Medo de não conseguir

Feita por >Carolzinha · 28 mar 2022 Desenvolvimento pessoal

Tenho 20 anos, minha relação em casa é péssima, por tanto irei mudar com meu namorado, coisa que pensamos muito.
( Já na próxima semana). Tenho como pagar as contas e tudo mais.

Tirando isso, não consigo falar quero ser isso profissionalmente, ou eu quero estudar isso... Não sei falar que gosto de algo, sinto que gosto de muitas coisas e acabo desistindo ou não fazendo nada por medo.
Vou em entrevista de emprego e fico com medo de dar certo, por acreditar que sou incapaz.
Tenho medo de andar de Uber sozinha e isso eu acabo usando como sabotagem para eu desistir de ir aos lugares, adiar os problemas...
Tenho medo de não ser nada, não conseguir crescer na vida, mesmo sentindo no fundo que tenho grande potencial
Isso me deixa desanimada, choro e fico me sentindo uma burra... Pq eu sei exatamente o que eu tenho que fazer, mas é completamente difícil ter essa independência esse empoderamento de sim, eu vou, eu consigo, eu sou capaz e ir com medo mesmo.
Se pudesse pegar na minha mão, e me levar, seria mais fácil....

A melhor resposta 29 MAR 2022

Bom dia, Carolzinha,
Morar sozinha (ou com alguém) ´sempre um passo importante, e não podemos levar apenas a relação em conta, mas nosso autoconhecimento.
O que percebo em sua fala é muita insegurança. Muita falta de confiar em você e no seu potencial.
Você falou da dificuldade na escolha profissional, e eu te digo, como especialista na área, que tem mais a haver com você mesma do que o seu planejamento.
Antes de andar, precisamos aprender a nos levantar. Talvez lhe falte este momento de autoconhecimento, saber quem é você, quais os seus sonhos e objetivos. Aprender mais sobre você.
A psicoterapia breve pode te ajudar a se reconhecer melhor, ter mais seguranças nos seus planos e nos passos para alcançar os seus sonhos.
Não tome decisões baseadas nas suas dificuldades, e sim naquilo que você quer pra sua vida.
Caso queira conversar um pouco mais, estou à sua disposição.
Vamos juntos fortalecer sua auto-estima e tirar estas inseguranças da mente.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

30 MAR 2022

Olá Karol, com estais ?
Então, imagine uma pessoa aos 30 e poucos anos empregada e tendo que decidir sair de casa, mesmo tendo uma relação saudável. Acredite essa pessoa também ficará insegura, com medo, assustada. Isso é normal todas as vezes que houverem mudanças boas ou ruins em nossas vidas.
Agora imagine uma moça de 20 anos...
eu te compreendo.
pergunte se por que estais saindo da casa de seus pais?
pergunte se se tu ama o suficiente teu parceiro?
Pergunte se estais empenhada a amadurecer, ao escolher a responsabilidade de casar?
Pergunte se se o seu paceiro também estar dispostos a isso?

em fim, seria uma infinitude de coisas?

Mas talvez esses questionamentos te de uma segurança naquilo que tu escolher.

No mais, busque ajude profissional.
Que tal investir em vocÊ?

Patrícia Joana

Patrícia Joana Psicóloga Psicólogo em Natal

8 respostas

30 MAR 2022

Oi Carolzinha...
Consegue pagar as suas contas: que ótimo que, com 20 anos já consegue ser autônoma financeiramente; precisa agora ser autônoma afetivamente. Não nasceu para ser submissa a algém. Nasceu para ser feliz e se realizar.

Sente bloqueios em falar o que quer: Isto de deve a bloqueios emocionais, experiências anteriores ou submissão ao sistema cultural (crenças limitantes)... precisa averiguar, sanear, compreender e curar.

Acreditar que é incapaz, medo de sair sozinha / autossabotagem: Crenças limitantes adquiridas anteriormente. Precisa certificar-se, autenticar-se segundo as coordenadas da vida e não do sistema. Quem é voce? Qual seu objetivo de vida? Qual a sua identidade? Quais os teus talentos? O que está fazendo? Como se enxerga?

Sente que tem grande potencial X medo de não conseguir realização: Sim, a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para que possas fazer todas as tuas experiências e escolher o que quer e o que não quer, com a responsabilidade pelo que escolhe. Tudo é aprendizagem, tudo o que escolhe gera um resultado pelo qual é responsável.

Baixa autoestima / desânimo: Isto é resultado de como foca e como vive a sua vida; precisa ajustar a direção.
Não tenha tanta certeza que sabe exatamente o que fazer... se soubesse, não estaria assim. As coisas são como são e não como pensamos que devam ser. Diga-se aonde quer chegar e te direi o que deves mudar!

Ser independente exige coragem: Sim... exige muita coragem para romper com o superficialismo, com o julgamento e opiniões dos outros, mas voce não tem escolhas, estás aqui para evoluir, crescer, expandir a sua consciência. Mesmo que não queira agora fazer isso, voltará tantas quantas vezes forem necessárias até aprender a lição... não estamos aqui para casar, ter filhos, embora possamos ter; não estamos aqui para acumular riquezas, embora esas nos facilitem a vida e sejam parte da nossa dinâmica de vida; estamos aqui para aprender.
Psicoterapia: O maior e melhor investimento que pode fazer para si mesma é fazer Psicoterapia, terapeutizar-se, analisar e aprimorar e unificar teu corpo físico, tuas emoções, teu mental e tua espiritualidade.

5817 respostas

30 MAR 2022

Bom dia Sucesso, felicidade e realização são coisas que estão diretamente relacionadas ao modo como pensamos. Não é possível viver com insegurança e ter uma experiência de vida positiva ou bem-sucedida. Todos nós estamos cercados de ótimas pessoas e situações, mas, quando temos uma mentalidade negativa, egoísta ou paranoica, perdemos todas as coisas boas que estão em nossas mãos.
Nossa mentalidade em relação à vida acaba se tornando o reflexo exato das experiências que vivemos. A boa notícia é que não é difícil mudar esses pensamentos que geram insegurança. É necessário apenas uma coisa: disciplina mental. As ações seguem os pensamentos, então, uma vez que nossas crenças mudam, toda a forma como vivemos muda também.
Para superá-la, é preciso aprender a falar sobre a vida de uma maneira positiva, prestando atenção no que está indo bem. Se há coisas boas acontecendo, é porque nós as cultivamos. Em vez de falar a linguagem do medo e do fracasso, é preciso falar a linguagem da possibilidade em qualquer acordo, novo cliente, relacionamento e contato que tivermos. Sugiro que você procure um psicólogo cognitivo comportamental, ele terá instrumentos e técnicas eficazes para te auxiliar.
Se você quiser poderá entrar em contato comigo

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

30 MAR 2022

OLÁ CAROL!!!
Diante de tudo que você apresentou, eu compreendo a sua angustia, e imagino como tem sido desafiador para você. Mas ´te oriento a buscar ajuda e cuidar dessas dificuldades. A PSICOTERAPIA é uma das coisa que poderá a lidar e entender a raiz do com o conflito com sua mãe e resinificar o seu relacionamento com ela; em relação ao seu medos, inseguranças a Psicoterapia contribuirá para o seu autoconhecimento, identificar as raízes dessa insegurança, autosabotagem, a fazer uma boas escolha profissional e a descobrir as sua potencialidade; pois você é uma pessoa incrível, com talentos e tem muito a contribuir com o mundo, através das suas potencialidades, que já está dentro de você, mas que precisa descobrir e acessar. Poe isso é importância de procurar um bom profissional que poderá de auxiliar nessas questões! Qual quer coisa estou à disposição.
Abraço!

Anônimo-399432 Psicólogo em Montes Claros

2 respostas

30 MAR 2022

Olá Carolzinha.

É interessante poder observar em sua fala que você está vivendo um momento de transição, pelo que entendi, saindo da casa dos teus pais para ter uma nova experiência (sim, experiência) de independência morando com seu companheiro.

Toda experiência nova causa um desconforto, seja pelas expectativas (que provavelmente são muitas), seja pela ansiedade para que logo aconteça, ou pelo medo do novo. Então, torna-se importante que possa trabalhar isso em você, trazendo a tona outras experiências que você se permitiu viver isso e analisar, as que deram ou não certo e construir sua caminhada, seja de maneira isolada ou com um acompanhamento psicoterapêutico.

Acerca da forma como você descreve esse medo de andar em uber, é importante poder trabalhar isso, caso tenha vivenciado algo que te deixou desconfortável, e, mesmo que não tenha vivenciado, trabalhar formas de enfrentamento a este medo tornam-se importantes, e, se mesmo assim não der certo, pensar em outras possibilidades.

Uma outra coisa importante de poder falar, você trouxe que no fundo tem um grande potencial, então, se isso está presente e você percebe isso, busque colocar esse grande potencial como destaque e, usa-la como instrumento para te auxiliar a enfrentar esses episódios de auto sabotagem, pois, como o mesmo já diz auto sabotagem vem de si, então, você é quem pode encontrar a resposta de como enfrenta-la, da mesma forma como relatei anteriormente, seja sozinha ou com acompanhamento psicoterapêutico.

Por fim, de fato, ter ajuda e ter uma mão ali ao seu lado pode ajudar, mas, muito do que vivenciamos são experiências que só nós mesmos podemos encarar de frente, o outro pode ser o nosso suporte, mas, não consegue ser a solução ou a decisão, afinal, esta, só pode ser tomada por nós mesmos.

Espero poder ter ajudado e estimo melhoras.

Psicólogo Carlos Nogueira de Andrade Neto
CRP: 11/13.992

Carlos Nogueira de Andrade Neto Psicólogo Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

30 MAR 2022

Olá Carol! No seu relato você descreve saber o que precisa fazer, mas ainda não sabe como fazer. Você tem a percepção de seus medos e inseguranças e isso já um bom passo no seu processo de autoconhecimento. Olha só ! Mesmo diante destes medos você já chegou até aqui, tomou a decisão de morar com seu namorado e seguir sua vida independente financeiramente. Como pode ser melhor? Como seria você olhar para tudo o que você faz de bom, para suas virtudes e capacidades? Provavelmente você tem ao seu lado uma pessoa que te admira e te ama, afinal ele está se propondo a viver com você, provavelmente porque para ele , você é uma mulher de muito valor. Olhe para isso e busque força nesta parceria. A autosabotagem é sempre uma tentativa de não reconhecermos nosso verdadeiro valor. Medo de não dar conta, de tudo que você sabe que pode ter e conseguir , mas sua mente em algum momento ou durante a sua vida, passou a acreditar em mentiras, de incapacidades. Assim como, você pode ter padrões e referências familiares, de incapacidade, medo , insegurança e fracasso. Você ainda muito jovem, muitos destes sentimentos que te perturbam fazem parte do seu processo de amadurecimento e crescimento. Você demonstra força de vontade, ambição e ao mesmo tempo insegurança nas suas escolhas, porque ainda precisa desenvolver um processo de auto conhecimento. Existe muitas formas de você se fortalecer, se conhecer, se estruturar, mas é preciso investir em leituras de bons livros , acompanhar profissionais que possam te inspirar, praticar exercícios de autoconhecimento, buscar por orientação de profissionais capacitados em desenvolvimento pessoal e pela psicoterapia de autoconhecimento. A escola da vida também requer estudo, dedicação e investimento para que possamos nos desenvolver como seres humanos e profissionais competentes e realizados. Continue a olhar para o melhor em você, pratique a arte e a sabedoria do auto amor , se ame e acredite sempre que você é capaz de enfrentar a vida, como tem enfrentado até hoje. Você espera muito da vida e isso é ótimo, mas lembre-se que a vida espera também de você. Te desejo o melhor da vida. Abraço!

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú

16 respostas

29 MAR 2022

Se você se encontra numa situação na qual o mal-estar é muito profundo, pode ter tido pensamentos como "não tenho vontade de fazer nada", ou até mesmo, "não tenho vontade de viver". Esta frase denota um estado emocional e psicológico que inclui:

Apatia: você se sente sem interesse nem motivação para fazer planos ou realizar ações.
Abulia: você se sente sem energia nem vontade para realizar tarefas ou atividades
Cansaço: você se sente esgotado.
Desespero: você perdeu a esperança no futuro.
Mas por que você tem falta de vontade de viver? Não ter vontade de viver pode acontecer por diferentes razões:
Primeiro que devemos fazer perante um estado de humor negativo é potenciar as emoções positivas e o bem-estar. A forma mais fácil e imediata de fazê-lo é através dos sentidos. Algumas ideias para isso são:
Aplicar uma técnica chamada ativação comportamental que defende que, através da conduta, podemos influenciar as emoções e os pensamentos.
Quando você já tiver começado a ativar o seu corpo, pode apostar num calendário, escolher atividades que te apeteçam e marcá-las todos os dias que você esteja disponível para fazê-las. Tem o mesmo objetivo que o ponto anterior, ativar o seu corpo para que o organismo produza hormônios, cujos efeitos vão aumentar o bem-estar e melhorar o estado de ânimo. Estes efeitos também terão influência nos pensamentos. As atividades devem ser simples, sem requerer muito esforço e, sobretudo, que você goste de praticá-las. Mais tarde, você pode ir aumentando o nível de dificuldade e frequência das atividades.
Se enfoque no aqui e no agora
Centre-se no presente, no que tem agora e no que pode fazer com isso. Dar voltas ao passado ou preocupar-se excessivamente pelo futuro é contraproducente. Como podemos nos enfocar no presente?
Coloque os 5 sentidos no que está fazendo agora mesmo.
Uma coisa de cada vez. Quando surgirem pensamentos sobre o futuro ou o passado, deixe-os ir e volte ao que está fazendo aqui e agora. Esta lista tem a intenção de te ajudar a recuperar sua energia vital, sentir-se melhor e mais saudável, porém, é claro que existem fatores que podem nos impedir de fazer tudo isso e de nos sentirmos melhor com nós mesmos independente de quanto a gente tente, como é o caso de uma depressão, por exemplo.
Nestes casos, procure um profissional, isto é, um/a psicólogo/a, que poderá conduzir o seu caso da melhor maneira para que você possa recuperar a sua energia vital e sentir-se mais feliz.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

29 MAR 2022

Olá, Carolzinha!

Parece que são vários os seus questionamentos. A saída de sua casa deve ser algo pensado e amadurecido entre todos os envolvidos, inclusive os que moram no seu lar atual. Mudar de lar por dificuldade de relacionamento nao irá necessariamente resolvê-los; pode até piorar.
Em relação aos medos…através da psicoterapia você poderá expressá-los e adquirir estratégias para vencê-los.
O medo é um obstáculo transponível; a cada conquista você se tornará mais forte.

Vanessa Thale Psicóloga Psicólogo em Maceió

1 resposta

29 MAR 2022

Olá Carolzinha,
A autoconfiança é fundamental para ter sucesso pessoal e profissional. Muito provável que toda essa insegurança esta relacionada aos traumas vividos ao longo da vida. A psicoterapia é indicado nesse momento para trabalhar suas inseguranças e principalmente entender o que leva se sentir assim.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

29 MAR 2022

Sempre existe a possibilidade de errar e fracassar, então, tentar implica se submeter ao risco de fracassar. Mas também não é possível obter alguma coisa sem correr algum risco, se por acaso algo não der certo, não tem problema, você terá aprendido um caminho que não chega aonde você quer. A maior parte dos aprendizados mais importantes de um ser humano vem dos erros.

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

29 MAR 2022

Olá Carolzinha! Que bom que você escreveu. Não mude casa, não saia de casa! Pode te parecer estranho isso vindo de um psicólogo. Pondere alguns dados que você apresentou:
- Vinte anos de idade (idade extremamente inadequada para morar com namorado), que, estando em relação péssima com a família, não permite tempo nem ambiente neutro para amadurecer ideias;
- Incerteza quanto qual trabalho seguir: nessa idade, trabalha-se, aprende a gostar do que é possível ou necessário fazer, depois, gradativamente, vai-se direcioando, aos poucos, para o trabalho que se quer;
- Medo de entrevista de emprego por achar-se incapaz.
- Indecisão sobre qual carreira seguir: não há profissões boas ou ruins, o que há é grau de envolvimento, motivação, dedicação e escolha de estratégias e técnicas de aprofundamento profissional.
Esses termos como empoderamento, sabotagem, adiar ida a lugares, indicam, junto com os anteriores, falta de amadurecimento, falta de autoconfiança.
Não se começa a amadurecer (aos vinte anos), fugindo da família.
Será muito importante você não tomar decisões de longo alcance, antes de melhorar a autoconfiança, antes de estabelecer rotina saudável , enriquecida de vida, que contenha formação de turma de conhecidos e colegas, estudos sérios, trabalho sério, atividade física, sono adequado, diversões saudáveis e éticas, dentre outras frentes.
Será importante você contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Continue com a máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8602 respostas

29 MAR 2022

Olá
Todos nós temos esse potencial de descobrir quem somos, o que queremos, o que gostamos, com o que sonhamos, etc. Se está difícil puxar isso pra fora, sugiro que busque um profissional que te ajude a expressar esses desejos todos que estão aí dentro e talvez ainda não são conhecidos. Talvez eu não possa pegar sua mão e te levar por um caminho, mas de mãos dadas a alguém você se sinta mais confiante em abrir essa caixinha e ver quantas possibilidades podem sair daí.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha