Psiquiatra também oferece terapia?

Feita por >Anônimo · 1 fev 2021 Psicologia clínica

Geralmente os pacientes com algum transtorno fazem terapia com um psicólogo e também faz acompanhamento com o psiquiatra que prescreve remédios quando necessário. Mas existem psiquiatras que fazem as duas coisas? Pergunto isso para não ter a necessidade de procurar mais de um profissional, se um já é capaz de me atender.

A melhor resposta 2 FEV 2021

Sim, querida. Existem psiquiatras que também fazem terapia.

Lilia Nascimento Psicólogo em Belém

4 respostas

2 FEV 2021

Olá
existem sim alguns psiquiatras que realizam a escuta, como a demanda deles é medicar eles precisam também fazer uma avaliação de como você realmente está.
Claro que aconselho você a fazer psicoterapia;
se quiser conhecer mais meu trabalho estou a disposição;
Um abraço
Leni Elisa psico

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

2 FEV 2021

Psiquiatras se formaram em medicina, se especializando em cuidados psicológicos, por isso podem receitar remedios.
Pode ser que encontre um profissional que faça as duas coisas, mas é importante além de achar um terapeuta, que você se identifique com a sua abordagem, ou seja, a linha de raciocínio que usa, isso sim fará total diferença.

Estou a disposição,
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica
Especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

2 FEV 2021

Bom dia.
Sim, há psiquiatras que também são terapeutas ou psicanalistas.
Prescrevem medicações e apoiam no processo terapêutico.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

2 FEV 2021

Olá Anônimo! Grato por perguntar. Sim, alguns psiquiatras fazem psicoterapia. Para que possam compreender e ter sensibilidade, persistência, desenvoltura na condução da psicoterapia, eles devem direcionar a cabeça e a formação deles para isso, por anos. Há o perigo de, tendo a possibilidade da medicação, alguns deles, se acomodarem na medicação, colocando a psicoterapia em segundo plano. A psicoterapia precisa ficar sempre profunda, em primeiro plano. Demora mais tempo, exige maior esforço mental, maior desenvoltura intelectual.
O ideal é combinar o psiquiatra com o psicólogo. Alguns psiquiatras escolhem uma coisa ou outra, dependendo dos dados iniciais que levantam.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para os aprofundamentos que se fizerem adequados.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.