Como agir com o distanciamento e silêncio do meu namorado?

Feita por >Alana · 1 abr 2023 Abordagem psicológica

Desabafo
Oi, me chamo Alana e tenho 28 anos, a pouco menos de um ano aconteceu algo comigo em uma festa de criança filha de conhecidos da minha mãe/padrasto, a festa iria acontecer do sábado pro Domingo e eu estava em casa um pouco desanimada e com preguiça (também) decidir não ir no sábado só quem foi, foi a minha irmã/mãe/sobrinha e padrasto. no dia anterior minha mãe perguntou se queria ir e decidir então que iria mas antes somos fazer entrega de um bolo pós minha mãe é boleira, chegando na festa não curti muito às músicas e achei o povo um pouco desanimado, daí pedir pro rapaz que estava colocado música pra mim coloca umas que gosto só pra mim poder me animar, nessa época eu só ficava com meu namorado só que já no final da festa uma adolescente filha de um casal amigos da minha mãe cuja ela é madrinha de casamento veio em minha direção com ar de deboche pegando o celular e eu já estava um pouquinho grogue me cedi retrucado tb com deboche o pai da garota viu e já estava completamente embriagado pós estava bebendo desde de antes do dia anterior, veio por trás e me deu uma rasteira e a sobrinha deles que estava me encarando porque estava dançando e o namorado dela estava presente e não parava de me olha se aproveitou da situação e me passou outra rasteira mas não deixei barato me levantei pegando no cabelo dela, no meio de toda confusão fiquei um pouco triste com minha mãe, padrasto e tia pós eles viram tudo apaziguaram mas no momento não ficaram do meu lado, saindo do local fui pro carro liguei pra polícia mas sem sucesso porque não sabia dizer o endereço do qual estava ocorrendo a festa fui embora a pé pós estava com raiva da minha mãe/padrasto por não terem ficando do meu lado. Decidir ligar pro meu namorado (na época) ficante pedido socorro só que ele disse que eu estava errada em chegar na festa dos outros e fica colocando música (sendo que tinha pedido) daí a noite mas calma ele me ligou e eu expliquei toda situação e no dia anterior ele perguntou: e aí, eu falei que tinha denunciado o cara é que ele tinha sido preso mas pq ele falou que se eu não denuncia-se ele não poderia fazer nada e que de nada teria adiantando eu ligar pra ele, é eu por medo de perder optei por mentir, hoje namorando com ele outro dia ele mandou eu falar com a minha mãe pra podermos mudar de casa porque ele tinha medo do cara fazer algo e isso já começou a me dar desespero pós tudo não passa de uma mentira boba e eu me arrependo amargamente de ter feito isso, só que hoje em dia ele como namorado me cobrar muito estou desempregada (atualmente) vivendo de bico e ele disse que ele tem a vida dele que se eu continua ele não sabe, sendo que ele pede pra mim estudar mas nem o próprio estudar ele falar pra mim trabalhar sendo que eu também não estava tão desesperada pós estava de seguro até esse mês tive direito a 5 parcelas, o fato que eu tô querendo dizer é, ele me cobrar muito mas que minha mãe eu me sinto precionada é muito ansiosa mal durmo pensando no que pode ser do nosso relacionamento se ele descobrir que mentir, também vivo em constante cobrança em trabalhar e estudar pós se não ele vai terminar cmg, juro que estou a ponto de enlouquecer, esses dias arrumei um serviço pra fazer é só porque não respondi ele na hora e nem agradeci porque ele iria me levar um negócio ele ficou extremamente bravo mas não tinha como eu respondê-lo pós estava atolada de serviço quando respondi foi dando uma satisfação do porque eu tinha demorado e que só consegui responder quando tinha terminado o serviço e mesmo assim ele me tratou com frieza, falando que não iria mas na minha casa é mesmo assim no mesmo dia mudou de ideia e foi, chegando em minha casa ele agiu normal na frente da minha mãe, mas quando entramos em minha casa ele ficou quieto e pouco distante perguntava o que estava acontecendo e ele só respondia com: nada, só estou quieto! no dia anterior ele mau trocou uma palavra comigo quis da a mão mas ele me ignorou completamente e mas uma vez perguntei pq ele estava agindo assim é mas uma vez ele respondeu: nada, já estávamos a caminho do ponto de ônibus eu simplesmente fiquei brava respondendo assim: nunca é nada, e acelerei meus passos cheguei no ponto de ônibus peguei e fui embora e estamos até agora sem nos falar e eu estou completamente ansiosa e chorosa e pensando se devo ou não agir? Me ajudem

A melhor resposta 5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 ABR 2023

Olá Alana.
Em seu texto, me parece que, você tem dificuldade de assertividade tanto em palavras como em comportamentos. Então sugiro que busque entender como ser mais assertiva, tem um livro: "comunicação não violenta", bem conhecido que tem vários exemplos para melhorar sua forma de se comunicar.
Como disse estar desempregada, saiba que existem locais, como faculdades e instituições que fazem atendimento psicológico gratuito ou por valores sociais. Busque ajuda para entender melhor como resolver os conflitos que escreveu.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 ABR 2023

Olá Alana! Que bom que você escreveu! Que bom que você escreveu. Você quer mesmo mudar de vida? Você quer mesmo mudar de vida? As duas repetições são intencionais. Aos vinte e oito anos, pelo jeito que você escreveu, será necessário, que você se disponha, com muita persistência, com muita disciplina, a mudar de vida. Ficante, preguiça, brigas dessa forma, vinculação com parcelas de seguro desemprego como solução, interpretações da sociedade dessa forma, não te permitem construir caminhos sólidos.
Se você realmente quiser mudar de vida, com muita persistência e determinação, poderá contar com a ajuda científica de um de nós, psicólogos. As coisas não são mágicas.
O namorado com quem você poderá e deverá contar sempre, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, será você mesma. Antes de namorar com outra pessoa, namore consigo mesma. O convívio coletivo pode oferecer muitas coisas boas, mas antes temos que nos preparar para lidar com discernimento e sabedoria, com as negociações de convivência. Sua autoestima, autoconhecimento e autonomia, precisam ser melhor delimitados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.