Eu me sinto profundamente envergonhada por esta depressiva

Feita por >Thaina Nascimento De Souza Sardinha · 25 abr 2018 Depressão

A pouco mais de 2 meses deu inicio em minha vida uma fase de grande tristeza, chegou ao fim um relacionamento abusivo que durou 1 ano de sofrimento, e eu cega não conseguiu visualizar que estava totalmente dependente é doente por esse homem que só me usou e me agredida e me culpava por todas as nossas brigas. Hoje, estou me sentindo envergonhada por todas as ofensas que escutei do mês, dopada e pensando em tirar minha própria vida

A melhor resposta 2 MAI 2018

Thainá!!
Acredito que você esteja triste e decepcionada consigo mesma, por ter permitido passar assédio moral, torturas psicológicas e não ter reagido. As pessoas passam por esse tipo de situação quando não querem enxergar o obvio, por gostar ou pensar que haverá mudanças no outro. Muito bom você ter percebido claramente que não deveria passar por isso. Nunca sinta- se envergonhada, você conseguiu mudar suas atitudes, colocando ponto final no comportamento abusivo do seu namorado. Parabéns!
sugiro que procure um psicólogo para apoia- la em determinadas questões.
Atenciosamente,
Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

2 MAI 2018

Bom dia, Thaina nesse momento delicado sugiro que procure ajuda de uma psicóloga, mas, se já está em terapia, então relate tudo que sente, fale abertamente dos seus sentimentos e angustias, pois você não tem culpa de ter depressão ou pelo fim de seu relacionamento você não diz mais informações, mas tenha certeza que em uma relação o casal tanto o homem como a mulher tem responsabilidades como respeito, carinho, amor entre outras coisas, logo maltrato e abusos não cabem numa relação, sua vida é importante agora precisa cuidar de você te fortalecer para viver, ter qualidade de vida, conhecer a si mesma, a Thaina que merece ser amada, respeitada e feliz. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

26 ABR 2018

Boa tarde Thaina,

N]ao há vergonha em sentir-se fraca depois do que passou. E muito menos vergonha na depressão. Você passou por muita coisa, e agora é hora de se erguer e encarar a vida de frente.
Há muito mais a viver, muitos sonhos a conquistar.
É agora, no meio deste grito de liberdade, que sua vida está começando.
E só está começando.

Se quiser conversar, estou à disposição. Já tive depressão, e sei exatamente como é sentir-se nulo.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 ABR 2018

Olá Thaina. A vergonha e culpa são sentimentos negativos que você está vivenciando. Muitas vezes é difícil enxergar nossas virtudes e outras habilidades que não enxergamos, acabamos nos focamos na catastrofização. Acredito que se você buscar ajuda de psicoterapia poderá resignificar esse relacionamento e poder se fortalecer em suas próprias virtudes para seguir em frente. Espero ter colaborado de alguma forma. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana