Esse medo surreal de ser assassinada pode ser uma doença psicológica?

Feita por >Nicole Alves Rodrigues · 10 mar 2021 Fobia

tem quase um ano que eu tenho um medo surreal de ser assassinada.
eu sinto como se tivesse um assassino escondido na minha casa ou me seguindo, não consigo andar dentro de casa sem ficar o tempo todo olhando ao redor achando que tem alguém me seguindo, já cismei que o meu vizinho era um serial killer, antes de entrar no meu quarto eu subo as escadas correndo com medo de ser seguida, tenho que verificar embaixo da cama, dentro do meu banheiro e em cada canto do quarto antes de deitar, pra verificar que não tem ninguém escondido, e isso não acontece só na minha casa, acontece na casa do meu namorado, na rua, é um desespero que está me incomodando e me atrapalhando de viver.
Anteontem tive um surto de que alguém estava morrendo e precisando de ajuda, fiquei até 4 horas da manhã mandando mensagem e ligando pra todo mundo da minha familia, acordei meus pais pra saber se estavam vivos, verifiquei cada canto do quarto deles pra ver se havia alguém escondido, e por fim, quando estava dormindo acordava com espasmos extremamente assustada achando que meu namorado era um assassino.
Não sei mais o que fazer, preciso de ajuda e queria muito saber se isso é alguma doença, se tem cura ou se eu só surtei mesmo.

A melhor resposta 11 MAR 2021

Olá Nicole! Grato por escrever. Você relata situação marcante de perseguição. Para que alguém queira assassinar alguém é preciso um motivo. Como a pessoa que sente isso, sem querer, organiza esse motivo é você, certamente, de alguma forma, em sua história você foi alimentando explicações para que pessoas quisessem te assassinar ou assassinar pessoas importantes para você. Quem assassina está vingando algo, eliminando barreiras. Como se explicará esse necessidade do perseguidor, em seu mundo (perseguido) psicológico?
Cuidado. Evite ficar sozinha. Procure por um de nós, psicólogos, para que avaliemos mais detalhadamente a situação.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

12 MAR 2021

Nicole. Existem algumas opções vc pode estar tendo surtos psicóticos, mas precisaria saber o motivo desse surto, se tem ligação com medicação.. ou se vc está com alguma transtorno q leve a esses surtos.
Vc também pode estar tendo pensamentos obsessivos que ligam a um transtorno de toc.
De QQ forma vc precisa de tratamento psicológico e psiquiátrico. Existe tratamento medicamentoso p aliviar esses sintomas. E terapia. São o q vc precisa.
Ana Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 MAR 2021

Oi Nicole...
Não se trata de doença Psicológica como é entendida.
São lembranças que afetam teu emocional e que precisam ser esclarecidas e compreendidas.
Talvez, este seja o teu prósito de vida: sanear o que ficou pendente na outra existência.
Procure uma terapia espiritual para compreender toda esta trama.
Enquanto isso, acalma a tua mente. Ninguém está te perseguindo de fato.
Isto só existe dentro da tua mente.

5817 respostas

11 MAR 2021

Nicole, procure terapia urgente, você pode estar tendo um surto e a terapia a ajudará a entender os motivos.

Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo