Falto vários dias ao trabalho, preciso de terapia ou de outro emprego?

Feita por >Mari · 30 jun 2020 Orientação profissional

Sou Auxiliar de enfermagem e já faz um bom tempo que me indago o porquê de ter escolhido essa profissão. Trabalho a quase 9 anos em um hospital,mas sem experiência com enfermaria ou pronto socorro, pois sou do centro cirúrgico. Atualmente pela crise de Covid-19 estamos sendo remanejados para auxiliar, e só de imaginar ir para outra unidade fico aterrorizada. Não me sinto capaz, apta pra lidar com os pacientes, e cheguei a conclusão que não gosto mais do que faço. Isso não é só devido a pandemia,esse sentimento vem de muito tempo, fui diagnosticada com depressão o ano passado,medicada com fluoxetina e Zolpidem, mas não sigo o tratamento corretamente e sinceramente passei com a psiquiatra somente 3 vezes. Eu a procurei porque fui aconselhada por muitas pessoas,dado as minhas constantes faltas injustificadas e vontade de largar o emprego. Iniciei o tratamento, mas não me dei bem com o medicamento e parei por conta própria,e não voltei mais a psiquiatra. Minha vontade de ficar em casa,na minha cama, só aumenta; minhas faltas e advertências estão se acumulando e tenho um desânimo constante em sair até para o quintal, às vezes tenho crises de choro e fico ansiosa quando sei que vou ir trabalhar,mesmo trabalhando 12x36 e com folgas nos fins de semana eu falto.Sei que estou errada e sinto vergonha ao ver o colegas,muitos deles que possuem dois empregos e eu somente com um não tenho a mesma capacidade ou ânimo. Estou confusa pois sei que não me sinto mais a vontade com meu trabalho,me sinto burra, inexperiente e inapta perto das colegas; estou no modo rotina, mas apesar de querer jogar tudo para o ar, morro de medo das consequências,sou covarde, e continuo me arrastando para os plantões pois preciso pagar as contas e preciso do convênio. Sou a única empregada na minha casa atualmente, e mesmo que meus pais me apoiam,eu não consigo me decidir, não consigo ter coragem, só falo mas não faço nada. Não tenho mais expectativas na minha vida, pois mesmo largando esse emprego eu não tenho a mínima ideia do que quero fazer. A única certeza é que não quero mais na área da enfermagem. Tenho interesse por literatura,livros e pensei por muito tempo em fazer Letras, mas também não é uma certeza, não me sinto inteligente ou culta o suficiente. Não era para me sentir assim,depressiva, não há nada na minha vida para que isso acontecesse. Tenho 32 anos,solteira, evangélica, mas até na igreja deixei de ir a anos. Estou me sentindo péssima em tudo: como pessoa, profissional, filha, irmã, e o desgosto por mim mesma só aumenta.
Não sei o que fazer da minha vida, se peço demissão ou se faço terapia e continuo com o emprego. Estou perdida.

A melhor resposta 14 JUL 2020

Ola Mari seja muito bem vinda! Na Psicologia Humanista a ACP consideramos que o primeiro passo para reconstruir ou construir algo novo em nossa vida é começarmos a nos movimentar em alguma direção... sentir-se incongruente , incomodado e me parece que isso já esta acontecendo, talvez por isso esteja buscando este desabafo inicial no fórum
Eu considero isso saudável !
Tenho a sensação que o trabalho não é o problema principal ,pois relata falta de vontade de estar em outros lugares , precisaria mais informações para falar melhor do seu caso .
Mari considero importante retomar o tratamento com psiquiatra e procurar auxilio de um psicoterapeuta !
Sigo a disposição
Eliani CRP07/28876

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

1 JUL 2020

Olá Mari! Grato por participar. Certamente seu relato reflete boa análise teórica das coisas, mas é preciso que você parta para a prática. A função central da psicologia envolve o autoconhecimento, o desenvolvimento, a descoberta de novas visões de mundo, de novas possibilidades. Isso não significa, necessariamente trocar de profissão; pode ser trocar a forma de ver a profissão. A essência do sucesso e bem estar profissional não está na profissão escolhida, está muito mais na forma de conduzir o envolvimento e a convivência profunda, porém saudável com a profissão que se escolheu, posto que a essência é a pessoa e não a profissão. Com trinta e dois anos, você está em idade ótima para repensar o significado da tua vida, reorganizar novos caminhos. Para tanto você poderá obter muitos benefícios de processo técnico científico conduzido por psicólogo, desde que você tenha persistência, abertura mental e disciplina. Estaremos à disposição para melhores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se, cuide de ter rotina de vida saudável!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.