Tem solução para baixa autoestima?

Feita por >Gustavo Max Alves Abreu · 12 mar 2024 Autoestima

Olá meu nome é Gustavo tenho 19 anos sou estudante de psicologia estou no 3 semestre, Ultimamente isso tem afetado meu psicológico estou sentindo mal por causa da minha aparência e nunca tive namorada e acho que isso é bem impossivel para eu conseguir. Meu celular quebrou tem 1 mês tenho muito livre e nesse tempo praticamente só tenho pensamentos negativos e estou bem desanimado porque não consigo uma vaga de estágio remunerada, ultimamente so frequento faculdade,igreja e minha casa e me sinto preso e angustiado, queria me sentir leve de novo.

A melhor resposta 25 MAR 2024

Olá Gustavo!

Considerando que a autoestima é um conjunto de sentimentos e pensamentos que temos sobre nosso próprio valor (que aparece em nossas atitudes em relação a nós mesmos), ela pode sim ser trabalhada e promovida para trazer maior qualidade de vida.

Compreendendo os fatores que influenciam na sua autoestima, você poderá compreender mais profundamente sobre si mesmo e seus pensamentos que vêm contribuindo para seu desânimo e angústia. Conforme você se compreende mais, é possível ir promovendo sua autonomia e estratégias para buscar alcançar seus objetivos tal como o estágio remunerado ou mesmo buscar outras opções ainda não consideradas.

Em terapia é possível desenvolver essas questões, trabalhando na sua autoestima e na sua autoconfiança para promover maior bem-estar e se fortalecer para lidar com os desafios que você vem enfrentando.

Estou aqui para oferecer apoio e orientação sempre que precisar.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Gustavo!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

1 ABR 2024

Olá Gustavo, entendo como esses pensamentos estão afetando você e a sua saúde psicológica. É normal sentir-se desanimado diante de desafios como a busca por estágio e questões pessoais como a aparência e relacionamentos. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), trabalhamos para identificar esses padrões de pensamento negativos e substituí-los por pensamentos mais realistas e construtivos. Além disso, exploramos estratégias para lidar com a ansiedade e a angústia, ajudando você a se sentir mais leve e confiante.

Camila Moreira Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

29 MAR 2024

Olá, Gustavo! Lamento pelo que esteja passando.
Poderia te dizer que não há autoestima baixa ou alta, autoestima é algo que você tem ou não! E se não tem, sim ela pode ser contruída. Autoestima não está relacionada com aparência, embora gostar do que vê no espelho, faça você se sentir bem. Mas a verdadeira autoestima é o quanto você se estima, se admira, se valoriza e ela é construída do lado de dentro. Um passo importante para essa construção é o autoconhecimento, parece clichê falar, mas não há como se estimar de fato, se você não se conhece verdadeiramente. Psicoterapia sem dúvida te ajudaria nesse processo. Espero que fique bem! E estou à disposição.

Lunnara Freitas
Psicóloga
CRP 17/7702

Lunnara Freitas Psicólogo em Natal

3 respostas

26 MAR 2024

Olá Gustavo! Obrigado por escrever. Autoestima é algo flexível, de certa forma, útil, embora dolorida, quando sentida baixa. Passamos a vida aperfeiçoando nosso amor próprio, temperando nossa troca conosco mesmo e com os outros. A aparência é algo que modifica, que se conecta com o todo de nós. Quando tristes, nos percebemos feios, quando alegres, realizados, nos percebemos bonitos. Mais encantador ainda, é que quando harmônicos, realizados, somos percebidos pelos outros, como interessantes, atraentes. Agora, tempo livre será preciso rever. Se tivesse mais mil anos de vida, eu não teria tempo livre. Mil plantas a plantar, muitos pratos a cozinhar, passarinho a contemplar, milhares de livros a ler, quanto coisa por escrever, atividades físicas a fazer, lugares para conhecer, conhecidos, colegas e amigos para conversar, dentre outras possibilidades.
Precisaremos com urgência, reorganizar sua forma de ocupação do tempo, com respeito a atividades saudáveis, éticas e significativas para você.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

25 MAR 2024

Oi, Gustavo. Tudo são questões de entender seu funcionamento mental e na vida e ter a decisão de dar um basta em tudo que te incomoda e pra isso são necessárias algumas ações realizadas todos os dias pra que a mudança apareça. Tem coisas que não consegue justamente devido a essa postura perante a vida. A vida espera decisão. A vida não conversa com indecisos. O que quer pra sua vida de fato? Como se vê mais pro futuro? Fazendo o que? Vivendo que tipo de relacionamento?E te digo, muitas vezes não é aparência somente não, é toda uma postura que muda tudo! Vamos mudar? Entre em contato, a vida é só uma: faça valer a pena!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

25 MAR 2024

Olá, Gustavo!
Obrigada por compartilhar a sua pergunta.
Gustavo, você trás questões muito importantes, imagino que realmente elas estejam impactando no seu dia a dia.
Lembre-se que cada pessoa é única e tem qualidades valiosas que vão além da aparência física. Trabalhar a autoaceitação e valorizar suas próprias características e qualidades pode ajudar a construir uma autoimagem mais positiva.
E quem sabe durante esse período em que não esteja conseguindo uma oportunidade remunerada você possa se abrir para atividades mais satisfatórias, ou até mesmo um voluntariado, de forma a expandir suas experiências sociais. Já pensou nisso?

Em terapia é possível desenvolver essas questões, a fim de possibilitar ferramentas para que possa se fortalecer e lidar melhor com esses desafios.

Fico à disposição!
Abraços,
Psicóloga Luiza França

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

25 MAR 2024

Olá, Gustavo!
Obrigada por compartilhar a sua pergunta.
Gustavo, você trás questões muito importantes, imagino que realmente elas estejam impactando no seu dia a dia.
Lembre-se que cada pessoa é única e tem qualidades valiosas que vão além da aparência física. Trabalhar a autoaceitação e valorizar suas próprias características e qualidades pode ajudar a construir uma autoimagem mais positiva.
E quem sabe durante esse período em que não esteja conseguindo uma oportunidade remunerada você possa se abrir para atividades mais satisfatórias, ou até mesmo um voluntariado, de forma a expandir suas experiências sociais. Já pensou nisso?

Em terapia é possível desenvolver essas questões, a fim de possibilitar ferramentas para que possa se fortalecer e lidar melhor com esses desafios.

Fico à disposição!
Abraços,
Psicóloga Luiza França

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

25 MAR 2024

Olá, Gustavo, espero encontrá-lo bem.
Respondendo à sua pergunta, tem sim. A autoestima é uma avaliação de si a partir de parâmetros, valores e modelos. Sendo assim, com a compreensão de tudo que compõem a autoestima é possível sim chegar a um real entendimento de quem somos, para assim poderemos nos avaliarmos a partir da autonomia para atingir nosso objetivos, sonhos e tomar as nossas decisões. E quando temos uma autopercepção de autonomia, percebemos o quanto de fato nos amamos e somos capazes de sermos felizes. A vida é uma maratona, não um tiro curto.
Conte comigo para lhe acompanhar nesta jornada fundamental de autoconhecimento e compreensão de si.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba