Por que tenho medo de ser independente?

Feita por >Dororo · 21 abr 2020 Pânico

Eu gostaria de morar sozinha, fazer faculdade, ser independente. Mas eu tenho medo, muito medo. Sempre que me imagino na faculdade ou morando sozinha, eu sinto que uma hora ou outra eu vou acabar tirando minha vida. Eu moro com a minha mãe e, mesmo que as vezes eu queira, eu não quero sair daqui. Eu chego a chorar sem parar ao imaginar eu vivendo sozinha e indo para a faculdade, além de que eu não gosto de sair de casa (Só se for com a minha mãe ou meus irmãos mais novos), eu gostaria de poder viver em casa sem precisar fazer nada. É um complexo tipo inferioridade: as pessoas podem fazer tal coisa, mas eu não pq eu não tenho esse direito.
Isso tem cura? Eu sou muito estranha? Eu deveria realmente acabar com tudo? Eu não sei o que fazer.

A melhor resposta 22 ABR 2020

Olá! Grato por participar. Quando você descreve: "eu gostaria de poder viver em casa sem precisar fazer nada.", gera a hipótese de não manter a casa, não limpar, não abrir portas, não fechar portas, não dar descarga no banheiro. Será isso? É possível pensar mais profundo nisso: não tomar banho, não colocar roupas, mas a área aqui a ser iluminada, pode e deve ser outra: busca por independência e medo são temperos muito acertados, para se buscar autonomia. O medo, faz com que tenhamos cuidado ao trilhar caminhos desconhecidos; isso é bom. Logo, todas as pessoas, razoalvemente saudáveis, apresentam medo, na sua jornada em direção à independência relativa (nunca se pode ser totalmente independente, nunca se é totalmente livre). A segurança, com falibilidade e limite, se encontra nas formas organizadas de convívio social: leis, instituições, valores sociais, dentre outros. Por exemplo, a dona de um pensionato, vive daquele negócio, e, por isso, esforça-se para manter cuidado, proteção e boa integração com as famílias dos que lá moram; os pais, mesmo distante, aconselham e acompanham seus filhos, na rotina de vida, as pessoas com predomínio ético, porcuram cuidar pelo bom convívio coletivo. Certamente, caso você inicie sua caminhada para morar em república, pensionato, morada estudantil, hotel, ou outra variação, no ato de viver, terá a sabedoria e o apoio por buscar as soluções menos arriscadas; teu medo te ajudará muito. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa o mínimo possível). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.