Posso pedir pra minha psicóloga me encaminhar para um psiquiatra?

Feita por >Anônimo · 14 dez 2017 Pânico

Olá, já faço terapias com uma psicologa tem 7 meses, tenho diagnostico de dislexia e TAG, eu sempre converso com a psicologa sobre os ataques de panicos que tenho e a dificuldade de dormir, mas normalmente ela não comenta muita coisa, apesar de já ter tido melhoras com relação a dislexia, mas a ansiedade só piora e acaba me prejudicando na faculdade pois tenho crises de panico dentro da sala seja fazendo uma prova ou assistindo mesmo uma aula, creio que se tivesse a ajuda de medicamentos eu teria uma melhora mais completa, eu não quis pedir uma guia a minha psicologa por que fiquei com um pouco de receio porque ela podia achar que eu não estava mais com "fé" nas sessões ou com ela mesma. então pedi uma guia para um clinico, Eu devo comentar com minha psicologa que agora vou fazer terapias também com um psiquiatra além dela? e devo falar ao psiquiatra que já faço terapias com uma psicologa? Eu fiz certo em procurar um psiquiatra e não ter dividido isso com a psicologa?

Obrigada!

A melhor resposta 14 DEZ 2017

Boa tarde Bruna

Querida Psicólogo e Psiquiatra são profissionais distintos.

A Psiquiatria trata da parte física do cérebro.
A Psicologogia trata da parte emocional da pessoa.

O Psiquiatra faz a parte medicamentosa que irá auxiliar ao tratamento Psicoterápico.

Quanto a sua questão nenhum problema um saber do outro.
Converse com os dois naquilo que achar necessário.

Me parece pelo que descreveu , dos sintomas, ter necessidade de acompanhamento Psiquiátrico tb.

Mas não abone sua terapia.

Essa combinação é necessária.

Bjus

Neila Fernandes Psicólogo em Rio de Janeiro

34 respostas

4 ABR 2019

A sua psicóloga é quem deve avaliar se vc precisa ou ñ de um psiquiatra, se há alguma razão para vc ser indicado a ele

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

20 DEZ 2017

Em caso de sofrimento uma medicação poderá te ajudar, mas não é dispensável a psicoterapia. Ambos os tratamentos são indicados , um não exclui o outro, com o tempo, você se sentindo mais controlado poderá prescindir dos medicamentos sob a orientação do seu psiquiatra. Você tem a liberdade de escolher quais tratamentos deve fazer não acredito que sua terapeuta se oponha. Boa sorte.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

16 DEZ 2017

Primeiramente, o psicólogo deve propor estrategias para auxiliar o paciente a lidar com seus quadros, transtornos e comportamentos disfuncionais. Quando isso não ocorre sugiro que questione a profissional que lhe atende. Se sentir que o atendimento dela é insatisfatório você pode procurar outro profissional. O psicólogo DEVE encaminhar o paciente para outros profissionais quando sentir necessidade. Alguns casos de TAG podem ser trabalhados só com terapia, outros não, pois requerem tratamento com psiquiatra. Nem todos os psiquiatras fazem psicoterapia. Sugiro que seja clara com sua terapeuta e analise o que achar melhor em cima das orientações que forneci. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 DEZ 2017

Bom dia Bruna. Converse com a psicóloga sobre sua ansiedade e pergunte se não seria bom você consultar com um psiquiatra. Creio não ter problema. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

15 DEZ 2017

Olá Bruna,

Sugiro que converse com sua psicóloga sobre isso: sobre suas crises de ansiedade, que gostaria de dar mais enfase a este assunto já que lhe tem trazido bastante prejuízo. Também é pertinente falar sobre sua insegurança em pedir a ela o encaminhamento. Psicólogos podem sim encaminhar a Psiquiatras se percebem a necessidade do tratamento medicamentoso. Acima de tudo lembre-se que ela está lá para te ajudar, ouvindo sem julgamento.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

14 DEZ 2017

Olá Bruna, o seu questionamento sobre o uso do tratamento de psicofármaco faz todo sentido até porque neste caso se faz necessário a combinação dos dois tratamento (um para tratar a parte orgânica e o outro para tratar a parte psicológica) é assim que funciona. quanto a ter receio de falar para a sua psicóloga não tenha porque entre vocês duas tem que existir confiança para uma boa relação terapêutica se não o tratamento não evolui. Um abraço e espero ter ajudado. att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife