Medo de ser independente e pressão para conseguir emprego

Feita por >ana gab · 28 fev 2023 Desenvolvimento pessoal

Nesses últimos meses depois de sair do ensino médio estão sendo muito ruins. Sinto uma pressão imensa de conseguir um emprego, fazer as entrevistas, as vezes não passar, e me arrepender de não ter aceitado outras vagas, mesmo não tendo nenhuma experiência.
E junto com isso também tenho um medo imenso de ser independente, não gosto de andar sozinha, fazer coisas na rua sozinha, de ter que ir para algum lugar sozinha. Primeiro que não sei andar na minha cidade, e tenho muito medo de errar, tipo qualquer coisa que seja, eu já entro em pânico, sendo pequeno ou não, mesmo antes de sair fico com medo de errar algo mesmo sendo coisas simples, tenho que saber o passo a passo para não errar nada.
E com as outras pessoas não é assim, tanto minhas amigas vejo que uma delas já trabalha anda pela cidade com muita facilidade e faz qualquer coisa sem medo algum ou preparação. E eu quero muito isso, tipo muito, quero ser independente mas morro de medo. Não me sinto segura comigo mesma, e eu já tenho dezoito anos!!
Além do fato também de ter que entrar em uma faculdade, e eu não me sinto segura de falar sobre a faculdade privada que quero entrar, que é importante e famosa até, enquanto todos querem ir para uma federal.
Só queria ter essa facilidade deles para tudo isso, conseguir emprego, conseguir faculdade e se virar com tudo!! Pois eu não consigo imaginar eu como uma pessoa independente ou que dê algo certo na minha vida.

A melhor resposta 2 MAR 2023

Olá Ana Paula
O medo deriva da forma como voce viveu a tua infência, de forma controlada, assustada, "Oh! Cuidao! Fica alerta. é perigoso..." Em vez de ser incentivada, foi assustada, pelo menos assim é que a tua mente registrou.
Mais importante do que o trabalho/emprego é sanear este problema do medo, de sair, explorar o ambiente, ver, conhecer, identificar os vários tipos de ambientes, aprender a se defender. Este medo só vai vencer, ousando enfrentar as situações.
Voce só tem 18 anos, mas a partir de agora, voce precisa ser pai e mãe de ti mesma. Voce precisa aprender a se defender, escolher e decidir o que quer e o que não quer, se responsabilizando pelas consequências de cada escolha.
Quanto ao trabalho, aprenda uma profissão, um trabalho que gosta de fazer, que sinta prazer em fazer, um trabalho que te seja alegre, te dêprazer. Em vez de emprego, ofereça trabalho. Se voce aprendeu um trabalho que gosta, que te dá prazer em fazer, sempre encontrará lugar que precise que alguém faça. Isso dará início à tua profissão. Depois, pode estudar dentro daquilo que já faz.
Abraços

5817 respostas

2 MAR 2023

Oi, Ana Gab. Pelo teu relato aí você parece ter um traço de personalidade bem evidente.. Temos temos cinco traços de caráter desenvolvidos desde a gestação até por volta dos 5/6 anos de idade. Eles são desenvolvidos devido a traumas que a criança passa, ou interpreta dessa forma, aí são desenvolvidos os traços de caráter como mecanismos de defesa para poder superar o que percebe que esteja passando. Com isso, são desenvolvidas dores mas também recursos para lidar. E a dor do seu tipo específico é a dor da humilhação, por isso, você prefere fazer as coisas só quando sente segura, porque esse traço morre de medo de errar, e também na dor, acaba carregando muito lixo emocional dos outros, não sabe dizer não , não coloca limites nos outros. Mas tem recursos poderosos. Acontece que você está vivendo na dor dele. Agende um horário para eu te explicar melhor e te ajudar a entender mais sobre teu funcionamento! Você vai se surpreender, eu garanto!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 MAR 2023

Olá, tudo bem?

Realmente essa situação é bem delicada, sou o Psicólogo Paulo V. R. Oliveira e gostaria de auxiliar nessa situação.

Primeiramente, sua angústia, dúvidas é importante para mim e sei o que está passando. Para que possa te auxiliar e ajudar de maneira assertiva e com o cuidado devido que você merece, aguardo sua mensagem diretamente para mim.
Uma consulta online ou presencial é essencial para saber o que de fato está passando.
Att. Do seu Psicólogo: Paulo V. R. Oliveira

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

1 MAR 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Pelo que escreveu você está precisando amadurecer. A gente paga o preço de nossas ações; nem sempre dão certo ou são bem compreendidas. O pior preço é o de não tentar por medo.
Certamente é preciso tentar com técnica, estratégia, possibilidade, realismo. Em síntese você precisa treinar a vida, ousar fazer, mas com estratégia, critério, cuidado, mas precisa exercitar para amadurecer. Somente aprende quem trreina!
Pelo escrito, você não exercitou conhecer a cidade, não exercitou provas. Vamos aos exercícios.
Será muito recomendável que você passe por uma orientação ocupacional científica com um psicólogo especializado.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8643 respostas

1 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 MAR 2023

Bom dia Ana tudo bem? O medo do novo é natural para todos, pelo o seu relato você mora com seus pais e isso nos torna dependentes em alguns segmentos da nossa vida, o primeiro passo você já deu que é ter objetivo de querer morar só e ser independente...as suas amigas assim como você traz na sua fala, elas não tem medo agora, mas no incio da caminhada delas, podem ter passado pelo mesmo mesmo medo que você está passando, o medo do" e se?". Não tenha medo de falar sobre qual faculdade quer entrar seja privada ou federal, tenha certeza do que queres, da onde quer chegar.
Fique bem!

Laércio Rodrigues de Jesus Psicólogo em Pinhais