Meu irmão tem 12 anos e não consegue se relacionar com ninguém. Não tem amigos.

Feita por >Manu · 31 ago 2020 Habilidades sociais

Meu irmão tem 12 anos não consegue se relacionar e ter uma vida de criança normal. As únicas relações dele são os pais. Na escola vai mais tem poucos amigos e em dias diferentes de festas ou passeios falta na escola para nao participar. Quando está sozinho em casa não consegue nem receber o carteiro que trás a correspondência pois tem uma espécie de medo ou vergonha. O que ele pode ter?

A melhor resposta 1 SET 2020

Oi Manu,
Muito legal a preocupação com seu irmão! Não deve ser fácil pra ele, ter essa dificuldade em se relacionar.
Para podermos ajudar o seu irmão, precisamos de força tarefa. Acredito que um trabalho em conjunto conseguimos um resultado positivo e mais rápido.
Ideal, seria envolver no trabalho terapêutico, seus pais, a professora e o pediatra (caso ele ainda faça acompanhamento).
Muitas vezes o comportamento da criança esta ligado nas relações familiares, e no desenvolvimento na escola.
Eu só atendo adultos, mas aqui tem vários colegas que você pode entrar em contato e seguir com um atendimento terapêutico.
Boa Sorte, vai dar tudo certo!
Um abraço.

Rute Martins -Psicologa Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

1 SET 2020

Olá Manu! Grato por participar. É muito importante seu cuidado nessa idade dele. Será providencial você ou seus pais contatarem um psicólogo para um levantamento detalhado e profundo sobre a história dele, a rotina de vida dele. É providencial porque nessa etapa de vida predomina a estabilização do rigor estético, do exercício de socialização.
Quanto ao que pode ser, precisamos levantar informações mais profundas, mas precisaremos cuidar o quanto antes, para que, com maior idade, não fique mais difícil e limitador.
Desculpe-me a abordagem, mas é importante ganhar tempo para facilitar o redirecionamento.
Procure por um de nós, psicólogos, seja persistente e disciplinada.
Em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, abertura mental, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

1 SET 2020

Manu, Boa noite! Bem, aparentemente seu irmão é muito tímido e provavelmente inseguro. Acho que a pergunta não deveria ser "O que ele tem?", mas "Como ele pode lidar melhor com essa angústia que se apresenta em momentos tão comuns do cotidiano". Para responder isso, é preciso informações e detalhes que costumam surgir em um processo de psicoterapia ;)

Beatriz Moreira Severino Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

1 SET 2020

Olá Manu.
Grata por sua pergunta.
Com poucos dados sobre a questão e baseada no que aparece em seu depoimento podemos fazer a hipótese de que seu irmão é tímido, inseguro e apresenta fobia social. Mas as verdadeiras causas podem ser investigadas através de acompanhamento psicológico para que se possa fazer uma avaliação completa e se necessário outros encaminhamentos.Imagino que isso cause um grande sofrimento à ele. Por isso a necessidade da avaliação profissional.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

1 SET 2020

Obrigado por seu contato.
Uma avaliação neuropsicológica em seu irmão pode ser uma ótima opção.
A avaliação neuropsicológica tem como objetivo detalhar o funcionamento das funções cognitivas (atenção, memória, recursos intelectuais, aprendizagem, praxia e funções executivas), verificando também as questões emocionais e comportamentais durante o processo.
Fico á disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

1 SET 2020

Oi Manu ! Obrigada por compartilhar conosco sua dúvida. Acredito primeiramente que cada criança tem sua própria personalidade para interações(não é algo que precisa ser generalizado), ele pode ser um pouco introspectivo, e deve ser feito alguns questionamentos diante dessa sua situação de preocupação como irmã: por exemplo, ele sempre foi assim ou está assim agora ? Ele sabe se comunicar normalmente (sobre suas necessidades e emoções), lembre-se que estamos em situação pandêmica e as crianças consequentemente tem reagido a isso. Outra questão, seus pais costumam ser super protetores, seus pais possibilitam que ele tenha uma infância mais livre ? Enfim, devemos olhar muitos fatores para avaliar esses comportamentos, a terapia é aliada para ele entender sobre suas emoções e comportamentos, qual quer dúvida estou a disposição !

Psicóloga Brena Fonseca Psicólogo em Barreiras