Tenho medo da minha vida voltar a ser como antes, o que fazer?

Feita por >Maria · 13 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu ano passado morava com minha mãe e minhas duas irmãs. Minha vida não era nada boa, não conseguia evoluir em nada. Aí minha tia veio de São Paulo com o filho dela, a partir daí minha vida mudou muito e pra melhor, consegui melhorar minha aparência, meus pensamentos, objetivos consegui conquistar minhas coisas tudo com a ajuda dela, tudo e todos ao meu redor mudaran, fora o amor que tenho por ela porque é uma pessoa muitoo gente boa. O marido dela tinha a traído e ela veio pra Bahia, agora ela quer voltar e penso que minha vida vai voltar a ser como antes, e eu não quero que volte, o que devo fazer? Não sei se isso significa dependência emocional mas tudo melhorou e isso é um fato tenho ansiedade e síndrome do Pânico, me ajudem por favor, tenho certeza que vai voltar a ser como antes e não quero isso de jeito nenhum.

A melhor resposta 14 JUN 2021

bom dia! Percebo que vc estar precidando de ajuda. Eu posso lhe ajudar é so entrar em contato que rapido lhe respondo

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 MAI 2021

Olá Maria,
Sim, tua vida melhorou graças a ajuda da tua tia, mas ainda não sente confiança suficiente em si mesma para se bancar.
Precisa continuar evoluindo, precisa fortalecer sua autoestima, sua identidade, pegar as rédeas da sua vida em suas mãos.
Precisa fazer Psicoterapia para que possas colocar em andamento a tua vida e não precisar depender de mais ninguém.

5817 respostas

14 MAI 2021

Olá Maria! Grato por escrever. Seu texto mostra a fragilidade e a dependência. É preciso trazer o controle do bem estar para si mesma. Isso envolve amadurecimento, envolve tomada de consciência, envolve mudança de rotina de vida.
Certamente será importante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo, com persistência, disciplina e mente aberta.
Cabe lembrar que o futuro é construção, é colheita do que plantamos hoje, ao nos ocupar de viver. Aprender a viver de forma temperada ajuda a equilibrar bem as qualidades de vida e de expectativas. O futuro não sabemos, mas ele resulta, na imensa maior parte, do que fizermos hoje.
Procure, com a maior brevidade possível, por um de nós, psicólogos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

13 MAI 2021

Olá Maria!
É indicado que inicie a psicoterapia para o tratamento da ansiedade, síndrome do pânico e para que seja possível se fortalecer emocionalmente fazendo com que se sinta menos vulnerável e ameaçada diante das mudanças, sejam quais forem.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo