Estou me distanciando da minha mãe e isso me deixa triste

Feita por >Carin · 7 jul 2023 Abordagem psicológica

tenho 20 anos de desde pequena sou muito apegada a minha mãe. fazemos tudo juntas e acho que posso dizer que faria de tudo por ela. mas nos últimos 3 anos nossa relação tem estado muito balançada por conta do meu pai. eles tem o que é com certeza a relação mais tóxica que já vi na minha curta vida, ele xinga ela de todas as formas, abusa constantemente verbal, emocional e psicologicamente, e isso me deixa possessa da vida. eu desenvolvi por ele uma aversão tão grande que me deixa doente fisicamente quando ele tá perto e quando ouço a voz dele. odeio ver os dois juntos e odeio como ela ainda trata ele bem e faz de tudo como se ele fosse um bebê. os dois tem 44 anos e são 26 anos de relacionamento, e nesses 26 anos minha mãe foi traída a vida toda! basicamente nossas brigas são todas por causa dele e eu ainda saio como a errada, a ingrata, a insubordinada. ela nunca me fez o tratamento do silêncio, mas a forma como ela me olha, como se se perguntasse onde errou na minha criação me deixa tão desesperada pra tentar agradá-la de novo e deixar ela feliz... faz só 3 anos que comecei a confrontar tudo nessa casa, mas há mais de 7 eu vejo todos os abusos que acontecem. eu tenho certeza que tem influência da igreja já que ela é muito evangélica e se autodenomina tradicional, mas cara, aquele homem não faz nada pra dentro de casa! nada! é um completo inútil!! e ela ainda briga comigo por odiá-lo e diz que vou pro inferno por isso!! e meu pai só me enxerga como uma pedra no sapato, ele diz pra ela que sou o orgulho dele e que sou parecida com ele, mas a forma como ele me tratou de 5 anos pra cá é simplesmente ridícula. ele me xinga, toda oportunidade que tem fala que um dia vai me espancar pra eu aprender (aprender o quê?!), caçoa de mim, debocha da minha cara, e se nego a levar um copo de água pra ele, ele ameaça me bater. e ela ainda fica do lado dele... toda essa situação me deixou irritadiça, chorona, triste, com explosões de raiva e ignorante. eu só sinto um vazio tão grande dentro de mim com isso tudo, uma tristeza sem fim. eu ainda amo muito minha mãe, mas com essas discussões ela se afastou muito de mim e eu dela e não sei como consertar isso. eu não vou pedir desculpas por elas, pois depois que cresci que comecei a expressar o que sinto e acho importante ela saber... mas ao mesmo tempo penso que se eu não tivesse começado a falar nada, nós ainda estaríamos bem...

A melhor resposta 8 JUL 2023

Oi Carin,
Voce precisa entender algumas coisas:
* Por que estamos aqui? Para nos resolver, corrigir aprender, expandir a nossa consciência.
* Teu pai e tua mãe também vieram aqui para resolver, corrigir e aprender sobre si mesmos, ante de tudo. Pelo que voce descreve, eles não fizeram isso e cada um levou para o casamento seus problemas não resolvidos de quando eram solteiros. A religião reforçou esta dependência e este problema deles.
* Voce nasceu através deles, voce apenas veio através deles para realizar e resolver os teus problemas; voce quiz nascer deles porque eles te insitariam, através dos problemas deles, a voce resolver os teus. Você não é deles.
* Voce precisa iniciar a tua jornada nesta existência, já começou a cortar o cordão umbilical com a sua família... precisa se responsabilizar pela suas escolhas e decisões; precisar ser pai e mãe de si mesma. Não estranhe o afastamento de sua mãe... É NECESSÁRIA! Sem este afastamento, não vai nascer para si mesma. E voce precisa realizar os seus sonhos, o seu propósito de vida.
Se ficar atrelada a eles, não vai resolver os problemas deles e nem os teus.
* Deixe eles resolver os seus problemas. Teu pai age assim e a tua mãe aceita. Tua mãe age dessa forma e o teu pai concorda, exige. Ambos sofrem, mas preferem o sofrimento do que sentar e dialogar uma forma de convivência que seja realizadora para ambos. Mas a sua mãe, programada pela mente da religião, gosta de sofrer. Enquanto ela ficar dessa forma, nada e ninguém consegue nada.
* Retire-se da vida deles, construa a tua realidade. Voce pode, voce escolhe. Voce decide.
A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas se não se agradar com os resultados que tem.
Faça Psicoterapia para compreender melhor e viabilizar a sua vida.
Abraços

5822 respostas

10 JUL 2023

Bo dia, Carin,
Todos temos na relação dos nossos pais nosso primeiro modelo de relacionamento. Mas ao longo do nosso amadurecimento, vamos conhecendo outras formas de relacionamento, e é natural que tragamos isso para dentro de casa, observando e questionando aquilo que sempre foi visto como "natural". E sobre "ser parecida com um ou com outro" pode ser uma projeção do próprio potencial. Ele pode te ver como livre da relação, e por isso te maltrata, tentando te trazer de volta, ou pode ser, da maneira que ele consegue, uma expressão de admiração por ter a força de se libertar.
É importante entender que você está se conhecendo, e a partir disso, se permitindo libertar de padrões tão negativos pra você. Mas tenha em mente que é a Sua forma de ver, de modo que não deve cultivar a culpa por querer mudar algo que te machuca tanto.
Sua mãe vai ter que viver o tempo dela, e se abrir para a própria reflexão da relação tóxica que escolheu viver. Quem sabe a sua abertura para se libertar deste padrão lhe seja uma oportunidade.
Mas lembre-se que este é o Seu processo de escolher o que quer para você, e como quer viver as Suas relações. Não pense nos seus pais, que precisam entender e aprender a viver a própria relação.
Viva o seu melhor, pra não refletir o padrão deles. É o melhor que você pode fazer.
A psicoterapia pode ajudá-la a separar estes sentimentos e lidar melhor com as suas escolhas. Tenho mais de 20 anos de prática clínica no atendimento de famílias, se quiser conversar melhor, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

8 JUL 2023

Olá Carin! Obrigado por escrever. Você relata uma situação muito complexa, envolvendo diversos fatores. A mediação de humanos, colocando-se com se tivessem recebidos poderes especiais de Deus, sempre causa graves distorções na conduta das pessoas, resultando no inverso daquilo que se espera das religiões, de verdade. Religiosos que vivem condição material superior aos membros da sua religião e colocam o dinheiro como central, não são exatamente religiosos. É o contrário.
De outro lado, pais e mães, com suas fraquezas, seus temores, suas limitações e superações, suas coerências e incoerências, posto que somos todos humanos, querem a seu jeito, o bem dos filhos.
De outro lado, você percebendo inadequações, aos vinte anos, precisa poder falar, poder expressar o que pensa e sente.
Aos vinte anos, tempo de estudos sérios e consistentes, tempo de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, tempo de esporte coletivo de contato, tempo de grupos de estudos, teatro, arte, viagem, cultura, você deve treinar o entendimento da cultura diversa, trocar mais com pessoas, talvez viver sua autonomia, com a devida responsabilidade, ética, discernimento e cuidado.
Algumas vezes a forma de ficar perto, envolve a qualidade de menos encontro sobre a quantidade de encontros sobre a qualidade.
Talvez você precisa distanciar-se para reorganizar e redefinir suas posturas e ações, olhando de diferentes pontos de vista. Para vermos bem algo, precisamos olhar de perto, olhar de longo, olhar algo diferente, olhar algo semelhante, refletir, conversar com pessoas que olham a mesma coisa e saber o que elas pensaram e entenderam. Essa é a razão das turmas de colegas e conhecidos. Outra frente importante pode ser outros familiares que sejam sensatos, maduros e confiáveis.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.