Não suporto a convivência com a esposa do meu enteado

Feita por >Maria · 15 mar 2021 Terapia familiar

Boa tarde,
Sou casada há 30 anos.
Temos dois filhos. 26 e 24
Meu esposo tem dois filhos do primeiro casamento - filho 35 e filha 31.
O filho é casado e tem uma filha de 4 anos.
Antes do casamento do filho, aconteceram alguns episódios onde p meu enteado e a esposa dele, me faltaram com o respeito. Ameaçaram expulsar minha mãe e irmãs do nosso apto pois estavam exigindo que a minha secretaria fizesse almoço p eles. A minha secretaria havia combinado de passear com meu filho e uma irmã minha.
Depois desse episódio, nunca mais conversei c eles. Não houve pedido de desculpas, meu marido não conversou nada comigo sobre o assunto, e vive me cobrando para aceitar as coisas e voltar como antes.
A esposa desse enteado já manifestou outros desrespeito para comigo.
Hoje estamos morando na mesma cidade e meu esposo insiste querer recebê -los na nossa casa nova.
Já disse p ele que não aceito a presença da esposa do meu enteado na nossa casa.
No último sábado, ele combinou e recebeu os dois qdo eu estava fazendo compras no mercado.
Quando voltei, encontrei os dois na minha casa.
Tivemos uma discussão horrível.

Vce pode me orientar?
Sou obrigada a receber uma pessoa que não gosta de mim, que não gosto dela só por causa do meu esposo?
Me ajudem

A melhor resposta 16 MAR 2021

Olá Maria, vamos lá. Existem várias questões meio emboladas aí. Você tem razão sim, em ficar descontente com a presença de quem te desrespeitou. Neste caso, como se trata do filho e nora de seu marido, penso que você também gostaria de ser mais apoiada por ele. Penso que a posição que seu marido ocupa, será fundamental para que a,convivência de vocês, seja ao menos cordial. Porém neste caso, ele precisa se posicionar também do seu lado. Sugiro que você busquem terapia de casal, para na presença de um psicólogo, possam mediar toda esta situação, que com certeza está impactando em toda a família.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

16 MAR 2021

Olá Maria.
Há uma situação bem difícil para você resolver, porém é sempre importante também respeitar que se trata do filho de seu marido. Você fala em respeito para com você, o que é muito importante, porém receber as pessoas em questão é respeitar os sentimentos de seu marido.
No entanto, entendo como isso no momento é muito difícil para você. Eu poderia escrever algumas coisas aqui, mas neste caso, entendo que procurar ajuda de um psicólogo, pode te ajudar no o que está acontecendo dentro do seu interior, para que novas possibilidades, que atenda as suas necessidades e as de seu marido possam aparecer e aconteça uma conciliação de interesses.
Fica aqui a dica de você pensar em possibilidades que você se sinta respeitada e seu marido também.
Continuar neste embate, parece não ser saudável para a sua relação e nem para suas emoções.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAR 2021

Olá Maria! Grato por escrever. Certamente não, mas de outro lado, um pai receber seu filho com a respectiva esposa, pode ser algo importante para esse pai. Pelo relato você tem um sentimento negativo em relação a esposa do enteado, que se estende a o enteado. Isso te faz sofrer.
Em termos gerais, o grande perdoado é o perdoador e não o perdoado. Você está sofrendo com essa situação faz algum tempo. Relevar e ver os aspectos positivos desse enteado e da esposa dele é o caminho que parece, não havendo outros fatos relevantes, o mais adequado. Outro caminho será você continuar convivendo, mas não de forma plena. Esse será gerador de alimentação de limitadores e energias desagradáveis. Um terceiro caminho será você, por esses aspectos, interromper o relacionamento.
Parece, esse último, que não é do seu desejo.
Uma pergunta: você tem dificuldade para lidar com divergências?
Poderá ser importante você aprofundar reflexão com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.