Devo deixar minha enteada me chamar de mãe?

Feita por >Rafa · 20 nov 2019 Terapia familiar

Tenho uma enteada de 4 anos que mora comigo e o pai. Estou com o pai há 2 anos. Há 1 ano ela vem me chamando de "mãe". A filha do meu marido mora com ele desde 20 dias de nascida(separado da mãe) . A mãe começou a dizer que nao quer ela me chamando de mãe e diz q eu mando ela me chamar de mãe falou que se ela continuar me chamando de mãe vai entra na justiça pela guarda da criança. Sempre falei com minha enteada que ela já tem mãe, ela chora e diz q quer se minha filha tbm , qando a vó dela fala pra ela parar ela vem até mim chorando dizendo q não gosta que outras pessoas falam isso pra ela pois me ama... eu tento explica lá ela q a mamãe dela fica triste... tenho muito vídeos dela chorando falando que quer ser minha filha. Parte meu coração... a mãe dela fala com ela que vai levá-la embora se ela continuar me chamando assim, a criança diz que não quer ir e fala q a mãe dela disse q vai por ela de castigo e n vai dá mais brinquedos... Ela fica triste com essa situação até eu ...É deixando claro, nunca mandei ela me chamar de mãe isso partiu da criança no início achei q seria só uma brincadeira dela e logo em seguida ela iria parar... isso não me incomoda .. so oq me incomoda é a mãe ficar cega por ciúmes e não ver o qanto isso machuca a criança

A melhor resposta 26 NOV 2019

Olá Rafa! É uma situação bastante delicada e complexa... Por um lado me parece que para a sua enteada é importante chamar você de mãe, por outro, isto está causando problemas com a mãe biológica... Você pode chamar a criança para uma nova conversa, explicando que você é como se fosse uma "mãe de coração" (ou algum outro termo de sua escolha) e combinasse uma forma da criança te chamar, que fosse algo muito particular entre vocês duas... Um "apelido" para usar no lugar da palavra mãe, que só ela usasse para se referir a você. Explique novamente que te chamar de mãe deixa a mãe dela triste e que vocês não querem que ninguém fique triste,querem que todos sejam muito felizes. Dê algumas ideias de "apelido" e também deixe que ela dê ideias e escolha como gostaria de te chamar. Faça um desenho junto com ela da família de vocês, incluindo ela, o pai, a mãe e você e coloque no quarto dela. Talvez isso possa ajudar. Qualquer dúvida estou à disposição! ;)

Anônimo-366282 Psicólogo em Londrina