Farei 20 anos em breve e minha mãe nunca me deixou sair sozinha

Feita por >Lola · 10 out 2022 Terapia familiar

Tenho 20 anos e desde o início da minha adolescência minhas amigas sempre saem no fim de semana para vários lugares e eu nunca pude pois minha mãe não gosta delas, e caso eu insista ela briga comigo, isso me abate mais do que deveria, eu fico muito mal, e quando eu vejo as fotos do passeio que eu não estive presente por medo da reação da minha mãe me sinto péssima, parece que estou perdendo minhas únicas amigas e minha vida presa nessa casa, não aguento mais!
Cheguei a pedir para iniciar um acompanhamento psicológico mas ela não vê necessidade, e quando eu brigo com ela por não me deixar sair ela simplesmente responde que a porta está aberta e eu posso sair na hora que eu quiser.
Eu me sinto muito vazia por dentro, odeio ter de deixar de fazer as coisas por medo da minha mãe, não sei mais o que fazer, até parece exagerado da minha parte mas isso realmente me faz muito mal, por favor me ajudem!

A melhor resposta 12 OUT 2022

Lola,
Existe dois nascimentos:
Um, é o nascimento físico, voce nasce dos seus pais, veio através deles, mas não é deles. Esta condição vai até seus 16/17 anos. É uma fase de muita dependência deles; é onde também se viu forçada a abandonar a tua intelig~encia vital para aceitaro que eles te ensinavam, eles (pais, ensino, religião, crenças, cultura);
Outro nascimento é o teu nascimento psicológico, o nascimento do teu Eu. Inicia pelos 14 anos em diante, onde os pais não são mais necessários como pais, mas podem ser grandes amigos. Desta fase em diante, voce precisa ser pai e mãe de ti mesma e ir conquistando a realidade que voce quer na vida. Para isso, terá que cortar o cordão umbilical psicológico com a tua mãe e iniciar o seu caminho que começa resolvendo tuas dependências, emocionais e financeiras, se responsabilizar pelas suas escolhas e decisões.
Todas as escolhas e decisões geram resultados ou consequências: assume-as pois a ti pertencem.
Sua mãe quer te proteger e se deixar voce vai ficar desse jeito por toda a vida. Voce é que precisa respeitar a si mesma e ser verdadeira consigo, fazer o que quer fazer.
Precisa aprender a ser dona da sua vida, compreender os sentimentos e as emoções que surgem.
Auxilie-se da Psicoterapia para conquistar a ti mesma.
Abraços

5820 respostas

14 OUT 2022

Olá Lola,
Para entender porque sua mãe age assim, é preciso entender quais são as inseguranças e medo que ela tem. A partir dai fica um pouco mais fácil você negociar.
Você vai completar 20 anos, é natural a própria vida abrir a porta para você sair. Mas o que você está fazendo para isso acontecer?
Você já terminou os estudos? Faz faculdade? começou estágio? Está ganhando seu próprio dinheiro?
Esse amadurecimento em relação a vida é fundamental para sua independência.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

11 OUT 2022

Olá Lola! Obrigado por escrever. Certamente há muito mais o que você falar. Pelo que escreveu, no entanto, há elementos que precisam ser ponderados. Todas as mães com seus erros e acertos, gostam e querem o bem de seus filhos. Acontece que o jeito de lidar com vida, com as escolhas precisam ser gradativamente de responsabilidade e construção tua. Sendo ética, verdadeira, harmônica consigo mesma, integrada com a cultura, com a saúde, aos vinte anos, você precisa escolher e lidar com suas escolhas. Pelo escrito, você se encolhe por temer briga com a mãe. Qual será o grande perigo que sua mãe está vendo que você não está vendo?
A contribuição científica da Psicologia, para essa idade e esse panorama, poderá de grande valia. É preciso , com ética, com cuidado, exercitar a autonomia e a escolha.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8650 respostas

11 OUT 2022

Olá! Se você precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém