Como lidar com uma autoestima baixa que faz você se sentir sem saída?

Feita por >Ana · 15 jul 2021 Autoestima

Eu sempre tive problemas com a autoestima, desde criança me sentia diferente, mesmo não tendo sofrido bullying, mas consegui sobreviver até a minha vida adulta. Quando mais nova, eu era a típica garota que ninguém se interessava, mas tudo bem até, eu não me interessava por ninguém também, a carência era mínima no sentido de querer ter alguém (e talvez por isso tenha sido mais fácil sobreviver sem mais conflitos), mesmo assim eu me sentia "excluída", quase uma não-garota, por não atrair os meninos. Eu não me arrumava, muito pelo contrário, vestia blusas pra me esconder em mim mesma. Não me sentia digna de me arrumar quando via meu rosto no espelho. Me achava mesmo muito horrível a esse ponto. Mas guardava pra mim, eu sou o tipo de pessoa que guarda tudo e segue a vida pra só explodir lá na frente, como tô explodindo agora.
Meu peso é padrão, meu cabelo é ok, eu sei cortar e cuidar, mas eu não consigo lidar com meu rosto. Me acho pior ainda de maquiagem (não sou muito fã de maquiagem e também não tenho dinheiro). Eu acho que nunca consegui me ver no espelho e pensar "essa sou eu", porque eu gosto de mim, mas odeio meu rosto, é como se não refletisse quem eu sou, como se eu nunca tivesse me visto de verdade. É como se eu negasse meu rosto.
Namorei por muitos anos com um cara bonito que por ironia não ligava pra beleza, mas terminei o relacionamento por motivos que não envolvem meu complexo. O ponto é que hoje estou em outro relacionamento há alguns meses. Eu tenho 27 e ele 23, o que indica que a gente tá em fases diferentes da vida, mesmo assim a gente se encaixa muito bem, as personalidades batem de um jeito que nunca conheci alguém tão parecido comigo, e é a mesma coisa com ele. A gente faz muita coisa juntos. Acontece que ele vem de uma "bolha" diferente da minha, e também não faz muito tempo que entrou na vida adulta, o que significa que até pouco tempo atrás o maior interesse dele era conhecer garotas bonitas e ser desejado, como praticamente todo adolescente, ainda mais influenciado pelos amigos mulherengos que tem (ele é mais quieto). As amigas dele são todas lindas, TODAS, não tem uma 'normal', não tem como eu não me comparar. O meu grupo de amigos sempre foi mais relax, ninguém se importa com beleza, eu tava até desacostumada. Eu não tenho medo de traição, mas sinto sim medo de em algum momento ele olhar pra mim e não me achar desejável, afinal, as amigas dele são LINDAS, ele tá acostumado com um nível de beleza que eu não tenho como oferecer. Ele disse que me acha bonita, que mudou muito em comparação com anos atrás e etc, o que acredito de acordo com o que sei sobre ele, mas não é o suficiente pra apagar o meu complexo porque eu sei que eu não sou bonita, que talvez ele me ache bonita porque tá apaixonado e só isso, fora isso eu sou mais velha, logo vou envelhecer. O relacionamento é recente, e apesar da gente estar levando a sério, não vou ficar atormentando ele com essas questões, mas são sim questões que me doem, porque parece que o mundo não é pra mim, que eu não tenho encaixe e nunca vou ter. É como se fosse melhor eu terminar esse relacionamento antes que eu estrague tudo por causa desse complexo ou antes que ele vá embora, porque aí pelo menos eu me compararia muito menos. Quando eu vejo alguma amiga dele eu fico com vergonha de mim, e eu tenho medo que em algum momento ele sinta essa vergonha também. Eu fico pensando sobre o que fazer pra ser mais parecida com elas, em como juntar dinheiro pra plástica, sendo que sou "contra" plástica (a ideia de mutilar o corpo por padrão estético é algo assustador e é bizarro eu sequer cogitar isso, mas hoje cogito fortemente).
Quanto a minha opinião sobre beleza dos outros, eu realmente não ligo. É óbvio que todo mundo tem um padrão que acha bonito, mas isso importa muito pouco pra mim. Não gosto de comentar sobre a aparência dos outros também, e ainda bem que meus amigos também são assim, então falar da aparência dos outros, só se for pra elogiar. No máximo a gente falava de um professor que usava bermuda roxa com meia verde-limão na faculdade. Meu ex que já citei aqui, já foi atlético, muito magro, gordo, nunca foi algo que me importou. O cara com quem estou agora engordou recentemente, não ligo também. Mas o fato dele só ter amigas muito bonitas indica que ele liga, sabe? Indica que talvez ele pense "bem que ela poderia ser bonita", "tantas garotas bonitas e fui me apaixonar por ela". Me sinto muito sem valor quando penso sobre isso. E não, ele nunca deu qualquer indício de que pensa assim, mas eu imagino isso. Eu só queria sair desse inferno. Queria poder sentir que sou digna.

A melhor resposta 11 AGO 2021

Oi Ana...
Voce está por demais preocupada com as outras, está se comparando com as outras, está se julgando e julgando os outros, as outras garotas. Cada um de nós é diferente e não tem como se comparar, com ninguém.
Além do mais o corpo é apenas o instrumento físico para realizar o que se passa na tua alma.
Este o corpo que voce escolheu para existir aqui e veio exatamente para se construir neste ambiente julgador que vê aparências e não as essências.
Precisa investir no autoconhecimento, saber quem é, de onde voce veio, o que veio fazer aqui, qual o seu objetivo de vida e tantos outros...
Não veio para ser mais bonita, nem para disputar nada e com ninguém. Veio para ser voce mesma, expressar e concreizar o que tem e o que a tua alma exige.
A felicidade e a realização vem disso e não em ser aceita pelos outros.
E, não se preocupe com os namorados... quando estiver plena de ti mesma, voce vai necessariamente brilhar. Qual garoto não quer uma mulher que valha a pena?
Conquiste a ti mesma, faça o que voce gosta e não se preocupe com os comentários dos outros. Isto não te afeta em nada, Tenha e cultive o amor-próprio.
Se precisar de ajuda inicial, solicite.
Abraços

5817 respostas

21 DEZ 2021

Olá!A auto estima é a imagem que cada um tem de si mesmo, é a forma que a pessoa se enxerga, o valor que dá a si mesmo. Se você se enxerga de forma positiva, se você reconhece seu valor, isso vai gerar uma auto estima boa, agora se você se enxerga de uma forma negativa, vai ter uma baixa autoestima e com isso se sentir deslocada, inadequada que pode trazer vários prejuízos para sua vida tanto pessoal quanto profissional.
Para se sentir bem, é importante que você reconheça os seus valores, você é a única pessoa que pode fazer isso por você mesma.
Busque ajuda psicológica.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

21 DEZ 2021

Olá! A auto estima é a imagem que cada um tem de si mesmo, é a forma que a pessoa se enxerga, o valor que dá a si mesmo. Se você se enxerga de forma positiva, se você reconhece seu valor, isso vai gerar uma auto estima boa, agora se você se enxerga de uma forma negativa, vai ter uma baixa autoestima e com isso se sentir deslocada, inadequada que pode trazer vários prejuízos para sua vida tanto pessoal quanto profissional.
Para se sentir bem, é importante que você reconheça os seus valores, você é a única pessoa que pode fazer isso por você mesma.
Algumas características das pessoas com baixa autoestima
- Falta de confiança
- Medo de ser rejeitado
- Precisa de elogios e reconhecimento dos outros para se sentir satisfeito consigo mesmo
- Comparação, está sempre se comparando com outras pessoas
- Perfeccionismo
- Não reconhece seu valor e seu sucesso.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

19 JUL 2021

Ana, lamento que esteja se sentindo dessa forma.

Me parece que o grande problema é que você tem uma autoimagem distorcida que faz com que você não se sinta bonita o suficiente, por mais que você racionalmente se perceba dentro de alguns padrões. Isso geralmente se dá por diferentes razões mas uma delas é o consumo excessivo aos perfis em redes sociais de pessoas que parecer ser perfeitas, pois fazem uso de ferramentas tecnológicas para parecerem dessa forma.

As vezes deixar de seguir e acompanhar alguns desses perfis e passar a acompanhar mais perfis de mulheres com corpos reais colabore para ressignificar a visão que tem sobre padrões de beleza e que tem sobre si mesma.

Outra coisa importante é entender desde quando você se sente assim, quais gatilhos potencializam esses sentimentos autodestrutivos, com que frequência você se sente dessa forma, esses questionamentos são importantes nesse processo de transformação.

Desejo força para você continuar buscando ajuda.

Se precisar de mais, me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 JUL 2021

Olá Ana! Grato por escrever. O que fortalece uma pessoa é a sua construção, não a sua comparação com os outros, posto que comparações são sempre emocionais, nunca racionais. Cada pessoa é única, é rica de possibilidades e pontencialidades, com mil facetas que se completam formando um conjuto que habita um corpo, uma história, um jeito de expressão. Não há pessoas melhores ou piores, há pessoas únicas.
Certamente você precisa fortalecer sua autoconfiança. Para tanto os argumentos acima precisam ser percebidos a ponto de gerar modificação de postura diante de si e dos outros. O caminho mais rico e mais sólodo é a psicoterapia com psicólogo. Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica com abertura mental, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de muitos políticos falsos, de muitos religiosos falsos, até alguns cientistas, falsos, sigamos as recomendações cientificas e comunicacionais de insitutições sérias como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

16 JUL 2021

Ana vc pensa demais nos outros, que são melhores que vc etc..
O ponto de vista da beleza é mto relativo.
A questão é q vc quer sempre se comparar aos outros.
A terapia vai lhe fazer bem. Procure.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 JUL 2021

Oi, Ana

Imagino o quanto deve ser dolorido não se sentir ajustada para as pessoas com quem tu te relaciona, sobretudo, no seu relacionamento contigo mesma, o quanto deve ser difícil se olhar diariamente e não se sentir bem. Talvez seja importante conversar com alguma profissional sobre como tem sido suas experiências e sentimentos de desvalorização, para compreender o que te faz pensar ser uma pessoa pouco atraente.

Me coloco à disposição para pensarmos juntas sobre como se sente, como tem sido para ti esses sentimentos. Abraço.

Anônimo-389903 Psicólogo em Porto Alegre