Gosto no meu enteado, mas não suporto conviver com ele

Feita por >RENATA · 5 jan 2022 Terapia familiar

Conheci meu esposo, ele morava sozinho. Namoramos por dois anos quando decidimos morar juntos, ele tem filho de 5/5 que morava em outro estado bem distante, no mesmo tempo a mãe do menino decidiu que não o queria mais. O pai foi busca-lo e entrou com processo de guarda. Até aí acreditei que não haveria maiores problemas.
Porém quando fomos todos morar juntos começaram os problemas. Ele tem um temperamento que oscila muito. No começo gritava e chorava por tudo, chamava o tempo todo pela avó que acredito ser cuidado por ela. O pai tem medo de reprimi-lo, ele passa horas no tablet. Quando eu tento impor alguma coisa, ele não me dá atenção. No começo eu até me dispunha a ajuda-lo, mas hoje eu confesso que não tenho mais vontade. Não tenho prazer em sair junto, passeios, os momentos em casa são estressantes e insuportáveis. Tem mais de 1 ano e meio que a mãe não o visita, liga uma ou duas vezes por semana e só fala o mínimo. Minha relação era maravilhosa, perfeita. Hoje eu não tenho mais certeza se quero continuar, sinto-me triste e desamparada porque o pai não percebe o que acontece. Não acredita em nenhum tipo de tratamento e não quer ajudar o filho. Preciso de ajuda

A melhor resposta 8 JAN 2022

Olá Renata, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato você foi colocada de maneira abrupta em uma situação que tinha pouca ou nenhuma experiência: a de educar um criança de 5 anos de idade. Não é culpa sua se não está sabendo lidar diante de uma tarefa tão complexa e delicada que é o ato de educar. De antemão te digo que não existe educação que não passe necessariamente pelo caminho amor, pois educar é um ato de amar ao próximo, pois no fundo você deseja melhorá-lo nesse processo, e tem também a oportunidade de se melhorar. Não ache que uma criança de 5 anos, que ainda está no início mais tenro de seu desenvolvimento, tem intenções de te machucar com o comportamento dele. O que é esperado, é que os adultos possam ter condições emocionais e mentais de conduzir essa criança em um caminho educativo coerente e saudável. De antemão te digo que o Tablet é extremamente prejudicial ao desenvolvimento cognitivo de seu enteado, deixando ele até mais irritadiço. Portanto, minha indicação é que você suspenda por tempo indeterminado o uso do Tablet. Minha outra indicação é que você busque um profissional de Psicologia para vocês três, pois existem questões que devem ser trabalhadas em um processo de terapia, que dizem respeito a vocês três, e a forma como vão se relacionar daqui para frente. Pense também que seu enteado sofreu mudanças bruscas para uma criança, e isso precisa ser trabalhado dentro dele agora, para não causar problemas futuros maiores.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

20 ABR 2022

Renata, busque acompanhamento psicológico para vc primeiro. Vc precisa de fortalecer para conseguir lidar com a situação. Depois procure um acompanhamento psicológico para seu enteado. Ele precisa entender todas essas mudanças que ocorreram com ele. Educar crianças não é uma tarefa fácil. Ainda mais qdo não é nossa. Um profissional pode te ajudar a entender o comportamento dele e te orientar a como agir.
Um abraço

Lilian Guedes Psicólogo em Salvador

14 respostas

16 JAN 2022

Renata eu entendi que vc cuida de uma criança que seu enteado. E vc está tendo dificuldade no relacionamento. Mas vc não fala do pai da criança. O que ele faz p resolver essa situação?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 JAN 2022

Oi Renata, recomendo conversar com o pai e convencê-lo de uma psicoterapia infantil para o filho (principalmente para lidar com o abandono da mãe, que o marcará para sempre). Além disso, colocar ele em atividades integrais, que fique de manhã e de tarde em alguma escola com boas atividades educativas. Sem isso, provavelmente o enteado irá destruir a relação de vocês dois, então diga isso para seu marido, converse com ele, o filho dele está necessitando de cuidados especiais. Ele tem apenas 5 anos, agora é a hora de intervir, se deixar pra depois pode ser tarde demais pra tentar recuperá-lo. Caso necessite de um acompanhamento psicológico, conte comigo Renata, grande abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

8 JAN 2022

Oi Renata,
Sim, voce precisa de ajuda e precisa ajudar-se.
O menino age assim contigo porque sofreu rejeição da mãe e agora você representa a mãe dele e tem muito medo que voce também o rejeite. Então, antes de ele ser rejeitado por ti, ele te rejeita antes.
Compreendendo isso, voce simplesmente deve agir com ele com calma, com amor, dizer para ele que não precisa temer, voce não vai fazer como a mãe dele fez: rejeitar. Embora ele seja agressivo contigo, deve ser amorosa com ele. Com o tempo, ele perceberá que voce o ama e o aceita.
Mais tarde o menino precisa de ajuda psicoterapêutica sim, porque precisa tirar este trauma que está dentro dele.
O pai? Talvez ele acorde um dia... por enquanto ele dorme e não percebe nada.
Se precisar, peça ajuda da Psicoterapia para você.
Abraços

5817 respostas

7 JAN 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda pode entrar em contato comigo para agendar uma consulta que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém