é normal gostar de ser sozinho e não se relacionar com ninguém?

Feita por >whoiam13 · 19 dez 2022 Abordagem psicológica

tenho 19 anos atualmente, sou muito sozinho e gosto disso, não tenho amigos próximos, apenas 2 pessoas que converso uma vez na vida e outra na morte, nunca namorei e também não quero, pois sou uma pessoa assexual. a unica pessoa que tenho e gosto de ter por perto é minha mãe, tenho pai mas por n e x motivos eu não consigo gostar dele e é quase insuportável ter que atura-lo porque moramos todos juntos. eu raramente saio de casa, pois não gosto de contato com pessoas (por isso não faço amizades), não gosto até mesmo de contato com muitos membros da família. não tenho redes sociais justamente pra não interagir com pessoas. sou introvertido, mas não sou tímido, não ligo para o que pensam de mim, eu realmente só gosto de ficar e ser sozinho, com minha própria companhia, como se só existisse eu no mundo (fantasio muito com isso). meu pai reclama muito comigo porque sou assim, fala que eu tenho que sair e fazer amigos etc e eu fico extremamente bravo, pois já disse muitas vezes que relacionamentos (não importa o tipo) não me fazem falta. então, eu sou um et por ser assim ou sou apenas uma pessoa desapegada que é autossuficiente e não precisa de ninguém?

A melhor resposta 22 DEZ 2022

Olá Whoiam13
Se você gosta de estar sozinho, não há problemas nisso, seria problema se não gostasse e estivesse sozinho.
Quanto a relação com seu pai, é importante perceber porque não gosta dele, pois isto pode desandar a relação de vocês.
E quanto a dizer que não precisa de ninguém, é importante rever este conceito. Você pode querer ficar sozinho e não sentir necessidade de ter amigos ou pessoas por perto, mas ser autossuficiente tem limites.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 DEZ 2022

Whoiam,
Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade?
O que voce quer na vida? Qual o teu propósito de vida?
Como voce se enxerga? Como a tua mente funciona?
Voce veio através da sua sua mãe e pai e veio para se realizar... voce não é deles!
Voce tem 19 anos, ainda está completamente dependente deles... o que pensa disso?
Voce pode ser o que voce quiser: pode estar sozinho, pode gostar de não se relacionar com ninguém, mas precisa dar conta de si mesmo... e como vai fazer? É impossível não se relacionar... voce sempre está incluído num grupo... o feijão que come, a água que bebe vem da onde? Quem providencia para que voce tenha estas coisas contigo?
Acha que a tua mãe vai te aguentar por toda a vida? Quer ser considerado um "pobre coitado"?
É isso que voce quer? É isso que voce escolhe para si mesmo?
Se escolher isso ok, nada de errado, mas aguente as consequências dessa escolha!
Não quero gerar sentimento de culpa... mas precisa refletir e estará tudo bem, de acordo com as tuas escolhas, depois de voce refletir.
Se precisar de ajuda, disponha!
Abraços

5817 respostas

20 DEZ 2022

Olá Whoiam13! Obrigado por escrever. Poderia te ser simpático, mas não estaria respeitando a verdade que acredito. Não só é anormal viver sozinho, como é impossível vida saudável e plena sem contatos. A chamada assexualidade é uma questão (moda atual), que precisa ser refletida com muito mais cuidado e profundidade. As coisas não são tão simples assim.
Você precisa de ajuda e o quanto antes. Uma pessoa de dezenove anos, conforme vive os dezenove e os seguintes está estruturando os alicerces para o que será possível aos trinta e nove, aos cinquenta e nove. É preciso antever tempos, características, desejos, necessidades e possibilidades, integradas com preparação e realismo.
Abraços!