Devo dar um tempo na terapia?

Feita por >Frederica · 16 fev 2022 Psicoterapias

Tive um período conturbado psicologicamente a alguns meses atrás, comecei a fazer terapia e hoje já fazem uns 4 meses, comecei também a fazer consultas com um psiquiatra e tomar remédios a uns dois meses. Porém de um tempo para cara venho me sentindo sufocada tento sessões uma vez por semana, um dia antes da sessão fico me perguntando o que devo falar para a psicóloga e fico procurando problemas, quero sempre desmarcar as consultas e isso já chamou a atenção da psicóloga, não que eu esteja cem por cento, mas sinto que não estou conseguindo me entender para conseguir passar para a psicóloga o que eu estou sentindo e pensando. É fato que meus ciclos depressivos começam com episódios muito ruins e logo depois eu fico muito boa, não ligando para mais nada, por isso não sei o que fazer, se eu dou um tempo para me organizar e pensar nas minhas demandas, se eu peço um espaçamento de tempo maior como de 15 em 15 dias ou se continuo normalmente.
Só sei que no momento estou me sentindo sufocada, cansada e pressionada quando se trata de ir a psicóloga, na minha cabeça é mais uma pessoa que eu devo satisfação e busco a opinião e aprovação.

A melhor resposta 22 FEV 2022

Frederica,
Voce está racionalizando o processo psicoterapêutico, voce está programando e por isso não está funcionando. Se a Terapeuta não constatar isso, troque de Terapeuta. Voce deve apenas ir e falar com ela, ela vai sentir e saberá perceber o que precisa trabalhar contigo.
O teu problema é emocional e isso não se cura tomando medicação e também não através da racionalidade, da razão. O campo é emocional.
Abraços

5840 respostas

17 FEV 2022

Olá, Frederica.
Por que será que “deve satisfação e busca a opinião e aprovação” das pessoas? Seu questionamento é valioso porque mostra a sua busca, inquietude. Isso é muito importante para o desenvolvimento da personalidade. A Psicoterapia está produzindo resultados e esta sua análise é um deles. Por isto é fundamental que você aproveite esta sua elaboração e fale sobre isso dentro da sua Psicoterapia. Talvez seja melhor deixar de lado esta atitude restritiva: "fico me perguntando o que devo falar para a psicóloga", porque o maior objetivo é o sujeito se aproximar de sua verdade, e para isso é preciso falar tudo o que for possível. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

17 FEV 2022

Olá Frederica! Que pergunta boa, com resposta positiva, certeira e objetiva. Não, não deve dar um tempo na psicoterapia. Quatro meses, com uma sessão semanal é muito pouco tempo para olhar todas as riquezas que estão adormecidas dentro de você. Converse detalhadamente, ricamente, com abertura mental sobre o que escreveu aqui, com sua psicólogo. O mundo interno é muito grande. Sessões devem ser, minimamente semanais.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.