Medo de não conseguir ser ninguém na vida

Feita por >Karol · 8 jul 2021 Crise existencial

Olá primeiramente obrigada por me responderem sei que vou tirar lição e tentar colocar em prática na minha vida cada palavra que sair daqui.

Bom, tenho 22 anos sou casada e mãe de 1 menino de 1 aninho. Sou muito feliz com minha família amo fazer o trabalho do lar por eles e me dedico todo dia. Porém eu amo trabalhar, e antes de casar passei por um momento muito difícil onde fiz em média 50 entrevistas e não passei em nenhuma, estudava a noite toda, treinava em casa, lia tudo sobre a empresa realmente me empenhava pra passar. Mas não passei em nenhuma. E cada entrevista que fazia eu saia chorando por me sentir burra e incapaz de conseguir um emprego. Logo depois de um tempo me casei e agora pretendo voltar ao mercado de trabalho, porém essa fase da minha vida do passado me assombra muito e ainda me faz questionar sobre mim, eu choro fico ansiosa e vejo pessoas ao meu redor conseguindo emprego, estudando, e eu não (não sinto nenhum pouco de inveja ainda sim, sinto muito admiração por essas pessoas pq sei que não e fácil conquistar qualquer coisa na vida) no entando eu não consigo me inscrever em vagas de emprego, imagino que nunca vou passar, porque sou burra, e isso me consome. Preciso de ajuda pra superar isso :'(

A melhor resposta 12 JUL 2021

Oi Karol...
O que está faltando para voce, antes de procurar emprego, é auto conhecimento.
Voce é uma pessoa boa, não tem nada de errado contigo, creio que tens muitas habilidades, e pode desenvolver outras mas precisa se conhecer, precisa saber quem é, qual a tua identidade, Quais os teus talentos.
A coisa errada de todos, não só tua, é pedir emprego!
Pedir emprego é correr atrás do dinheiro só e aí as pessoas fecham portas.
Conhecendo quem é, quais os teus talentos terá a possibilidade de oferecer trabalho, que é diferente do que pedir emprego.
Quando descobre a tua vocação, não ficará mais sem trabalho e vai começar a trabalhar no que voce gosta, terá orgulho do teu trabalho e ele será muito recompensador.
Descubra antes do que voce gosta e quais os teus talentos... estes, são dotes naturais, a vida te deu quando voce quiz vir a esta existência. Através deles terás sucesso. Voce não veio aqui para fazer qualquer coisa, pedir emprego...
Veio aqui para se realizar e ser feliz através dos teus talentos.
Não importa se ficará mais um pouco sem trabalho, mas antes descubra isso, vale a pena.
Se puder te ajudar, retorne.

5817 respostas

12 JUL 2021

Olá Karol!
Primeiramente não se sinta na necessidade de justificar ir atrás de algo que te agrade, você pode muito bem gostar de fazer o trabalho do lar e cuidar do seu filho, e também almejar retornar a trabalhar em algum outro lugar.
É compreensível seu medo devido a essas experiências negativas anteriores, porém você mesma trouxe que é esforçada e estuda e se prepara bem antes de cada entrevista, então você não ter passado não é necessariamente por algo que você fez ou não fez. Tem muitos outros fatores envolvidos na escolha de um cargo, e em algum você irá se encaixar.
Seria legal trabalharmos em terapia seu medo e ansiedade quanto as entrevistas de emprego, para que você possa se sair melhor, pois às vezes fica muito nervosa pensando que não vai passar e isso transparece para o entrevistador.
Pela Terapia Cognitivo-Comportamental temos umas formas interessantes de trabalhar isso e de te preparar, não é algo da noite pro dia mas como você tem desejo tenho certeza que se empenharia.
À disposição,
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

9 JUL 2021

É importante que você entenda que em algum momento da sua vida você pode cometer erros ou se enganar, porque isso faz parte da condição humana. E também, lembre-se de que ninguém pode ter sucesso sempre. Evite a autocrítica destrutiva, porque isso não ajudará no seu progresso! Na verdade, isso a deixará mais ansiosa ao avaliar seu desempenho no futuro. Trate os erros e falhas como parte da experiência. Quanto mais você tentar, melhor pode atingir seus objetivos desejados. Acredite em si mesma! Se a decisão for baseada no medo de cometer erros e falhar, não desista de seus objetivos. Eu acredito que você tem a habilidade de enfrentar e desafiar obstáculos.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto