Gostaria de saber como esquecer o passado e encontrar a paz

Feita por >Aline · 18 out 2022 Abordagem psicológica

Olá meu nome é Aline
Tenho 28 anos,na infância sempre tentei dar o meu melhor para a minha mãe e os 6 irmãos.Porem para a minha mãe nunca tive valor ,ela me colocava para fazer todo o serviço da casa e cuidar dos irmãos ,buscar na escola e até mesmo ir em reuniões escolares.Eu fazia sem reclamar mais ela sempre via defeito em tudo, batia,esmurrava se um pente sumia ,me culpava pelas travessuras dos irmãos,eu não tinha direito a nada ,nem de ter amiguinhas e brincar de boneca ou na adolescência de ir com as amigas na praça ou de ter namorado.Me chamava de doida ,e dizia que eu era bicho ruim e que roubava em casa e que eu iria ser um bandido .Bom com o tempo descobrir que meu pai biológico era usuário e criminosos então entendi as ofensas.Sentia que ela tinha muita raiva de min ,que nao me surpotava e só me tinha ali para cuidar de tudo ,tanto que quando cresci e sair de casa ela nunca ligou para saber se estou bem ,aí realmente entendi que para ela eu era apenas a empregada e babá. Ela me diminuía,debochava da minha aparencia e coloca apelidos em relação ao meu estrabismo que é leve mais ela fazia daquilo o meu pesadelo,Na adolescência peguei minhas coisas para ir embora não aguentava mais eu estava doente emocionalmente, arritmia , anemia e ela jogou na minha cara que se saísse iria ficar de baixo da ponte pois não tinha para onde ir e nem família ou que viraria prostituta como minhas tias então eu entrava e ela me humilhava ainda amis eu ficava até sem comer!sim eu era um fraca uma trouxa.Cresci com baixa autoestima,não olhava nos olhos da pessoa s,tinha medo de dar opinião ou de impor limites,pra min seria impossível alguém me amar e me querer então o primeiro que se interessava eu fazia de tudo para gostar de min.Era e continuo sendo vista como uma pessoa estranha não consigo firmar amizades ,tenho a sensação de estar abandonada no mundo de estar sozinha ,meus irmãos que tanto cuidei não falam comigo,mesmo tentando me aproximar pq sei que eles não tem culpa mais penso que minha mãe os envenenou e eles parecem sentir uma inveja ou incômodo quando estou por perto ,parece não gostar da minha presença.Dia a dia tento superar o passado e viver melhor o presente mais a depressão que bate e a tristeza de ter sido tão humilhada e não ter sido protegida óleos os que rodavam ou de ter sido covarde e aceitado todos os mais tratos dela comos eu eu fosse um lixo as vezes me sinto fraca .

A melhor resposta 9 NOV 2022

Oi Aline, você infelizmente passou por um dos momentos mais traumáticos para um ser humano, psicologicamente falando. Ter uma mãe que te maltrata por questões que nada tem a ver com você (provavelmente uma raiva dirigida ao seu pai, mas que foi transferida a você), é uma das situações mais difíceis de lidar e que mais deixam marcas na subjetividade. Oriento a você fazer um acompanhamento psicológico com alguém que te escute de fato, e a não permitir que te culpem pela sua história. Você foi uma vítima, e é importante que seja ouvida enquanto tal, sua depressão e o sofrimento que você está passando tem uma razão de ser, nunca deixem lhe dizer que você é fraca ou está se vitimizando. Você tem uma grande batalha e um grande desafio pela frente, que é poder se libertar aos poucos das marcas que sua mãe lhe deixou, poder se desprender do lugar que ela te fixou, e isso envolve um grande trabalho terapêutico pela frente. Conte comigo se precisar de um acompanhamento sério. Abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

3 NOV 2022

Olá Aline, sinto muito que você tenha passado por isso, não consigo nem imaginar como tudo isso foi e ainda é muito difícil para você.
Sei que não é possível apagar tudo o que você viveu e sofreu, mas saiba que é possível superar tudo isso e ressignificar a sua história e encontrar forças para seguir a sua vida sem todo esse peso que você tem carregado a tanto tempo.

A família é o nosso primeiro grupo de pertencimento, e culturalmente somos ensinados de que nossos pais nos amam incondicionalmente, mas infelizmente, nem sempre isso acontece. E quando isso não acontece a vitima, no caso você além de sofrer com a falta de carinho, atenção e ate mesmo cuidados, ainda se sente culpada por ser tratada assim. Mas não se sinta. Isso diz sobre a sua família, não sobre você.

É possível sim você superar tudo isso e ter uma vida completamente diferente daqui pra frente, mas para isso você irá precisar de ajuda profissional. A terapia vai te ajudar a ressignificar tudo isso, a lidar com seus sentimentos, a melhorar a sua autoestima. Conte comigo para dar um novo significado para a sua história.

Elaine Oliveira Psicólogo em São Paulo

8 respostas

26 OUT 2022

Ola Aline. Obrigada pelo contato.
Quanta dor no que voce relata.
Sera importante iniciar um processo terapeutico para te ajudar a entender este mundo externo e como elaborar tudo isto.
Entre em contato.
Obrigada

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

78 respostas

22 OUT 2022

Olá Aline,
Que bom que chegou aqui!
Sinta-se confirmada em suas sensações. As relações familiares são o nosso primeiro convivio social, onde nos confirmamos e aprendemos a ser quem somos. São o ambiente que tem potencialmente a capacidade de nos marcar por anos, por uma vida. A grande questão aqui é que, embora nossos pais sejam hierarquicamente maiores e potencialmente "maiores conhecedores do processo", também o são tão aprendizes da vida quanto nós.

O que você pergunta realmente por vezes é uma maneira instintiva de não sentir algo desconfortável sobre aquilo que aconteceu. O problema é que não é possível apagar ou esquecer o que foi. E isso, embora possa ser visto como algo prejudicial também pode ter uma ótica diferente: aquilo que foi, como foi, pode me ensinar algo. Eu, de algum modo, enfrentei ou venho enfrentando. Tudo isso me faz refletir sobre como foi me envolvimento naquele processo, o que agora eu posso escolher diferente para ter um outro resultado. Qual tipo de situação ou relação eu não quero mais para mim. São algumas das muitas reflexões que se pode fazer.

Realmente alguns momentos da vida nos levam a refletir sobre o que fazemos, como fazemos, para que o fazemos. Encontrar sentido e propósito é um caminho libertador, mas também desafiador. O bom do desenvolvimento humano é que o que hoje fazemos/somos não é uma verdade absoluta, ou seja, pode ser transformado/ressignificado/inserida saúde ao processo.

A grande questão que vejo é: o que você quer, escolhe, pode fazer com tudo isso que te aconteceu? Com tudo isso o que sente? Agora, enquanto adulta, cabe a você escolher e agir a respeito. É você quem decide como quer viver a vida que tem!

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a reconhecer, entender, manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde nossas percepções, ações, realizações ou as relações que demandamos no nosso dia a dia. E isso é um movimento de muitos conflitos internos.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, é ampliar consciência, encontrar respostas, entender situações. É fortalecimento de autoestima! Isso pode te ajudar muito a entender o que te acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

21 OUT 2022

Oi, Aline.
Sinto muito que tenha tido uma infância tão prejudicial.
O nosso passado tem muita influência sobre nós, sobre como nos vemos, nos comportamentos, sobre como nós pensamos.
Mas é possível mudar isso.
Você conhece a Terapia Cognitivo Comportamental?
É uma abordagem de atuação da psicologia que tem como foco mudar esses pensamentos disfuncionais e, como consequência, mudar também essas emoções e comportamentos.
Estou disponível, caso precise!

Jamille Pinheiro Psicólogo em Rio Branco

7 respostas

21 OUT 2022

Oi Aline,

Quanta dor nesse relato. Sinta-se abraçada, querida. Você em nenhum momento mereceu qualquer tipo de desamor e não tinha como se defender. Seria interessante passar por um processo terapêutico para entender como o que você vivenciou no passado possa estar atrapalhando a construção de um futuro mais pleno e feliz.

Te desejo dias melhores.
Conte conosco para o que precisar.

Um abraço!

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

19 OUT 2022

Oi Aline...
Se soubesse quem é, não estaria assim, não ficava deprimida e vai conseguir se curar sim.
Você é uma mulher forte, por natureza é forte, as circunstâncias, o meio, o sistema te enfraqueceu... até agora.
Agora, pode mudar tudo isso, pode se restabelecer, pode recuperar a tua inteligência natural.
Voce nasceu através dos teus pais mas não é deles; foi voce que escolheu eles como pais, para se desafiar, prometeu a si mesma que daria conta do recado. Por isso, teu pai ficou contra voce, tua mãe ficou contra voce, teus irmãos, que tanto cuidou, se colocaram contra voce, te ignoram.
Não te coloque como vítima... tu estás sendo testada pela própria vida; precisa assumir a responsabilidade por si mesma, aí onde está. Tão logo comprteenda, o "jogo" acaba e as coisas começam a virar. A vida não quer o sofrimento; a vida se manifesta onde há alegria, prazer e facilidade, leveza.
Para isso, precisa resgatar a tua inteligência natural, voce a substituiu pelo que os outros te ensinavam; voce acrecitou nos outros e não em si mesma. Voce está deprimida porque está presa nas referências do passado, no que te ensinaram a ser e a fazer. Precisa resgatar o poder de escolha e fazer o que a vida quer e não o sistema. Voce não é do sistema, voce é da vida. Precisa aprender a usar o sistema em teu benefício, com flexibilidade, diplomacia (ensinamento dos pais, professores, das crenças, religiões, cultura)
Sirva-se da Psicoterapia de Autenticação para compreender melhor e iniciar a tua recuperação.
Vai sair dessa e as coisas vão mudar!
Abraços

5817 respostas

19 OUT 2022

Olá Aline.
Todas as suas experiências relatadas aqui em poucas palavras mas de forma objetiva e clara me permite dizer numa linguagem bem atual que você é uma pessoa "Resiliente". Essa palavra significa que você é capaz de passar por "dificuldades" e que consegue retomar o seu estado normal com mais facilidade que outras pessoas que passam por experiências semelhantes. Portanto acredito que você pode sim desenvolver a sua Auto Estima e ser efetivamente quem você deseja ser na Vida. Na terapia você poderá dar a cada uma dessas experiências negativas um novo significado, se fortalecerá e aprenderá novas habilidades para aplicar no dia a dia, no aqui e agora e assim conquistar a sua independencia em todas as áreas da vida bem como a área siocial. A terapia é um processo que exige disponibilidade de tempo, de coragem para olhar para si mesma com Amor, de aceitar ajuda, de confiar, de persistir pelo tempo necessário para diluir sentimentos negativos até conseguir aplicar novos comportamentos mais funcionais para a sua vida atual. Será importante neste momento investir na sua saúde física, emocional, mental, espiritual. Tenha certeza que você tem muitas pessoas que podem lhe ajudar a perseguir os seus desejos e lhe acompanhar em seus objetivos, metas e organização em geral. Fico à disposição para desenvolver todos esses temas com profundidade em Terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

19 OUT 2022

Olá Aline! Que bom que você escreveu! Aos escrever você indica que quer dar novo sentido para tua história, para tuas construções. O que fortalece o ser humano é sua passagem por dificuldades. Pelo relatado, você passou e passa por muitas dificuldades. Assim sendo, você certamente tem muita força, muitos recursos internos para redirecionar as coisas. O passado não se esquece. Aprende-se com ele, fortalece-se com ele. Veja os italianos, alemães e japoneses, que tiveram que migrar para o Brasil, em decorrência da guerra. A maior parte deles desenvolveram superações e conquistas muito interessantes.
Você precisa conversar de forma organizada, científica, acolhedora, profunda, com um psicólogo, para delimitar mias ricamente tua história, personalidade, identidade, possibilidades e potencialidades.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica, podendo contar com a empatia, respeito, sigilo, acolhimento. De seu lado ofereça coração e mente abertos, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8602 respostas

19 OUT 2022

Olá, Aline! Você viveu uma relação abusiva. Não se sinta culpada. Mesmo não vivendo mais com sua mãe, ela ainda te controla. Você precisa se fortalecer emocionalmente pra escapar das amarras abusivas da sua mãe. Seja a primeira a se valorizar. O mundo te enxerga da forma como você se coloca. Vamos resgatar essa auto estima? O que você acha?

Psicóloga Cristiane Marins Soares

Cristiane Marins Soares Psicólogo em Saquarema

16 respostas

19 OUT 2022

Olá Aline,
Primeiro quero te dizer que você não "era fraca uma trouxa", diante de tudo que relatou, você foi extremamente forte!
Muito provável que sua mãe transferiu para você, todos sentimentos e pensamentos negativos que tinha/tem pelo seu pai, eu sinto muito por isso.
Por mais que não teve amor, proteção e cuidados que são primordiais para uma criança, você pode escrever sua própria história. O caminho é buscar a psicoterapia para trabalhar todos os traumas adquirido desde a infância, trabalhar sua autoestima e se fortalecer emocionalmente.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo