Baixa autoestima pós termino

Feita por >José · 11 jul 2023 Autoestima

Olá, tenho 24 anos e sei que é normal ter baixa autoestima pós termino porém gostaria de saber se meu caso talvez seja algo pior surgindo em minha cabeça.
Minha ex namorada é extremamente linda, todos falam que é nível modelo, e eu sou um cara no máximo "Ok", sempre consegui ficar com gurias até que bem bonitas (minha ex a mais de todas).
Namorei 5 anos e após o termino eu me sinto muito horrível, parece que não tenho mais qualidade nenhuma.
As pessoas ao meu redor me elogiam, falam que sou um cara bacana, engraçado, algo que sempre fui realmente, sou muito de boa e sei tratar muito bem as pessoas. Pratico esporte armador, tenho um emprego muito bom com um salário muito acima do normal principalmente pra minha idade, me visto bem porém nada disso melhora meu animo e minha auto estima, parece que minha vida não tem mais nada de bom e estou me sentindo completamente abandonado.
O tempo irá ajudar com isso? O fato da minha ex ser extremamente linda pode estar piorando e por algum motivo minha cabeça ficar comparando nossas vidas de solteiro?
Fico o tempo todo imaginando que ela deve ter uns 100 caras por dia mandando mensagem para ela enquanto eu não falo com ninguém (estou tentando me auto reconhecer ultimamente e melhorar alguns pontos em minha personalidade)...

A melhor resposta 18 JUL 2023

Olá José. Obrigada pelo contato.
Seu relato me parece bem angustiante.
Estar em processo terapêutico vai te ajudar bastante a entender todo este sentimento de baixa auto estima e como o auto conhecimento vai dar muito sentido.
Entre contato

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

12 JUL 2023

Olá José! Obrigado por escrever. Beleza e salário alto, são componentes que não apresentam garantia de continuidade, além de não serem minimamente suficientes para o bem estar de uma pessoa. Teu próprio texto legitima essa constatação. A pessoa que você precisa mesmo valorizar é a si mesmo. Vivendo todas essas qualidades (salário, engraçado, agradável, educado, simpático), não pode haver espaço para as dúvidas que você apresenta.
De outro lado, o fato é que você as está apresentando. Há dificuldade para perder, para aceitar certos limites.
Nem tudo podemos.
Será preciso lidar com as limitações, aceitar e aprender com alguns nãos que a vida apresentar. Será preciso amadurecer.
Procure olhar para essência humana, ser você, melhorar-se. Não abra mãe das turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, da prática de esportes coletivos de contato, dos possíveis e diversos grupos, como grupo de estudo, frequência escola, envolvimento com trabalho, grupos de teatro, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.