Exaustão e tristeza profunda.

Feita por >Andressa · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

Olá, meu nome é Andressa e tenho 25 anos.
Tive uma infância difícil, meus pais eram alcoólatras (minha mãe, apesar de uma ótima mãe, era uma ex prostituta) e morava em um bar e desde nova não me sentia pertencente naquela família, naquela realidade. Além de me sentir insegura, eu tinha muito problema com meu corpo, pois sempre fui gordinha e passei por muito bulling. Sentia que todos me tratavam diferente, e já tive amigas que foram proibidas de andar comigo, o motivo? Não sei. Isso me machucou por muito tempo. Desenvolvi então uma depressão na adolescência, tentei me suicidar algumas vezes, culpava meus pais, tinha raiva de tudo. Sempre trabalhei desde os 13 anos, porque eles não podiam me dar nada. Imaginava que mudando de cidade eu melhoraria. Então em 2019 eu passei para a faculdade de filosofia, em outra cidade e me mudei, estudava e trabalhava no começo tudo foram flores, depois tudo por agua abaixo. Me envolvi com um cara tóxico, que me chamava de vagabunda e me traia (sempre tive dependência emocional) foi difícil sair dessa relação, mas depois de muita ajuda consegui e me mantive forte. Tranquei a faculdade, me mudei de casa e as coisas começaram a andar, até um apt eu consegui comprar na planta e este ano me entregam... Hoje eu faço a faculdade dos meus sonhos, que é Psicologia... Entretanto, após de um tempo eu troquei de emprego e hoje a empresa que trabalho é muito tóxica e sofro muita pressao além de ser humilhada, engordei 13 kgs, hoje estou com 102 kg. Eu estou extremamente exausta. Exausta de tentar, exausta dos altos e baixos, de trabalhar e ter que lidar com esse pessoal que me faz tanto mal,e não conseguir lidar com eles, não consigo sair mais com vergonha, as pessoas sempre comentam do meu peso, minha vida é trabalho estudo e casa.
Não saio da cama, tenho vergonha de mim, fiz terapia mas mesmo assim não consigo sair disso e não consigo mais pagar a terapia, porque também sou sozinha e cheia de contas pra pagar.
Estou exausta, triste, eu sei que teria que estar feliz por ter conquistado tudo isso porém, eu me sinto triste, vazia, eu só queria ficar bem. Não aguento mais viver isso...
preciso de ajuda.... terapia não tem me ajudado, remedios são caros e não consigo manter por muito tempo. A vontade que tenho é de me tirar a vida, porém nem isso eu tenho coragem.

ficaria grata se alguem pudesse me ajudar de alguma forma.
as vezes queria ser internada.

A melhor resposta 14 JUL 2023

Olá Andressa! Que bom que você escreveu. Escrevestes porque estás a lutar por superar essa dificuldade. Parabéns por esse gesto. Matrículas em cursos de Filosofia, Psicologia, envolvem interesses por questões profundas. De outro lado, a história que você apresenta, indica luta com dificuldades complexas. Sabemos, provavelmente você mais do que nós, de que não há mágica. Nos amparamos em nossos hábitos, motivações, companhias, desde que com escolhas corretas, persistência, disciplina, luta constante e com consciência. Em analogia com com remédio, quero contribuir com a ideia de (ré maior). Em outras palavras, viver com bons hábitos, lutando para que a necessidade se torne hábito, o hábito tornado familiar se torne prazeroso e regular. Atividade física pelo menos duas vezes por semana. Dado o seu sobrepeso, começar aos poucos, com o tempo ir adaptando, evoluindo; turma de colegas e conhecidos de convivência regular que sejam éticos e saudáveis, estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, grupos de teatro, esportes coletivos de contato, estudos, arte, dança, cultura, viagens, serviços comunitários dentre outros.
Aproximação com adultos que sejam sensatos, éticos, saudáveis, confiáveis. Poder contar com quem conversar de forma respeitosa e respeitada.
Cada e todo ser humano é único, rico de possibilidades potencialidades. Seja companhia, conte com companhia. Construa a tua originalidade saudável!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

17 JUL 2023

Tudo que passou , viveu, toda tua infância foi marcada pela falta de zelo, cuidados, proteção, por isso, você inconscientemente é atraída por caras que abusam de você, empregos e chefes, porque tá tudo aí dentro de ti mal conduzido, mal trabalhado, você precisa dar um novo significado pra tudo que passou e se sentir merecedora, sentir permissão na vida, ainda está atrelada aquele ambiente, a tudo que viveu e que deixou marcas, traumas que precisam ser curados para você olhar pra frente e saber que independente do que viveu você pode conseguir tudo que deseja ou até o que nunca desejou por não saber que pode sonhar e realizar. Essas dividas todas que você tem é justamente por se sentir devedora no mundo, sente que deve muito na vida e que a vida é só pagar contas e mais contas porque assim não sobra dinheiro pra de fato fazer e viver o que você poderia viver. Esse peso todo que vem carregando tem função na tua vida, vem pra te dar força pra aguentar tudo que tem aguentado porque de outro modo não suportaria. Existe grande vazio emocional, e por isso, a comida vem como preenchimento, mas não preenche...
Entre em contato comigo, não é sobre terapia, é sobre ter acesso a você mesma e conseguir sair de todas as dívidas e viver uma vida que valha a pena.
Steffany E. Alves
crp22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

15 JUL 2023

Andressa,
No se relato você trouxe todo um contexto que precisa de um tempo maior que só mesmo a terapia iria conseguir te auxiliar a ressignificar algumas vivências, sugiro que nesse momento como não pode pagar procure as faculdades de psicologia em sua grande maioria elas tem estagiários que atendem gratuitamente e prestam um serviço de qualidade com supervisão. É importante realizar uma consulta com o psiquiatra e verificar se ele consegue te receitar um remédio que seja mais acessível a sua condição financeira, mas que seja efetivo ao seu caso. Em casos que você identifique que precisa de um apoio muito urgente em que essa tristeza que você relata seja muito intensa tem o CVV, através do número 188 o atendimento é gratuito.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Olá Andressa, espero que esteja bem, na medida do possível.

Obrigada por compartilhar seu relato, mesmo que te cause muita dor relembrar sua história de vida. Seu relato apresenta sintomas importantes, motivo pelo qual, seria importante que você reavaliasse com carinho a possibilidade de um acompanhamento profissional.
Nota-se que sua alta estima está extremamente abalada, e que talvez haja uma distorção sobre si mesma, a partir do tratamento em que você recebeu na infância. Observe que os cuidadores, são nossa primeira referência na vida, quanto a modelos de relacionamento e desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação de vínculo. Pelo seu relato, identifica-se que você não cresceu em um ambiente em que pode sentir-se segura e protegida. É necessário investigar-se de que formas esse contexto afeta hoje sua forma de pensar e seu padrão de comportamento. Nesse sentido, um acompanhamento psicológico será de grande valia.
Além disso, é necessário investigar se no momento, sua forma de dar vazão a essas emoções negativas, seria em sua alimentação. Em algumas ocasiões, o alimento torna-se a única fonte de prazer e bem estar, e isso pode tornar-se compulsão alimentar.
Como dito anteriormente, reavalie com carinho um acompanhamento profissional.

Um abraço.

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

14 JUL 2023

Querida Andressa, imagino a sua dor.
Mas, olha as crianças eram obrigadas a se afastar de vc na infância provavelmente por causa da má conduta dos seus pais, não tem nada a ver com vc, às vezes nos doemos e nem somos nós o problema.
Outra coisa, mtas vezes os padrões se repetem em nossas vidas, vc teve pais tóxicos, dps companheiro tóxico, trabalho tóxico. Sem perceber e de maneira até inconsciente nos aproximamos sempre daquilo q nos machucava na infância embora tentamos fazer diferente, isso acontece pq o cérebro trabalha por repetição, mas a terapia pode te ajudar sim a quebrar esse padrão. Vc tem sido extremamente forte, tem sozinha buscado se reerguer e isso exige mta força e por mais q vc não acredite, vc tem.
A psicoterapia pode te ajudar. Às vezes antes não era o seu momento de cura e esse momento pode ter chegado agora. Acredite em mim, não é fácil, eu sei, mas td, absolutamente tudo tem jeito. Tenha fé, continue lutando por vc!

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo