É normal não querer relacionamento profundo com ninguém?

Feita por >Hellen Paschoal · 28 set 2020 Habilidades sociais

Olá!

Sempre tive em mente que não queria namorar nem ter amigos muito "proximos" meus, nada e nem ninguém que tivesse alguma influência sobre mim. E Isso nunca me incomodou.
Relacionamentos são complicados e as pessoas acabam se machucando, e eu não quero que alguém tenha esse "poder" sobre mim, de me machucar. Não quero ser vulnerável e permitir que alguém tão intimo e proximo meu me magoe tão profundamente.
No entanto, esses dias enquanto conversava com a minha irmã, percebi o quanto solitário é. Pois sinto que não estou vivendo minha vida completamente já que acabo me privando de sentir certas coisas naturais do ser humano.
E esse meu pensamento sobre relacionamentos não seria baseado em nada que já vivi como experiência ruim (até porque nunca namorei e nem tenho amigos muito "proximos") ou que acabei presenciando. (Meus pais tem um otimo casamento de longa data e são muito felizes juntos assim como tios e tias, avós e avôs)

Gostaria de saber se isso é normal ou relacionado a idade.

Obrigado!

A melhor resposta 29 SET 2020

Olá Helen! Grato por escrever. A evolução desse seu texto, mostra um componente muito importante e promissor. Perceba que você criou um preconceito. Com base nele foi guiando sua vida. Agora está sentido a dor da solidão, por ter se direcionado pela pressuposição de que seria vítima de machucados complicadores nas interações.
Ocorre que o maior machucado é a solidão. Naturalmente as pessoas são profundas, ricas de possibilidades, hábitos, memórias, possibilidades, potencialidades, por isso, são altamente diferentes, únicas, raras, caras. Por essa profundidade inesgotável de possibilidades que está dentro de cada um de nós, na convivência, seremos desafiados a administrar as convivências. Isso gera certo desconforto, mas gera muito mais benefícios do que a solidão. Somente precisamos cuidar para nos valorizar e lutar pela manutenção e construção da nossa essência.
Será bastante útil você trabalhar a questão da interação, via conduta científica de um psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de crescimento da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, espírito comunitário, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.

8647 respostas

28 SET 2020

Helen, voce não falou sua idade, mas independente disso, relacionamentos, contato social é importante na vida de qualquer pessoa. Digo relacionamentos pq, amizade é um relacionamento, então na vida temos varios relacionamentos, nós que escolhemos que caminhos eles vao levar.... acredito que precise de mais informações para entender a sua pergunta.
abs Mônica mesquita

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro