Devo dar um tempo ou me permitir e seguirmos separados?

Feita por >Confusa_cbw · 26 abr 2023 Terapia de casal

Sou casada há 4 anos e desse casamento temos uma filha de 3 anos e um bebê de 2 meses. Somos do Rj e atualmente moramos em curitiba pois ele é militar.
Antes do sono bebê nascer eu estava decidida a ir embora e dar um novo rumo a minha vida, pois estava incomodada com o fato de levar tudo sozinha e ele não me ajudar muito com a casa e as crianças. Mas após o nascimento do 2 filho ele mudou e resolveu fazer as coisas, logo depois voltou a mesma coisa. Porém eu fui me afastando dele e os pensamentos de perda de tempo e a vontade de seguir e correr atrás da minha vida, da minha carreira e de como seria minha vida sem ele vem me perturbando. Eu me sinto confusa em relação a ele é nosso casamento não vejo mais aquela cumplicidade, troca de carinho.
Sinto que algo mudou dentro de mim, mas tenho medo de estar me precipitando. Agora em maio vamos pro Rio passar as férias dele e sinto a necessidade de dar um tempo pra mim sem ele. Ele na mãe dele e eu na minha pra refletir e pensar no que é melhor pra mim. Me Ajudem, não aguento mais viver nessa angústia. Quero me reencontrar. Seja no casamento ou solteira, quero me dar a oportunidade de ser feliz seja casada ou solteira.
Pq nesse momento, como estou pensativa me afasto dele e continuo angustiada e quero estar bem para os meus filhos e não quero ficar me prendendo e prendendo ele de ser feliz.
Estou confusa!!!!!

A melhor resposta 27 ABR 2023

Como casada, deve fazer o que precisa fazer:
Dialogar com seu marido sobre como se sente, como mulher, como esposa dele, como mãe, como profissional.
Precisa entender queao ser mãe, paralisa o trabalho consigo mesma, nos seus projetos, nos seus sonhos por no mínimo dois anos. Voce tem um filho de 3 anos e um outro de 2 meses... vai ficar paralisada por mais 1 ano e meio.
Poucas mulheres se atentam a esta realidade; depois culpam os filhos pela sua frustração profissional.
Ser mãe é uma decisão, uma escolha, mas a mulher e o marido precisam saber das consequências.
É um evento maravilhoso tanto para o homem, mas principalmente para a mulher, desde que esteja consciente.
Durante a gestação e uns meses depois, a mulher e seu corpo passam por muitas transformações, mudanças, no seu estado físico, mas principalmente emocional e energático, entre os quais, a raiva do marido, algumas mães sentem nojo do marido, se distanciam dele. fica mais emotiva, chora mais, parecem viver de emoções.
É nestas horas que o papel do marido é importante, dando suporte à sua esposa que está passando por tudo isso, compreendê-la, apoá-la, ajudá-la, sendo realmente a proteção, amparo em todos os sentidos.
São fases que passam, mas depende muito da compreensão do casal, de não se fazer de vítima e nem de ausentar-se desses fatos.
Por isso é importante ver a nível de compreensão disso nos dois... se expressaram esses sentimentos e como podem superar esta fase mantendo o apoio um no outro.
Teu marido tem uma profissão desafiadora e muitas vezes precisa se deslocar de cidades, estados...
Você também precisa reavivar os teus sonhos, alcançar a visão de vida que tem para si mesma... isso não pode ficar esquecido, sufocado. Como falei acima, é apenas uma suspensão temporária.
Voce não nasceu para ser mãe, para ser esposa de um militar embora possa ser ambos.
Primariamente nasceu para se realizar, executar o teu objetivo de vida e ser feliz.
A vida a dois e agora em quatro, é mais desafiadora, pode crescer muito mais do que se estivesse sozinha, mas precisam conversar, dialogar. O conflito que surge não é motivo para rompimento de relacionamentos; ele surge como oportunidade de crescimento para os dois.
Se necessário, faça uso da Terapia individual e também de casal, contanto que estejam conscientes dos prós e dos contra de uma convivencia ou separação.
Abraços

5840 respostas

27 ABR 2023

Olá Confusa_sbw! Obrigado por escrever. Costuma ser um grande problema das pessoas em geral a questão da comunicação. Vocês tem filhos pequenos, casaram-se para dar certo. É preciso avaliar muito bem a possibilidade, o esforço, a sensibilidade e a luta por melhorar a convivência. De outro lado, cada pessoa, no fundo, vivencia o centro de suas coisas consigo mesma.
Será muito enriquecedor você refletir com a assessoria científica de um psicólogo. Muito cuidado para as emoções e sentimentos não te fazerem ver as coisas diferentes do que elas são, muito cuidado para não tomar decisões sem prever, da melhor forma possível, os prováveis desdobramentos.
Estou a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.