Como eu posso ser mais independente emocionalmente?

Feita por >Silvia · 10 jul 2020 Dependência emocional

Queria saber como ser mais valorizada e ter amor próprio, pois não vejo que sou valorizada e nem imponho isso pois sempre dou tudo de mim, faço de tudo por ele. Ele começou uma rotina diferente e mal fica em casa... e quando está, diz que vai fazer outras afazeres, não quer conversar muito comigo, eu sempre que vou atrás dele pra conversarmos e muita das vezes ele não demonstra tanto interesse em conversar, ele fica com cara de tédio, não quer saber dos meus medos e problemas. Estou me afastando mais dele, como se tivesse dando um tempo, mas sinto muita falta dele. Enquanto ele nem procura saber de mim nem nada. É certo que ele não tem telefone e o computador as vezes ele não pode usar pois não é dele, mas pelo menos vim aqui na minha casa, falar comigo, ser mais atencioso. Não vejo esforço da parte dele querer me procurar, então eu me afastei e não falo mais com ele...

A melhor resposta 12 JUL 2020

Boa noite Silvia, sem comunicação como você pode resolver essas questões na relação de vocês? Se você se afasta e não fala, ele pode entender que você não quer continuar, sugiro que, procure conversar abertamente com ele, exponha o que você sente, pergunte o que está acontecendo com ele, pode está passando por algum problema, qual o motivo de não te dá atenção.

Respondendo a sua pergunta, para você ser independente emocionalmente só depende de você mesma, pois se você se valoriza as outras pessoas irão te valorizar, goste de você mesma em primeiro lugar, fique bem consigo mesma, se valorize, não dependa do amor dos outros para ser feliz, se ame mais, pense e analise o que é importante e te faz feliz na sua vida pessoal e sentimental.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

13 JUL 2020

Olá Silvia
Você começa dizendo que “queria saber como ser mais valorizada e ter amor próprio”.
Coloque luz na sua vida, faça coisas que gosta e te motiva, evite situações que te desmotiva e se tiver que estar em situações desagradáveis procure o melhor deste momento. Saiba dizer não, e enfrente, de forma assertiva, as pessoas que só te coloque para baixo, diga a elas o que sente e se gosta delas, deixe claro seus sentimentos, mas você não precisa dizer à alguém que a odeia, isto inclui todos os tipos de relacionamentos, inclusive parentes e amigos.
Procure observar o melhor das pessoas e não o pior delas. Se você tem o hábito de evitar situações, lembre-se que as pessoas aprendem melhor aquilo que vivenciam, do contrário, não saberá como responder e sempre se sentirá fracassada.
Coloque movimento em sua vida, com cuidado e responsabilidade.
Lembre-se que quando você aprendeu a ler e escrever, foi um processo, no começo difícil, mas hoje você consegue porque foi incentivada a fazer isso, e aos poucos, passo a passo você conseguiu e um professor te ajudou. Por isso busque ajuda psicológica.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

12 JUL 2020

Olá Silvia! Grata por sua pergunta.
Nada é mais preocupante numa relação amorosa do que a ausência prolongada e o desinteresse total pelos sentimentos e emoções do outro. Se você já tentou conversar sobre os seus sentimentos e medos de todas as formas possíveis e ele não se importa com o seu sofrimento e não demonstra em ações concretas que quer continuar a relação, talvez ele esteja esperando uma ação da sua parte. Ou seja, se ele voltar a aparecer, visto que é só você que o procura, diga o que espera dele e se for o caso não tenha medo de enfrentar o futuro se focando em outras áreas da sua vida que estejam precisando de melhorias como novos conhecimentos, atividades físicas, auto-estima, leituras, profissional, etc... Você estando bem com você mesma e ampliando os seus interesses a área do relacionamento amoroso saudável também tende a aparecer na hora certa.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

11 JUL 2020

Olá Silvia! Obrigado por participar. Quantas informações importantes! Primeiro: quando temos vínculos de qualidade ou que envolvam nossos sentimentos, desenvolvemos dependência. Nesse sentido a dependência não é má. Valorizar a si própria, começa pela consciência de que isso não está acontecendo. Você é uma pessoa única, rara. A valorização por parte de outra pessoa acontece raramente, mas necessita, mesmo nas situações de raridade, que a pessoa a ser valorizada, valorize-se. Quando fazemos tudo pelo outro, o outro se acostuma e não sente falta. É preciso variar as formas de lidar com o outro, tendo o centro da satisfação em si mesma e não nele. Uma pessoa que tem rotina diferente, estafante, com necessidade de muita interação, quando tem folga, quer evitar interações humanas intensas; quer leveza. Não ter telefone e não poder usar o computador, em tempos atuais, pode ser um privilégio, pois será necessário buscar a interação direta, real, rica, olho no olho. Isso é muito rico e bom. Se ele não te procura, implica uma avaliação a ser feita. Se você não está com ele, mas o tem na cabeça constantemente, você está fragilizando tua valorização.
Sílvia! Movimente-se tendo rotina organizada de vida, realizado atividades que você goste ou precise aprender a gostar, inclua metas, sonhos, resgate seus colegas, sua turma, alimentação correta, atividade física, faça coisas novas. Ser independente passa por assumir dependência, trabalhar para negociar convivências, conquistar novas convivências.
Espero ter ajudado. Caso adequado, estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.