Tenho 26 anos e não sei o que eu quero

Feita por >João Farias · 27 mar 2019 Orientação profissional

Olá

Tenho 26 anos e farei 27 anos em outubro, eu ainda não me decidi sobre qual profissão quero ter, estou desesperado pois já me sinto em uma idade meio avançada, para aprendizagem já fiz curso de elétrica,administração, logística já trabalhei em estacionamento mas mesmo assim nunca foi algo em que eu sentisse prazer em fazer, atualmente estou há 2 anos desempregado e estou desesperado, quando penso em fazer algo bate aquela empolgação no começo mas em coisa de 30 minutos no máximo já perco aquele pique de fazer, gostaria muito de uma luz, pois já não sei mais o que fazer.

Muito obrigado.

A melhor resposta 1 ABR 2019

Olá João! Paulo Martins - Psicólogo em Recife.

É um prazer ajudá-lo atender melhor seu momento.
Bom Joao, vejo que você na sua vida profissional experimentou diversas áreas e que todas possivelmente te causaram experiências não satisfatórias ou que não te geraram o prazer e satisfação necessários para o bom exercício do trabalho.

João primeiro passo é identificar o que você deseja? Essa pergunta em destaque pode parecer difícil de responder, mas na realidade, não é.

Primeiramente já ouviu falar de propósito? Missão de vida? É aquilo que você tem satisfação em realizar e que com isso vais ajudar muitas pessoas. Identifique o que você faz que mesmo trabalhando formalmente ou não você sempre faz e se interessa por aquilo. Possivelmente esteja aí a sua resposta!

O que você mais tem prazer de realizar, pode ser aquilo que se você se dedicar e buscar mais conhecimento e profundidade no assunto, terá sucesso!

Existe uma palavra, cujo conceito, vem de um comportamento que muitas vezes nos domina: Procrastinação (Deixar as coisas para fazer depois). Temos um ímpeto inicial mas quando vemos o longo caminho que precisamos traçar, desistimos.

Nós somos dotados de um "poder" de realização. Sabia? Mas, essa realização não vem sem "dor", "suor", "lágrimas" e horas a fio de trabalho e busca por mais conhecimento e aprofundamento.

Possivelmente você precise de um acompanhamento psicoterapeutico e atrelado a isso, orientações profissionais para alcance de resultados e identificação de suas crenças limitantes.

Após ou até durante esse trabalho você aumentará seu grau de confiança e autoestima pela segurança gerada e estará pronto para os próximos passos no tão sonhado sucesso profissional.

Acredite em você e no seu potencial de realização.

Paulo Martins Psicólogo Clínico e Coach
CRP:02/19840
Estou à sua disposição no que precisar!

Abraço !

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

2 ABR 2019

Ola João seria interessante fazer uma orientação vocacional e depois trabalhar com psicoterapia.

Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

31 MAR 2019

Olá. É.muito comum a duvida frente a escolha profissional, principalmente quando nos comparamos com outras pessoas, já certas de suas escolhas. Sugiro que você, primeiramente procure ajuda de uma psicóloga. Conhecer a si mesmo ajudará a descobrir seus pontos fracos e fortes, suas tendências e perfil e te ajudará a fazer uma escolha mais segura profissionalmente. Boa sorte

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul

38 respostas

31 MAR 2019

Ola, tudo bem João

Primeiramente, te compreendo. É difícil definir algo pra nossa vida quando se tem tantas escolhas a serem feitas. Porém, te convido a pensar em seus valores, quais deles tem guiado a sua vida? Isso mesmo! A
realização profissional está muito realacionada a esse e outros fatores. Te estigo a buscar psicoterapia, um bom processo de autoconhecimento pode te ajudar a definir um objetivo de vida e traçar metas para essa realização.

Fico a disposição para ajudá-lo!
Abraco

Psicólogo Marcos
CRP 01/18880

Psicólogo & Life Coach Marcos Vinícius Psicólogo em Brasília

10 respostas

28 MAR 2019

Bom dia! João Farias. É muito frequente as pessoas viverem, em contextos assemelhados ao seu, sensações assemelhadas. É bastante interessante ressignificar a maneira de escolher atividades a iniciar, bem como alargar as interpretações e automotivações periódicas no processo de execução. Hoje temos muitas variações de profissões e interposições entre elas. Um processo de orientação ocupacional bem feito, certamente muito te ajudará a se envolver profunda e demoradamente com alguma ocupação que te permita realizar-se ao viver o processo de fazer. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

28 MAR 2019

Olá João,

Saber o que se quer fazer ou ter como profissão é algo bastante complicado e não existe uma formula ou um cronograma do que se fazer. Algo que pode ser feito é entender que não existe uma idade ou um prazo determinado para que isso ocorra. É importante buscar formas de se conhecer, descobrir o que cativa sua atenção e seu interesse, identificar o que te motiva ou o que mantém essa motivação. Quando se interessa por algum tema o que faz disso? Como tenta se manter motivado e interessado? São questionamentos que podem ajudar de alguma forma. Procurar auxilio profissional pode te auxiliar com sua questão. Várias instituições de ensino promovem atendimento gratuito para a comunidade. Procure alguma que promova esse tipo de atendimento inicialmente, para que possa dar início a sua trajetória.

Espero conseguir te auxiliar em sua dúvida.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia