Tricotilomania, picos de felicidade e tristeza profunda, medo...

Feita por >júlia · 29 jun 2023 Abordagem psicológica

Diversas vezes tenho picos de felicidade e de tristeza profunda em que não tenho energia para nada (principalmente para interagir com pessoas).

Todo mundo que me conhece vai relatar que eu "sumo" e apareço de tempos em tempos. Quando eu estou mal não tenho energia nem pra responder as pessoas por mensagem de tanta exaustão mental, ler e escrever se tornam tarefas difíceis e lugares públicos me causam pânico, além de ficar extremamente distraída e "presa dentro da minha cabeça" remoendo e me culpando por coisas de anos atrás, eu simplesmente não controlo isso e sei que isso me prejudicou no vestibular do ano passado.

Acredito que isso tenha começado quando eu tinha 11 anos e fui vítima de cyberbullying em uma página do facebook e passei a viver com medo de redes sociais e lugares públicos. Nessa mesma época desenvolvi a mania de roer as unhas e tricotilomania, coisas que eu achei que eu iria conseguir superar com tempo, mas esses hábitos só pioram durante a minha adolescência e mesmo adulta não consigo me livrar. Hoje vivo com o cabelo preso porque se não eu os arranco ou os quebro, além de ter o impulso horrível de colocá-los na boca que já me gerou constrangimentos.

Mas as vezes eu melhoro desse estado de tristeza e fico muito animada com algo. Começo a fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo, volto a procurar as pessoas, ativo as redes sociais, me inscrevo em mil cursos, crio projetos e chego a passar noites sem dormir tentando colocar eles em prática, gasto meu dinheiro com pessoas e coisas que não tem nada a ver comigo e ajo de forma totalmente impulsiva, além de ficar extremamente irritada e briguenta quando algo n sai perfeitamente como eu projetei na minha cabeça. Eu também já notei que minto compulsivamente nesses períodos, eu não sei o porquê, quando eu vejo já menti. Da última vez fiquei obcecada com a carreira de bancária e passei umas duas semanas estudando pra um concurso que eu acho que nem vou fazer porque preciso focar em outra coisa, cheguei a passar duas noites sem dormir estudando. Só que isso passa e volto a ter medo de tudo, remoer coisas e a ficar triste no geral. Desmarco tudo que marquei, paro de responder as pessoa, n tenho força pra continuar o que comecei...

Cheguei a ir em uma psiquiatra no ano passado porque cheguei a ter episódios de desrealização, fiquei apavorada achando que eu poderia ter ficado "louca de vez", mas foi uma consulta muito rápida onde só relatei esses episódios, comecei a fazer um tratamento, melhorei e não concluí. Essa tristeza voltou com tudo esse ano e eu tive outro episódio de desrealização enquanto eu andava de bicicleta ontem, fiquei em pânico com medo de não conseguir voltar pra casa. Agora eu tenho um namorado, uma pessoa que eu queria manter na minha vida a longo prazo, mas penso em terminar com ele todos os dias por saber que n vou conseguir manter um relacionamento desse jeito. Alguém pode me ajudar? Quem eu procuro (psicólogo ou psiquiatra)?

A melhor resposta 1 JUL 2023

Julia
Como respondi anteriormente, voce precisa fazer Psicoterapia, se conhecer e saber como a tua mente funciona.
Precisa expandir a tua consciência, harmonizar todos os teus corpos: físico, energético, emocional e mental.
Voce não é dona de ti mesma; está sendo comandada pelas tuas emoções, não tem controle sobre voce mesma.
Abraços

5817 respostas

30 JUN 2023

Olá Júlia! Que bom que você escreveu! Teu relato indica que você vivencia clareza abrangente de tua problemática e recursos para lidar com isso. De outro lado, há várias questões que te acompanham por anos, segundo seu relato que precisaremos quebrar ciclo. Certamente você precisa de tratamento contínuo, sem interrupções, de longo prazo, com um de nós, psicólogos. Precisará vir com mente aberta, persistência, muita persistência, firmeza e irreparável regularidade. Talvez para cumprir isso, precise de "empurrões", de familiares. Precisaremos te ajudar a organizar rotina temperada, estável, verificando as funções desses hábitos indevidos, para que se entenda e se supere essas inadequações.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.