Por que não estou importando-me com as pessoas?

Feita por >Aliny Sousa · 19 abr 2017 Depressão

Ultimamente estou enfrentando problemas. Sempre guardo meus sentimentos, minha raiva, estresse, ansiedade, medo, pânico. Tento falar disso com meus amigos, que por sinal são poucos, porque não confio nas pessoas, mas evito porque tenho medo que eles possam me achar louca e não falarem mais comigo. Então, sem querer eu vi a página do site no facebook e resolvi pedir ajuda ou simplesmente alguem que me escute sem me julgar.

Trabalho em um lugar apenas porque preciso. Minha mãe sempre me trata de forma ruim, com xingamentos e nunca me elogia quando faço coisas boas. Sempre a ajudei em tudo e ela nunca me apoiou em nada do que eu quis fazer, sempre me criticando e me colocando pra baixo.

Perdi meu pai em 2013, ele era alcoólatra até hoje eu me culpo por sua morte. Por não ter lutado por ele, por não ter insistido mais e mais pra tirá-lo dessa vida. Ao inves disso, não fiz nada pra impedir minha mãe de colocá-lo pra fora de casa. Ele que sempre a amou e deu tudo pra ela e ela sempre o tratando mal.

Estou namorando há 5 cinco anos e atualmente não sei mais o que sinto por meu namorado, não sei se ainda gosto dele e em um momento de raiva e tristeza o trai com um amigo meu que conheço há muito tempo e que foi meu primeiro beijo, parece até coisa de novela mas não é. Não consigo terminar com ele, porque ele gosta muita de mim e tenho medo de magoá-lo e sei que ele ficará imensamente chateado quando souber o que eu fiz.

Semana passada um desejo enorme de me matar tomou conta de mim (já tinha tentando anos atrás, porem meu pai me impediu). Eu simplesmente iria me enforcar, me livrar de todos os problemas, de toda culpa, dos gritos da minha mãe, das palavras ruins, da época da escola, de todos os momentos ruins que eu passei, das lembranças ruins de pessoas más.

Eu sempre tento me reerguer, tento correr atrás dos meus sonhos, de sair do poço, mas sempre algo acontece pra me puxar de volta. Eu tento buscar apoio nas poucas pessoas que considero minhas amigas. Não me matei semana passada porque eu lembrei delas, lembrei do sentimento de perder alguem. Eu só quero que a dor passe e eu possa seguir em frente. Tentando não magoar ninguem.

Desculpem o texto enorme é que o acumulo de sentimentos dentro de mim é enorme.

A melhor resposta 19 ABR 2017

Olá Amanda, pelo que percebi você tem dificuldade em elaborar as perdas, você critica sua mãe por ter terminado o casamento com seu pai, e ao mesmo tempo refere que ao brigar com seu namorado o traiu por raiva e não sabe como terminar como ele para não magoá-lo ou você não quer perdê-lo, não aceita a perda do pai, tanto é que se culpa. Entretanto o que mais inspira cuidado é o fato de você acreditar que para acabar com seu sofrimento dos traumas vivido no ambiente da escola e do fato de ter perdido o seu pai como se você detivesse o poder de modificar tal situação é através de sua morte, mas o que percebo é que você não deseja morrer, você quer se livrar da dor das perdas, do sentimento de culpa, raiva e frustração. Oriento-a que procure imediatamente uma consulta com uma psicóloga de sua cidade porque você está com traços de depressão e quando se está com depressão a visão que se tem do mundo, das pessoas e tudo a sua volta é uma visão negativa e a de que não há saída, mas há saída sim através da terapia e medicamento para tratar a depressão. Há graus da depressão que se faz necessário o tratamento com medicamento (psicofármacos) em conjunto com sessões de psicoterapia.
Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

21 ABR 2017

Amanda, pelo o que entendi, você não compartilha dos seu sintomas nem com os seus poucos amigos. Isso de repressar as nossas angustias é o que faz não sairmos, como vc disse, do fundo do poço.
Procure um psicoterapeuta Amanda, vc precisa trabalhar com vários elementos que permeiam a sua vida, como o bem e o mal, o papel da filha, o que pertence a mim e o do outro, a culpa.
Você precisa desabafar e nesse acolhimento, o profissional estará apto a lhe conduzir e lhe trazer segurança no seu processo. Espero ter lhe ajudado!
Grande abraço! Tudo de bom pra ti!

Suzana Oliveira dos Anjos Psicólogo em Feira de Santana

11 respostas

20 ABR 2017

Amanda, bom dia! Por favor procure um psiquiatra urgente. Pelo que entendí você precisa de ajuda para alavancar seu equilíbrio, e a medicação com a terapia podem ajudar você a melhorar a qualidade de vida, e sentir-se muito melhor. Peça para algum amigo de confiança lhe acompanhar na primeira consulta, conte com a ajuda externa até você se equilibrar. Os sintomas que você relata já estão muito estudados, é possível se sentir muito melhor.
Um abraço e boa sorte,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

20 ABR 2017

Boa Noite, Amanda

O importante é que vc está pedindo ajuda, aqui dos colegas profissionais. Agora para que vc tenha uma melhor oritancao busque uma escuta psicoterapeuta presencial, onde poderá ser avaliada e encaminhada para um atendimento mais direcionado. Isto irá apoiá-la neste desafio de forma mais efetiva. Você irá se conhecer melhor e perceber sua força interior. Abs

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

19 ABR 2017

Olá Amanda! Fico feliz por ter se aberto por aqui e de alguma forma pedir ajuda com todas emoções e sentimentos guardados! Todos possuem um passado com situações felizes, tristes, com mágoas... Administrar estas linhas do tempo e determinar se elas devem ser compartilhadas ou se devem ficar apenas na memória de quem as viveu devem ser ponto para ser olhado e trabalhado! O apoio emocional através da Psicoterapia vai poder te ajudar a olhar com cuidado como administrar tudo isso que “borbulha” dentro de você, não somente com a sua relação familiar, mas em suas outras relações que de alguma forma podem trazer algum incomodo. Só você pode olhar para dentro de você e não desistir! Espero ter lhe ajudado. Para quaisquer esclarecimentos ou acompanhamento, estou à disposição. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro