Como ser independente?

Feita por >Karen cristina · 3 abr 2021 Dependência emocional

Sou muito dependente das pessoas a minha volta. Dentro de casa sempre fui muito protegida ao extremo. Fora de casa procuro pessoas, amigos, namorado para me esconder/proteger. Não sei ser eu mesma, não me conheço. Não sei dizer nem qualidades ou defeitos meu sem que alguém me fale. Eu preciso sair dessa zona de conforto, mas como? Como sair da dependência emocional:familiar, namoro e amigos? Sou tão insegura. Está fase de vida adulta tem muitas emoções e eu não sei lidar com nenhuma delas.

A melhor resposta 13 ABR 2021

Olá Karen.
Conforme você relatou, foi muito protegida, portanto não teve espaço para ganhar segurança acertando ou errando.
Você pode começar dando pequenos passos, por exemplo pode começar por aqueles que tem dificuldade, mas é um pouco mais fácil pra você, não dá para mudar esta situação em poucos dias, mas é possível após algum tempo, e lembre-se, cada pessoa tem um tempo diferente para aprender, exemplo são as crianças quando aprendem a andar, algumas o farão antes de completar 1 ano e outras um pouco depois desta idade, porém todas irão conseguir esta façanha, só não farão se houver algum problema que as impeçam. Usando este exemplo, podemos ir além, a criança quando aprende a andar não tem auto crítica, se tivesse talvez muitas delas não conseguiriam, por isso crie menos expectativa e mais ação em sua vontade de ser mais independente.
Fazer psicoterapia pode te encorajar a alcançar sua independência.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 ABR 2021

Karen, se isso não foi aprendido até hj e vc se sente insegura. Vc deve fazer terapia, para te ajudar na sua construção emocional.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

4 ABR 2021

Karen! A resposta que dei à questão sua, feita anteriormente, dá os principais movimentos de vida necessários para viver com independência:
- Vida plena: estudo, atividade física, trabalho, colegas, conhecidos, amigos, lazer, namoro.
Certamente essas ações sociais, culturais e físicas precisam adquirir sentido e leveza de realização.
Abraços virtuais

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

4 ABR 2021

Oi, Karen! O fato de você sentir que precisa sair dessa zona de conforto é ótimo. Essa é a postura de quem quer mudar e ter mais autonomia na vida. Você está no caminho certo. Procure ajuda de um psicólogo ou uma psicóloga, o principal objetivo de qualquer terapia psicológica é nada menos do que aquilo que você está buscando: independência e autonomia.
Me coloco à sua disposição
Young Sam Otávio Almeida, Psicólogo Clínico

YSOA Psicologia Clínica Comportamental e Cognitiva Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

4 ABR 2021

Olá Karen, busque apoio de um profissional da psicologia. Na terapia você irá se enxergar, se reconhecer nas suas relações, se fortalecer e modificar seu comportamento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

4 ABR 2021

Olá Karen!

Me parece que faltam fundamentos importantes na sua estrutura emocional que a permitam fazer com que acredite, se sinta segura e confie em suas capacidades.

É importante trabalhar essas ausências, desenvolver e visualizar novas potências para que você possa lidar com os desafios que te atravessam.

Certamente a terapia pode te ajudar.

Estou à disposição

Estimo melhoras!

Eduardo Cupertino Moreira Psicólogo Psicólogo em Curitiba

10 respostas

4 ABR 2021

Olá, te unifico entrar num processo terapêutico.
É possível através da terapia, você se conhecer melhor, se sentir mais autoconfiante e caso tenha dependência como cita. Tratar todos os aspectos envolvidos.
Fico a disposição

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro