É normal não gostar de ninguém?

Feita por >L. · 14 out 2016 Habilidades sociais

Bom, não sei explicar exatamente o que acontece. Sou uma pessoa muito comunicativa e faço de tudo pra agradar os outros principalmente no quesito amizade, mas eu normalmente sinto raiva das pessoas sem uma razão. Não aguento conviver muito tempo, e qualquer coisa que a pessoa faça me irrita e eu acabo sendo muito grossa e bruta. Desse jeito eu não consigo ser apegada com ninguém, tenho uma amizade super frágil com poucas pessoas, péssimo relacionamento com a família (principalmente minha mãe), não consigo me envolver amorosamente com ninguém porque acredito que sou desinteressante (e também nunca apareceu ninguém que me interessasse) e me sinto sempre sozinha, além de ser uma pessoa muito fechada e não me abrir ou demonstrar sentimento pra ninguém. Apesar de tudo isso, todo mundo me vê como a menina tranquila, que tem uma vida boa e se relaciona bem com todo mundo. Sinto que não me encaixo onde estou, não sei quem eu sou, o que me faz bem ou o que faço de errado pra ser tão problemática, já que me esforço tanto

A melhor resposta 14 OUT 2016

Quando não nos sentimos seguros é comum a vontade de isolamento e de não compartilhar nenhum sentimento com as outras pessoas. E ainda para se proteger deste contato o sentimento de raiva também pode surgir.
Aprender a sentir as próprias necessidades e lidar com as frustrações é um caminho importante e que pode trazer grandes resultados para sua autoestima e segurança. Com a psicoterapia você pode obter estes aprendizados sobre você mesma e com o tempo conseguir se relacionar de forma mais saudável com outras as pessoas.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

25 OUT 2016

Olá, L. Teu caso é tipicamente favorável à aplicação da psicanálise. Essas questões que você apresenta (quem sou? o que faço?) traduzem uma demanda de análise. Procure um psicanalista; eu garanto que será muito importante para a tua vida.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

17 OUT 2016

Boa tarde L., na verdade você precisa no momento de atendimento Psicológico, pois precisa resolver suas questões emocionais e para se encontrar e encontrar o porquê dessa insegurança, falta de motivação e baixa auto estima que se encontra em você. Concerteza isso já faz um tempo que deve estar assim. Se você não tiver ajuda de profissional desta área, dificilmente se encontrará sozinha. Terá um grande aprendizado consigo mesmo e seus relacionamentos estarão mais saudáveis entre familiares e amigos.
Eliane Marçal - CRP 08/05774

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina