Meu enteado de 10 anos faz xixi atrás do guarda roupa

Feita por >Letícia · 21 jun 2018 Ludoterapia

Boa noite , gostaria de me informar melhor sobre uma situação que está acontecendo com meu enteado ,ele tem 10 anos de idade, mora com o pai há 4 anos e comigo há 1 ano, faz uma semana que percebi que em sue quarto está com cheiro de xixi , perguntei a ele se ele teria feito o xixi , porém ele negou , convercei com ele dando a ele a entender que poderia se abrir comigo , como nós sempre dizendo ( pior que sua cama e roupa estavam limpas sem cheiro de xixi) há 1 semana descobri que ele fazia o xixi atrás do guarda roupa dele.ele me relatou que na primeira vez que fez isso , ele estava com medo de se levantar no escuro, mas nas últimas vezes ele fez por que ele quis , ele tinha começado a fazer o xixi dormindo e quando se acordou ele fez atrás do guarda roupa para não ter que sair do quarto. Eu e meu marido conversamos com ele , colocamos de castigo e fizemos ele limpa a sua sujeira, ele sempre acordava para fazer xixi normal e agora está com essa , depois dessa episódio novamente eles fez dizendo que estava sem vontade de sair do quarto devido estar com muito sono , ele demostra que mesmo com sono ele sabe o que está fazendo, após disso eu comprei um pinico para ele usar a noite, (ele agora está com nojo do xixi dele pós toda as manhã eu coloco ele para jogar na privada e lavar o recipiente, mas quando ele mija no quarto ele não tem nojo até dorme em cima do xixi) pronto eu gostaria de saber se é algo para eu me preocupar ou isso é indiciplina dele, obs: quem está criando ele agora sou eu com o meu marido, meu marido tirou ele dá mãe faz uns 4 anos ,pois ela criava ele com total negligência e em certo momento ela abriu mão de querer cuida dele, sendo que ele sente saudades da mãe pois não ver ela com frequência as, só vê 1 ou 2 vezes no ano ,isso pq ela só procurar quando quer e pq meu marido não quer deixar ele ter vínculo com ela , devido ela ser uma mãe de boa influência ,no início meu enteado era revoltado com a mãe pelos maus tratos dela , mas agora ele prefere até mora com ela , porém fazemos de tudo por ele , para ele ter uma vida boa tranquilo, será que essa resposta dele e devido a ausência mãe ou e preguiça e ele precisa ser mais disciplinado.

A melhor resposta 21 JUN 2018

Oi Leticia, tudo bem ?
Comportamento é comunicação. Quando uma criança nao consegie expressar necessidades e sentimentos através das palavras é muito comum expressar por comportamentos perturbadores recorrentes.
Você falou que ele tem uma história dificil de abandono, negligência e maus tratos como será que isso o afetou e tem afetado? Como se sente em relação a essa situação? Será que não está testando ( até de forma inconsciente) para ver se tambem vão abandona-lo, se ele é amado ?
São apenas hipóteses pois conheço o caso superficialmente, mas com base na experiência de muitos anos atendendo situação de maus tratos. O mais indicado é procurar um profissional de psicologia que avaliará seu enteado e ajudará a lidar com todas essas emoções encobertas.
Um grande abraço. Espero ter ajudado.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

21 JUN 2018

Olá, Letícia.
O melhor que pode fazer é procurar terapia para ele, pode ajudar muito a entender o que está acontecendo, a princípio ele pode estar chamando a atenção, ou tentando testar um pouco a relação de vocês umas vez que há um ano você está assumindo o papel de mãe.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo