Baixa autoestima = medo de ficar sozinha?

Feita por >CarolCVB · 10 out 2023 Autoestima

Namorei 9 anos meu ex, começou quando eu tinha apenas 15 anos. Foram várias idas e vindas, pois comecei a colocar em duvida meu sentimento por ele, já o amei muito no inicio, mas hoje sinto falta daquele frio na barriga e aquele sentimento bom de viver algo novo. Eu já terminei várias vezes em busca de viver tudo isso novamente, ou seja, conhecer outra pessoa e viver algo reciproco. O problema é que isso não acontece e eu me frustro muito! Eu só tenho interesse em quem não quer de verdade, até querem para fins de curtição e nada além disso (os dois últimos que me envolvi foram assim) e isso acaba com a minha auto estima e confiança, pois eu sou uma pessoa que tem muito a oferecer, muito além do físico, mas parece que não enxergam isso ou eu não consigo mostrar. Resumindo, eu fico muito desanimada e com medo de nunca mais ser amada, de não encontrar ninguém e ficar sozinha, tendo em vista que tenho 26 anos. E como meu ex me ama de verdade, eu sempre acabo voltando com ele, eu gosto da companhia e da pessoa que ele é, mas a paixão/tesão não existe mais (da minha parte) e eu vivo infeliz, só que quando estou solteira eu também me sinto infeliz devido a frustração com as pessoas. Eu não sei o que fazer para mudar esse cenário e me sentir viva de novo.

A melhor resposta 1 NOV 2023

Olá, Carol!

Compreendo como deve ser difícil sentir tudo isso e não conseguir encontrar o que você busca.

É difícil estar em um relacionamento com alguém que você sente que não ama mais, mas também ter medo de ficar sozinha.

Mas lembre-se que você não está sozinha, muitas pessoas já passaram por isso. É normal sentir medo de ficar sozinha, mas é importante lembrar que você não precisa estar em um relacionamento para ser amada e feliz.

Se você não ama seu namorado, é justo com vocês dois você buscar conversar com ele, esclarecer as coisas e decidirem o que é melhor para vocês.

Pode ser que o seu conflito e preocupação em ficar sozinha reflita alguma insegurança e baixa autoestima, e um processo terapêutico é recomendável para que você desenvolva seu autoconhecimento e independência.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Carol!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

23 OUT 2023

Olá Carol,
O mais importante e urgente que você tem a fazer diante deste cenário, é investir na sua jornada psicoterapêutica. Você está sim com sua auto estima baixa e é preciso que você a recupere o mais breve possível. Para tanto, a Psicologia oferece através da Terapia ferramentas para você ir fazendo uma imersão no seu autoconhecimento e no seu potencial para novas conquistas afetivas.
Terei imenso prazer em lhe auxiliar no investimento de sua jornada em Terapia.
Agende um horário comigo. Estou inteira a seu dispor.
Um abraço,
Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

21 OUT 2023

Olá boa tarde.
Me parece que vc está em conflito consigo mesma porque teve um namoro longo, desde a sua adolescência, e agora, adulta , se sente diferente mas não aceita esse novo lado de si mesma.
Penso ser importante um acompanhamento Psicoterapeutico, de autoconhecimento, para que possa reaprender a se sentir viva , como disse acima .
Abraço.
Obrigada.

Fabiana Cruz Destro Psicólogo em Araraquara

4 respostas

17 OUT 2023

Eu me pergunto se este namoro não é dependência. Falo de dependência emocional.
Vc precisa se sentir inteira e dependência emocional é facilmente confundida com amor.

Ivanilse de Lima Guimarães Gomide Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta