Problema de baixa autoestima

Feita por >Natália · 19 ago 2021 Autoestima

Boa noite!
Meu nome é Natália, tenho 26 anos, sou gordinha e me sinto muito feia.
Sempre fui muito cobrada por parte da minha mãe para que não engordasse. Na infância era muito privada de comer e muitas vezes comparada com outras crianças em função do peso. Na adolescência tive um relacionamento de 4 anos com uma pessoa que também me cobrava muito. Eu não percebia o quanto isso era abusivo. Com o passar do tempo engordei consideravelmente, não sou obesa, mas sei que estou acima do peso.
Hoje sou casada com uma pessoa incrível, que sempre me diz que sou linda e tenta me animar, mas sempre acho que ele fala para me agradar.
Tenho uma filha de um ano e após a gravidez minha autoestima só piorou, mesmo que eu tenha recuperado meu peso.
Me sinto gorda, acho meu rosto feio, acho que todas as roupas que eu visto ficam feias, e acho ótimo usar máscara pois ela esconde meu rosto. Tenho vontade de nunca mais sair de casa sem máscara.
Amo sair de casa mas sempre que estou fora acho que estou feia, sempre acho as outras pessoas mais bonitas e bem arrumadas. Isso me deixa desanimada para tudo, sempre acabo desistindo de sair.
Não tenho nenhuma vontade de me arrumar, nem me maquiar, parece que quanto mais feia eu me sinto, menos vontade de ver as pessoas eu tenho.
Meu marido não me cobra pela falta de sexo, mas simplesmente não sinto vontade por ter vergonha do meu corpo e por me sentir feia demais.
Enfim, isso sempre me incomodou muito, mas cada vez mais tem sido difícil.

A melhor resposta 16 SET 2021

Ola Natalia, hoje em dia é raro encontrar uma pessoa que tenha uma auto estima legal. Isso se deve ao fato de estarmos sempre nos comparando com as outras pessoas, e sempre vai ter alguem melhor que nós em algum aspecto. Não devemos nos comparar com ninguem porque nao somos um objeto, somos unicos, e por sermos unicos somos especiais. procure ver voce alem da aparencia do seu corpo. seu corpo é só uma pequena parte do ser maravilhoso que voce ja é. temos que tomar cuidado para não depositar nossa auto estima naquilo que é transitório. a pessoa mais linda do mundo com o tempo vira um maracuja enrugado, uma pessoa rica pode ficar pobre a qualquer momento, uma pessoa famosa pode ser esquecida, etc.
decida ser sua amiga incondicional e encontre a sua beleza que é muito mais do que só a beleza fisica.
Não se deprecie pois a vida é uma dádiva e temos que viver plenamente.
que essas palavras sirvam de inspiração para que busque fazer psicoterapia e trabalhar com afinco para alavancar a sua auto estima.

Fernando Sales Psicólogo em Uberlândia

5 respostas

1 DEZ 2021

Olá! A auto estima é a imagem que cada um tem de si mesmo, é a forma que a pessoa se enxerga, o valor que dá a si mesmo. Se você se enxerga de forma positiva, se você reconhece seu valor, isso vai gerar uma auto estima boa, agora se você se enxerga de uma forma negativa, vai ter uma baixa autoestima e com isso se sentir deslocada, inadequada que pode trazer vários prejuízos para sua vida tanto pessoal quanto profissional. A autoestima vai sendo construída ao longo da sua vida de acordo com o que ouvia das outras pessoas, hoje você tem crenças sobre si mesmo que não te ajudam.
Para se sentir bem, é importante que você reconheça os seus valores, você é a única pessoa que pode fazer isso por você mesma.
Busque ajuda profissional.
Fico à disposição

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

25 AGO 2021

Olá Natália, espero que esteja bem!

Você deve ser responsável pela própria mudança que deseja, e deve agir para chegar aonde deseja chegar. Esse percurso é muito individual, e passa por mudanças pessoais que devem nos levar a melhorias em nosso desenvolvimento. Embora seja uma situação muito mais cômoda e passiva, não deixe esses pensamentos ditarem o que você é ou não é, você não deve se apegar a eles, mas sim aos seus objetivos e o que é necessário para você alcança-los. Neste ponto, é preferível que você caminhe diariamente em direção a eles, mesmo que sendo apenas 1% todos os dias.

Se você está insatisfeita com seu peso, tente melhorar sua rotina física almejando uma diminuição de seu peso, e faça isso por você, porque você deseja mudar, melhorar, evoluir, descobrir possibilidades dentro de você que nem mesmo você conhecia. Nessa trajetória, busque ser consistente, e procure não se comparar com ninguém. Mas compare-se com seu passado, como você era e onde você quer chegar. Sinta orgulho de si, do que você superou, do que você conseguiu. Você é capaz disso, dê uma chance a você e a seus planos em primeiro lugar. Se sentir necessidade de suporte nesse processo, busque um acompanhamento Psicológico para te auxiliar. Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 AGO 2021

Olá Natália. Peço desculpas pela liberdade de lhe tratar apenas pelo 1º, mas é que tão nova assim, provavelmente não gosta se ser tratada por senhora. Vejo que você já há bastante tempo vem com esta dúvida sobre sua aparência. Também é perceptível o sofrimento que esta situação lhe causa. Mas, observei em sua fala algo que parece-me muito positivo: "Amo sair de casa"! Isso no meu ponto de vista pode ser a chave para sua libertação deste sofrimento. Nada melhor para nos animar do que fazer o que gostamos. Se você aliar isto a um acompanhamento psicoterápico, não tenho dúvida que lhe fará muito bem. Ainda mais que você pode contar com a parceria do seu marido. Vá em frente. Anime-se. Você é nova e tem a vida inteira pela frente.

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha

20 respostas

24 AGO 2021

Bom dia Natália.
Pois é, a cobrança que vc recebeu de seu núcleo familiar, para que atendesse um padrão estético pré definido, foi internalizado por você. A terapia e um acompanhamento com nutricionista podem te ajudar muito. Consulte também um endocrinologista para ver sua parte hormonal. Na terapia você pode trabalhar a autocobrança, baixa autoestima e desenvolver a auto aceitação, uma mudança de crenças e padrões de funcionamento mental e do comportamento. O nutricionista pode te ajudar não a fazer regime, que não funciona, mas a reeducação alimentar e aceitação de seu corpo, com suas qualidades e defeitos. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

20 AGO 2021

Boa noite Natália.. importante entender as causas de si percepção de si. Sugiro terapia.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

20 AGO 2021

Olá Natalia.
Será que se você fosse magra, conseguiria se sentir bonita?
Será que se tivesse outra aparência, poderia se sentir melhor?
Quais são as suas virtudes? Todas as pessoas tem algum tipo de beleza e bondade, mas também tem um lado não tão bom e não tão bonito. Será que você percebe seu lado perfeito ou só observa suas imperfeições?
Sugiro que observe com detalhes o que tem de perfeito em você e faça isso com mais frequência para entender que também tem beleza em você.
Já conheci mulheres lindas que se sentem feias e já conheci mulheres fora do padrão de beleza que se sentem lindas.
Busque ajuda psicológica se quiser perceber sua beleza interior e exterior, além de melhorar sua auto estima.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 AGO 2021

Olá Natália! Grato por escrever. Certamente você organiza, para si mesma, uma juíza que cobra muito, olhando para apenas um aspecto. Cada pessoa é única, rica de possibilidades e pontencialidades. São muitas facetas em cada uma das pessoas: voz, sorriso, saberes, carinho, vinculações, expressões, etc..
Será importante você pode reorganizar a forma de avaliar a si mesma para que possa ver, viver e desfrutar das mais diversas expressões de vida que nos são possíveis.
Será aconselhável que você passe por uma caminhada científica com um psicólogo. Veja nossos perfis, escolha um de nós e venha de mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira - variante delta - maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos, até alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butatan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

20 AGO 2021

Olá Natalia, Boa noite
bom fatores de privação no seu passado fez você se torna um adulto que se cobrar bastante e estar em constante julgamento com você mesma, você tem que buscar entender que cada pessoa tem uma versão melhor de si, e que você também tem essa versão. Bom no estado que a sua autoestima se encontra lhe aconselho a procurar terapia, pois se precisa trabalhar questões do seu ego que estar bem fragilizado.

Euler Marcos De Assis Araujo Psicólogo Psicólogo em Bertioga

9 respostas

20 AGO 2021

Boa noite, Natália..
A psicoterapia pode te ajudar nessa questão com a baixa autoestima, além da imagem corporal e o auto desenvolvimento. Seria interessante olhar para as crenças que adquiriu ao longo do tempo face às comparações que faz e a frustram. Os aspectos que você relata, se não tratados, podem levar à depressão.
Procure ajuda. ;)

Anônimo-391348 Psicólogo em Limeira

8 respostas

20 AGO 2021

Boa noite Natália. Percebe-se que você apresenta dificuldades com sua autoestima, podemos perceber também que desde a infância você sofreu pressão devido ao seu peso, possivelmente refletindo em um auto-julgamento no presente, afetando suas relações consigo mesma e com outras pessoas. É necessário que você busque se conhecer melhor, fortalecer sua autoestima, autoconfiança e relações externas, para que seja possível você se sentir bem novamente sem precisar se esconder atrás de uma máscara e consegue sair novamente de casa. Para isso, você precisa modificar suas crenças e fortalecer o autocuidado. Não se permita passar mais tempo por este incômodo, seja feliz!

Psicóloga Jéssica Scopel Psicólogo em Caxias do Sul