fortalecer emocionalmente, compreendendo a situação e encontrando meios de contornar.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste