É normal querer ter a autoestima baixa?

Feita por >Gi · 7 jul 2020 Autoestima

Ultimamente tenho me sentido pra baixo, me sentindo inútil, com fome emocional, desânimo, e na última semana não suportava me olhar no espelho. Mas esses últimos dias eu saí um pouco de casa e fiz coisas que me deixavam feliz, mas eu não sei porque, eu não queria me sentir feliz, eu queria ficar com a autoestima baixa e sentir esse vazio que eu sentia dias atrás, quando eu vejo algum sinal de felicidade em mim eu tento fazer atividades que vão me deixar chateada, eu sinto como se eu devesse sentir esse vazio na minha vida e carregar essa tristeza e solidão em mim, e me sinto um peixe fora da água quando tenho a auto-estima elevada.

A melhor resposta 21 JUL 2020

Ola Gi
Você já pensou na possibilidade de estar se sabotando? Será que você não quer ser feliz porque pode apagar o brilho de outra pessoa, ou não se sente merecedora da felicidade porque alguém te podou de ser feliz, ou ainda, alguém é infeliz e você precisa ser infeliz também?
Será que você não quer ser feliz porque pensa que pessoas felizes são falsas, ruins ou frias?
Quais as pessoas que você conhece que são felizes? Qual a ideia ou imagem que você tem delas?
Quais pensamentos fazem você pensar que tem que ser infeliz?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 FEV 2023

Oi Gi,
Fiquei me questionando se não existe por trás desse sentimento algo que passa também por uma culpa ou uma sensação de não merecimento.
Sugiro que procure ajuda para que você possa falar um pouco mais sobre isso.

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

4 AGO 2020

Oi Gi, Sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Não, não é normal querer ter auto estima baixa. Isto é fruto de adaptação aos valores e crenças do sistema (Religiões, costumes, crenças) que alimentam o sofrimento como condição para conseguir o “céu”, que somos pecadores, que não merecemos o céu, somos inferiores, que não somos dignos de felicidade, de ter coisas boas, de ser prósperos.
A vida te deu a liberdade para fazer tudo o que podes, fazer todas as experiências e depois, por livre arbítrio, deixar de fazer o que você sente que não é bom. A vida quer te ver feliz e realizada. Você veio para cá para se realizar.
O sistema (família e sociedade) com seus métodos impositivos é que te cortaram as asas por meio do medo, das ameaças, das crenças, dos julgamentos te condicionaram a fazer o que eles queriam. Agora, estás apenas repetindo o que eles te ensinaram.
Precisa entrar num processo de certificação de ti mesma segundo as coordenadas da vida e não do sistema. Prioritário é ver como satisfazer a vida que está em ti e depois, com flexibilidade e diplomacia também poder sedar bem com o sistema, porém, sem abandonar a si mesma.
Mas a escolha e a decisão é sempre tua, fazer psicoterapia e sair deste emaranhado que te confundiu a vida e ser feliz, ou permanecer adaptada, adestrada ao sistema e fazer o que te é permitido. O futuro será como decide ser e viver, uma vez que não há nenhum Deus castigador que pune; Nem um Deus gratificador que salva. Só existe consequências das nossas escolhas e decisões.

5817 respostas

15 JUL 2020

Olá Gi, seja muito bem vinda! A sociedade tem nos cobrado estarmos sempre felizes, plenos e realizados em toda e qualquer instancia de nossa vida,infelizmente a realidade não é assim horas estamos bem e horas estamos tristes e esta tudo certo precisamos conviver com essa dualidade de sentimentos, sem que pra isso precise de medicamentos.
A sensação que me passa lendo seu relato é de se considerar não merecedora de momentos agradáveis e por isso gerar essa culpa que tem te acompanhado.
Talvez fosse o caso de procurar um psicoterapeuta para juntos compreender de onde vem essa culpa ? A a auto estima(auto imagem) é como se vê e como entende que os outros te veem,saiba que visões muito rígidas ou distorcidas da auto imagem provocam sofrimento psíquico e precisam ser tratadas.
Eliani CRP07/28876
Sigo a disposição!

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

14 JUL 2020

Compreendo que por traz da sabotagem existe uma crença que alimenta a culpa. A outra informação que me destes é que tem períodos que tem humor elevado. Existem, dentro da área da saúde mental, diversas Explicações que podem ampliar teu conhecimento. Não existe nada que não tenha explicação ou motivos inconscientes por traz de cada comportamento, pensamento ou sentimento.
Mas resumindo, deves explorar as crenças através dos pensamentos que alimentam essa tristeza chamado de vazio! Se tua crença for que tens culpa por algo, pode ser devido ao esquema mental De autocrítica! Enfim, tens que realizar tratamento especializado.

Tens terapeuta? Já realizou terapia antes?

Ana Paula Bocorny Salgado Psicólogo em Porto Alegre

3 respostas

14 JUL 2020

GIL, todos nós precisamos nos conhecer cada vez mais, procure uma psicoterapia paral he ajudar neste momento.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

14 JUL 2020

Olá Gi!
O ser humano não vive em função de buscar a felicidade, mas sim em função de se livrar da infelicidade. O cérebro aprende situações diante de longos períodos depressivos vivenciados. Quando se sai deste período depressivos críticos sem fazer uma dessenssibilização, descaracterização e mudanças dos eventos produtores de pensamentos disfuncionais, os eventos voltam a influenciar o eu racional em forma de pensamentos intrusivos. Neste caso é normal pensar que deseja ficar triste e com autoestima baixa, porém é um desejo disfuncional, irracional. Não é baseado em evidências. Neste caso indico a terapia cognitivo comportamental para tratamento.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

8 JUL 2020

Olá Gi, tudo bem?

Olha, é difícil dizer por aqui porque você se sente um peixe fora da água tendo auto estima elevada, pois aparentemente são questões profundas, que teriam que ser tratadas em um processo terapêutico

Porém, vou tentar lhe ajudar com algumas questões: porque você acha que não pode ter uma auto estima elevada? Você acha isso errado? Você acha que não merece isso? Pessoas do seu ambiente, ou quais você convive acham isso errado? O que foi ensinado a você sobre auto estima elevada? O que você pensa sobre isso?

Pense e reflita sobre essas questões. Se quiser escreva isso para colocar para fora todas as angústias que estão nas sua mente

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

8 JUL 2020

Primeiramente agradeço o contato.
É importante procurar entender qual foi o gatilho que levou a ter esses pensamentos, sentimentos e comportamentos. Com base nessas informações o psicólogo em trabalho com você poderá encontrar estratégias para que mude esse sentimento de culpa.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

8 JUL 2020

Olá Gi. Tudo bem?

Parece que por alguma razão você acredita que não merece algo melhor, mesmo que seja um momento de felicidade. Isso deve envolver alguma crenças que você tenha, culpa, questões de merecimento.
Não é saudável querer ter auto estima baixa. Isso ocorre por algum motivo que deve ser investigado, compreendido e posteriormente trabalhado para mudar.
Todos temos direito de nos sentirmos bem e não há nada de errado em nos sentirmos assim.

Espero ter ajudado :)

8 JUL 2020

Olá Gi! Grato por participar. Esse fato acontece com frequência. Há uma certa forma de sentir a vida, bastante frequente nas religiões, que reflete a movimentação de forças sado-masoquistas. Há a organização cultural que sugere que o sofrimento eleva as pessoas. A fome emocional, sendo um termo adequadamente utilizado no seu texto, indica uma boa perspectiva. A tristeza mantém sempre aberta a possibilidade de ser superada; a solidão organiza a possibilidade de encontrar, portanto, as duas geram a possibilidade de esperança. Acontece que a vida precisa ser construção, mudança de posições, movimento. Esse movimento envolve o corpo, os sentimentos e pensamentos. Será enriquecedor você contar com a condução científica de um psicólogo para poder praticar seus potenciais e possibilidades, movimentando-se e diversificando seus sentimentos, aprimorando-os. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos e explicações.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.