Tenho 20 anos e namoro a distância e minha mãe não deixa eu ir morar com ele.

Feita por >Gildete · 12 jul 2023 Abordagem psicológica

Sempre quis conquistar minhas coisas , fazer faculdade e trabalhar porém moro no interior do Piauí e não tem oportunidade aqui ,nas minha mãe não deixa eu ir pra capital conheci meu namorado tá com três anos e já namoramos um ano ,e minha mãe não quer deixar eu ir morar com ele ,ela quer que eu volte com o meu ex que me fez muito mal ,e fala várias coisas ruins com meu namorado e a família dele , até a irmã dele já falou pra ela que todos eles são pessoas boas ,a mãe dele morreu ano que passado e foi muito triste eu não pude tá lá nesse momento , eu sempre fiz todas coisas pra agradar pra alegrar ela. quero ir viver aprender sei que o mundo não é fácil porém tenho que encontrar meu lugar mas ela diz que manda e ela e a gente tá muito mal com isso tá afetando meu psicológico já .

A melhor resposta 14 JUL 2023

Compreendo a situação difícil em que você se encontra, Gildete. Lidar com a pressão e as expectativas dos pais pode ser desafiador, especialmente quando essas expectativas não estão alinhadas com seus próprios desejos e necessidades.

Tente conversar abertamente com sua mãe sobre seus sentimentos, desejos e planos para o futuro. Explique suas razões e a importância de seguir seu próprio caminho. Busque um diálogo tranquilo e respeitoso para que ela possa entender suas motivações.

Acredite em si mesma e em suas capacidades. Mostre para sua mãe que você é uma pessoa madura e responsável, capaz de tomar decisões conscientes sobre sua vida. Demonstre sua dedicação em construir seu próprio caminho e conquistar seus objetivos.

Embora seja importante lutar por seus próprios desejos, também é crucial mostrar respeito pelos sentimentos de sua mãe. Explique que suas escolhas não são uma falta de amor ou consideração por ela, mas uma busca por sua própria felicidade e realização.

Espero ter ajudado de alguma forma. Um abraço.

Gabriella de Oliveira Psicólogo em São Paulo

18 respostas

17 JUL 2023

Sempre fez coisas pra agradar sua mãe...aí está o ponto. E ela alimenta isso em você, ainda que queira viver novas coisas, queira ir pra vida, você percebe que não tem permissão? Percebe que não foi feito o corte dessa relação afetiva? Precisa trabalhar muitas questões aí pra conseguir cortar e viver tua vida e sexualidade de forma saudável, ela quer que fique com o que te fez mal porque sabe que ao final você voltará pra ela, e ela também tem questões doentias a serem vistas e trabalhadas, mas talvez não enxergue. Enfim, pra ir pra vida precisa fazer certos movimentos e um deles é entender teu funcionamento e entender sobre relações sadias, também entender que dizer não pra sua mãe , não é ser ingrata não, você não é propriedade dela, ela te deu a vida e agora você deve voar, mas precisa dar limites para as influências dela e parar de acatar tudo. A vida é sua! Os relacionamentos e experiências serão seus. Permita-se sem culpas. Entra em contato comigo para eu te ajudar aí nesses movimentos, não é fácil mas é libertador.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

14 JUL 2023

Oi Gildete
Compreenda que nesse momento, ainda voce está dependendo da sua mãe.
Sim voce está com 20 anos, mas ainda depende dela e portanto, ainda precisa dela.
Ainda não é o momento de voce pensar em namorado, sair e ir morar com ele.
Este não é o objetivo da sua vida;
Voce não nasceu para namorar, muito menos casar. Embora possa ser isso, no momento precisa pensar em o que quer ser na vida.
Voce quer se livrar da sua mãe para ficar dependente de outra pessoa... escolha e decisão errônea para voce.
Depois, vai ter que voltar para a sua mãe novamente.
Então, precisa rever e garantir -se
Abraços

5817 respostas

13 JUL 2023

Oi Gildete! Obrigado por escrever. Lembre-se sempre que as mães, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, mas com sua experiência e amor aos filhos, querem o bem deles. Pelo relatado: vinte anos e namoro com distância, você nos leva a crer que tua mãe, nesse caso, conta com a razão. Estudar com consistência, fazer faculdade com seriedade, profundidade, aos vinte anos, é algo muito adequado. Namorar não. Antes de namorar é preciso consolidar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, é preciso vivenciar grupos de estudos, esportes coletivos de contato, teatro, arte, dança, serviços comunitários, entendimento maior da cultura e da natureza humana.
Será importante amadurecer, antes de aprofundar namoro, para não se arrepender depois.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.