Mania de comparação e baixa autoestima

Feita por >poemabstrato · 27 dez 2021 Autoestima

Tenho 18 anos e estou namorando atualmente à 6.meses, e desde o começo já percebi uma diferença em minha autoestima, as vezes me sinto bonita, as vezes feia... e minha cabeça tem um prega de ficar me comparando. Me comparo principalmente com as Exs do meu namorado, seja corpo, cabelo... Se eu ver alguém e achar bonita, já me comparo e minha autoestima fica lá embaixo. Sinto que eu não sendo bonita como outra, meu namorado Pode me trocar, e eu reluto com esse sentimento mas.não consigo me sentir bem, minha ansiedade vem, e a vontade de ficar só dentro de casa. As pessoas dizem que sou muito bonita, sempre disseram que.meu cabelo é bonito, que meu corpo é desejado por tantas e tantas mulheres. Mas eu não acredito. Minha cabeça está focada em parecer com tal, eu não queria sentir isso, as vezes parece ser como inveja. Esse sentimento de inferioridade de querer me parecer com tal padrão pra chamar atenção...
E tem dias que minha autoestima resolve ficar boa, mas é por pouco tempo.
Como posso parar iss??? Comparação, medo de me acharem feia e me largarem

A melhor resposta 28 DEZ 2021

Como pode fazer parar isso? FAZENDO PSICOTERAPIA!
Voce precisa saber quem voce é e o que veio fazer aqui, qual o seu objetivo de vida.
Voce não nasceu para agradar a ninguém, nasceu para ser feliz, para realizar-se à sua maneira.
Cada um de nós é diferente e não há como se comparar com qualquer um; voce é voce e se quer paz e harmonia e saúde e realização tem que aprender a se amar, a se aceitar, a fazer voce mesma feliz,
Mas só consegue fazer isso se souber quem voce é.
Enquanto não se conhecer, se aceitar, se amar... sempre será descartável... voce está se colocando nesta condição de ser descartável, e vai ser descartável.
A escolha é sua, o poder está contigo, voce é dona da sua vida. pode fazer o que quiser da sua vida.
Ser descartável ou ser alguém que se orgulha de quem é, na tua forma original. Cada um colhe o que planta e as consequências também.
Abraços

5817 respostas

28 DEZ 2021

Ola!
A única forma que vejo de "parar isso" é, primeiro compreendendo esse sentimento de inferioridade com mais calma. Em segundo lugar, elaborar estratégias para valorizar essas qualidades, reconhecendo que nenhum relacionamento se sustenta apenas em estética, logo, esperar que meu companheiro fique comigo de forma tranquila se eu me achar bonita é meio raso. Mas o que há para além desse pensamento?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha