Medo de ser independente, de fazer as coisas quando tem alguém olhando!

Feita por >helena · 21 ago 2019 Autoestima

Não consegui tirar carteira de moto por vergonha de errar... Sempre que tem alguém olhando me desconcentro e sinto que estão me avaliando, me julgando! Me sinto triste por não ter realizado meu sonho, mas só de pensar em tentar novamente me sinto péssima.

A melhor resposta 22 AGO 2019

Olá Helena30! Obrigado por participar. Você já reparou que o grande olhar sobre seus erros, é o seu mesmo. As outras pessoas também apresentam insegurança. Uma parte delas vivenciam desconfortos assemelhados aos seus e, gradativamente, vão melhorando. Outras apresentam um índice menor de nervosismo e conseguem realizar as atividades. Assemelhado ao que acontece com você, as outras pessoas estão concentradas nas incertezas delas e muito pouco veem das outras. Será interessante você trabalhar essa questão com um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado

8602 respostas

25 AGO 2019

No momento em que a pessoa se sente completamente perdida, sem nenhuma perspectiva pela frente, a energia que estava flui e, geralmente, oferece uma solução original do inconsciente. No amadurecimento da sensação de não saber o que mais decidir e por onde seguir nasce a ideia súbita como lampejo e sentido de vida. Imerso na sensação de perder a si mesmo, em situações em que não vemos mais saídas, nos abrimos para algo que vem do inconsciente.

Os limites do trabalho do terapeuta residem na vontade do sujeito de entrar em análise. Quando uma pessoa se encontra com outra, ela escolhe o quanto de si irá compartilhar. O processo terapêutico é o encontro em que cada oferece partes de si até que o todo seja confiado. Posteriormente é, a partir do sintoma, que se chega ao símbolo, lhe dá formulação linguística e possibilidades de interpretação. O símbolo libera estratégias de ação no cotidiano. O terapeuta, ao mostrar interesse pela personalidade total do paciente, suas potencialidades e bloqueios, viabiliza que os impulsos de desenvolvimento sejam impulsionados.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

22 AGO 2019

Ola,Helena,seja bem-vinda!Algumas coisas devem ter acontecido na tua vida para te sentires tão insegura hoje.O ideal e procurar um psicólogo para trabalhar estas coisas que estão te bloqueando de conquistar as coisas que queres.Tenho certeza que a tua vida mudará. para melhor.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

22 AGO 2019

Bom dia, pelo seu relato percebo que sua autoestima não anda muito bem. Você traz em sua fala sentimento de inadequação, insegurança, dúvida, culpa e medo. Um sentimento de "eu não sou suficiente e eficiente no que faço ou venha a fazer. Essas observações e pensamentos negativos baseiam-se em informações vindas dos outros. Para que você possa trabalhar a mudança dessas convicções de incapacidade e ausência de autoconfiança seria interessante que você busque ajuda de um trabalho psicológico para que possas entender quais os fatores desencadeante desses pensamentos disfuncionais que ti autossabota.
Espero ter ajudado, att à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife