Raiva e tristeza das lembranças e baixo autoestima

Feita por >Emerson · 26 set 2021 Desenvolvimento pessoal

Diversas vezes durante o dia tenho lembranças ruins de coisas do passado. Sempre são lembranças de bullying e pessoas me humilhando ou me desrespeitando de alguma forma, e quando me lembro disso tenho muita raiva e fico me imaginando de alguma forma realizando uma vingança ou me protegendo dessas brincadeiras. O problema é que isso me estressa muito. As lembranças surgem do nada e fico com muita raiva, além da baixo autoestima pelo o que aconteceu, me sinto um bosta por esses desrespeitos quando lembro, e me sinto mais inferior ainda quando eu me importo com essas coisas, por que eu queria não me importa, não ligar, e por isso me sinto mal, me sinto um idiota por essas coisas terem acontecido e também por eu esta lembrando e me importando com isso. E qualquer coisa que eu vá fazer essas lembranças atacam, seja nos estudos, andando, ou até mesmo comendo, fico imaginado esses pessoas me desrespeitando nesses momentos, e sempre vem o sentimento de raiva e que estou agindo com uma idiota bobo. Não sei como me livrar desses pensamentos, só queria viver minha vida normalmente, mas não consigo.

A melhor resposta 27 SET 2021

Olá Emerson! Grato por participar. Quem sente raiva, castiga a si mesmo, quem sente tristeza, entristece a si mesmo. Rotina de vida com foco na realizações de metas e objetivos, afastam essas sensações. Não se pode permitir aos outros, o poder de organizar, de fora, estados internos. Organizar rotina de vida, considerando sono adequado, alimentação, atividades físicas, trabalhos, afazeres domésticos, estudos, lazer, turma de conhecidos, colegas e amigos, não deixa espaço para essas coisas.
Inicialmente poderá ser importante você contar com o direcionamento científico de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

10 FEV 2023

Olá Emerson,
Primeiramente gostaria de dizer que não há nada de errado em sentir raiva e tristeza. Esses são sentimentos que fazem parte da vida e indicam que algo dentro de você precisa receber mais atenção.
É muito comum que questões mal resolvidas retornem dessa forma. Isso significa que elas precisam ser encaradas, expostas para finalmente irem embora. Mesmo que seja difícil (e eu entendo que é) esse é um passo necessário, por isso um ambiente acolhedor, sensível e seguro seja a melhor forma de trabalhar esses problemas.
Caso queira falar mais sobre isso, me coloco a disposição.

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

27 SET 2021

Olá Emerson.
A psicoterapia é um ambiente adequado para expor estes pensamentos e buscar outros mais adaptados. Falar sobre o que aconteceu, como e quando ocorreram, estas situações desagradáveis, pode te ajudar a superar. Os pensamentos podem estar ocorrendo em sua mente porque ainda não encontrou uma solução, quando encontrar poderá ficar melhor, e a sensação de idiota poderá permanecer em você em outras circunstância se não buscar ajuda. É importante entender em que momentos se sente mal, quais situações sente muita raiva, assim vai construindo seu auto conhecimento para entender e enfrentar cada momento difícil que viveu ou tem presenciado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 SET 2021

Olá Emerson.
Obrigado por compartilhar suas experiências.
Com o seu relato, sugiro você a fazer Psicoterapia, procurar um Psicólogo para serem trabalhadas essas questões.

Leandro Costa Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

13 respostas

27 SET 2021

Emerson,
Voce não está vivendo, voce está adaptado aos outros, está fazendo o que os outros querem e não o que voce quer.
O sistema te moldou, te adestrou, por isso se magoa com os outros.
Voce não nasceu para dar satisfação aos outros, nasceu para ser feliz e realizar o seu objetivo de vida.
Precisa aprender a ser si mesmo.
Faça Psicoterapia para se conhecer, saber quem é, qual a sua verdadeira identidade, o seu objetivo de vida e como lidar com o sistema sem se apagar, sem renunciar a tua soberania.
Tão logo muda o teu posicionamento de vítima para autoresponsável, todas as coisas mudam...
Mas, voce escolhe.
Abraços

5817 respostas

27 SET 2021

Bom dia!!
Precisa entrar no processo de psicoterapia para poder lidar com esses sentimentos de raiva.E trabalhar em vc emoções positivas.

Psicóloga Cariny Souza dos Santos Psicólogo em Belém

3 respostas

27 SET 2021

Olá Emerson.
Única forma de superar essas lembranças é através do apoio psicológico. A tendência é que os sintomas piorem com o tempo.
Estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro