Desabafo. Não aguentamos mais minha irmã!

Feita por >Mari · 19 ago 2022 Transtorno bipolar

Bom dia.
Sou a filha mais velha e ainda moro com meus pais e uma irmã de 28 anos. Ela está desempregada,mas já trabalhou como temporária. Tem curso de auxiliar administrativo e inglês intermediário e vive jogando isso na nossa cara, sendo que foi meus pais que pagaram e ainda sustentam ela. Ela se tornou uma pessoa totalmente desconfiada, agressiva e paranoica, com pensamentos de perseguição. Vive dando tapas, socos ou beliscões quando é contrariada ou acha que aconteceu algo.
Cuidamos de um sobrinho de 4 anos e ela está totalmente paranoica comigo e meus pais, como se fossemos fazer algo de ruim com o menino, não podemos abraçar ele, beijar o rosto e para dar banho ou trocar ele tem que ser na presença dela não é mãe do menino. Fora que é mandona. Meu pai vive trancado no quarto, não pode brincar com o neto, minha mãe está chorando pelos cantos, ela já puxou uma faca para mim em uma discussão anos atrás e vive nos xingando. Não entendemos esse comportamento dela, pois nunca demos qualquer motivo para qualquer desconfiança ou qualquer coisa que seja. O celular dela está com problemas, mexe sozinho, desliga, e ela colocou na cabeça que foi hackeada e que é alguém de casa!
Já tentamos falar para ela procurar ajuda, que precisa de acompanhamento pois não é uma atitude normal, mas isso deixa ela ainda mais irritada e descontrolada. Brigou com minha tia que mora no mesmo quintal porque estava tocando órgão ao mesmo tempo que ela, se chega alguém e meu cachorro late, diz que alguém provocou ele, se acontece qualquer coisa no quintal, é porquê estão provocando! Minha sobrinha acabou de nascer e foi enviada uma foto dela assim que nasceu e ela fez um maior alarde porque a menina estava pelada acabou de nascer,estava na balança e foi enviada a foto para meus pais! nunca, em momento algum meu pai foi desrespeitoso conosco, nem na infância, nem na fase adulta. Ela chama ele de safado, e acho que é porque anos atrás ela achou uma conversa com uma mulher no celular dele e tinha uma foto íntima da mulher. Ela não para com namorado, foram 4 já, e gosta de assistir séries policiais, vive seguindo página sociais de policial, já bateu em meus pais vive batendo em mim, mas quando revisamos, fala que vai chamar a polícia!
Não sabemos mais o que fazer. Tenho depressão e ansiedade, faço uso de 100mg de Escitalopram e 50mg de quetiapina por dia, acompanho com psiquiatra e estou começando a fazer terapia. Já me ofereci a pagar para ela fazer também, mas sempre é motivo de discussão. Tem dias que ela está bem, rindo, conversando, brincando, ajuda minha mãe.mas tem dias que parece uma tortura. E mais uma coisa,ela pega nos nossos celulares, mexe em tudo, apaga conversas,contatos, e praticamente se apossou do celular da minha mãe. Sou a única que está trabalhando em casa, fiquei 3 meses afastada, bem ruim da depressão, só na cama, e voltei agora. Quando ela quer algo, fica um doce comigo. Não vejo a hora dela conseguir um emprego!
Desculpa o texto enorme, só não sei mais o que fazer. As vezes acho que ela é bipolar, borderline, ou algo assim. Não sei quanto tempo mais irei aguentar.

A melhor resposta 22 AGO 2022

Oi Mari,
Situação complicada... sua irmã está apenas fazendo as "loucuras" que ela inventa e todos voces aceitam, tanto os pais como você.
Voces estão adoecendo seu sobrinho de 4 anos... deve ser retirado deste recinto, não deve ficar exposto neste ambiente.
Tanto voce como sua irmã, precisam fazer Psicoterapia para se restabelecerem e se curarem.
Mais informações, no privado!
Abraços

5817 respostas

22 AGO 2022

Boa tarde, Mari.
Fico feliz em saber que a senhora começou a realizar psicoterapia, associada a medicação de acordo com estudos científicos apresenta melhores resultados quando se trata de alguns tipos de depressão. Quanto a sua irmã é necessário que ela se implique numa avaliação psicológica, contudo o fato de você estar começando seu processo psicoterapêutico provavelmente irá auxiliar!
Fico à disposição.
Karen Borowski

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

20 AGO 2022

Olá Mari! Obrigado por escrever. De fato, pelo relatado, sua irmã precisa de ajuda. É comum a pessoa, nesse estado de alteração da percepção da realidade, ver aos outros como inadequados, e não a si. Ocorre que não é razoável com vocês, privarem-se da razoabilidade, porque ela age assim. Talvez o passo inicial seja você conversar detalhadamente com um psicólogo, para que possa construir as melhores e mais viáveis formas de modificar essa realidade. Pelo relatado, certamente tua irmã está vivendo processo adoentado, que distorce a realidade. Ela precisa reconectar as coisas razoáveis. Isso exigirá tratamento com psiquiatra e psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.