O que será que eu tenho? Estou desanimado e não aguento mais a vida.

Feita por >Lushen · 8 ago 2023 Abordagem psicológica

Tenho 20 anos e, desde os 19 anos, penso em suicídio, inclusive já datei até quando eu iria cometer e como faria. O motivo de eu optar pela morte em vez da vida se dá pelo fato de tudo na minha vida estar destruído ou infeliz. Por exemplo, no campo familiar, minha família não é unida; no campo amoroso, nunca namorei; no campo profissional, trabalhei apenas por 3 meses ao longo dos meus 20 anos antes de surtar e pedir demissão; no campo acadêmico, faço farmácia, mas não é um curso em que sonho em fazer; e o pior, no campo social, não tenho literalmente nenhum amigo e estou sozinho há 12 anos. Entendem? Para onde eu olho, não tem nada que me faça feliz, apenas coisas que me deixam triste. Não tenho apoio na minha vida, algo ou alguém em que possa me confortar. Fora isso, também já tive surtos ao ponto de arranhar o meu rosto ou pescoço e também de me autoagredir com socos e tapas, inclusive já me cortei com navalha para tentar sentir o que os outros sentiam ao se cortarem. Também sofri bullying verbal e físico durante todo o ensino fundamental.
A cada dia que passa, eu vejo o suicídio como uma esperança e alívio de tudo. Passei a idealizar o suicídio e a admirar pessoas que cometem.
Fui à um psicólogo uma vez e não senti nada do que as outras pessoas dizem, de sentir alívio ao desabafar.
Também passo muito tempo fugindo da realidade ao ficar imaginando coisas e, ao mesmo tempo que imagino coisas amorosas ou uma vida perfeita, também muitas vezes imagino coisas relacionadas a morte, assassinatos e coisas pesadas.
Não tenho sonhos, objetivos e metas, ou seja, apenas existo. Não tenho algo que me faça acordar e querer viver. Tenho inveja de pessoas que tem sonhos ou propósito de vida, de pessoas sorrindo e se divertindo, de casais; de amigos e, até de crianças, por saber que elas podem ter uma vida melhor que a minha.
Às vezes, parece que eu me vitimizo de propósito apenas para receber atenção, ou seja, uma carência enorme. Também tenho manias de mentir no dia a dia apenas para não ter que contar a realidade da minha vida. Tenho que ficar fingindo sorrisos para parecer alguém normal.
Alguém pode me ajudar?

A melhor resposta 14 AGO 2023

Oi Lushen, obrigado por compartilhar um pouco da sua história conosco. Sinto muito por tudo o que você está passando, mas é preciso explicar alguns pontos. Está claro que você vem passando por um sofrimento psicológico intenso, além de muitas frustrações na vida com coisas que não acontecem como você gostaria ou que não se realizaram. Então a fuga mais natural é pensar em por fim a existência. A ideação suicida é resultado de um conjunto de fatores de risco que vão se acumulando ao longo do tempo na vida do indivíduo: perdas, traumas, isolamento social, transtorno mental além de muitos outros. Quando não temos fatores de proteção para equilibrar então é mais plausível o surgimento de pensamentos suicidas. Além disso o comportamento suicida está intimamente ligado a transtornos mentais (os mais comuns são depressão, transtorno bipolar, transtorno de personalidade borderline, esquizofrenia e transtorno de dependência química), a literatura científica mostra que cerca de 90% das pessoas que tem ideação suicida e que tentaram suicídio em algum momento tinham um transtorno mental, diagnosticado ou não. Isso mostra que não é simplesmente uma consequência da vida da pessoa estar ruim, mas que também existe algo que precisa ser cuidado em relação a saúde mental do indivíduo. Como falei, são muitos fatores que vão se somando ao longo do tempo. Você deixou claro no seu relato vários fatores de risco, por isso é importante que você busque acompanhamento com um psicólogo, mesmo você relatando que não sentiu o "alívio" durante a sessão. Pode ser que você não tenha se identificado com o profissional ou com o método dele, não impede de você insistir e tentar mais um pouco ou de buscar outro psicólogo. Te digo que faz parte do processo, você talvez tenha tanta carga emocional acumulada, tantas demandas que é preciso de tempo para poder trabalhá-las. É possível você melhorar de tudo isso que você sente e se reestabelecer, recuperar-se desse estado emocional, mas precisa haver um acompanhamento sistemático e ativo. Realmente a vida perde totalmente o sentido quando estamos adoecidos psicologicamente, quando nossa cabeça não está bem e é inundada de pensamentos negativos constantes. Mas tudo isso tem tratamento. Espero que você busque novamente auxílio profissional e que se recupere. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 AGO 2023

Olá,
O objetivo maior da psicoterapia não é somente um “desabafo” é falar das coisas que te angústia e refletir o quanto as coisas de afetam. É buscar o autoconhecimento para buscar sentido nas coisas do dia a dia, é ressignificar coisas que parecem decidir por nós e assim assumir o controle das suas decisões. Vamos conversar para que eu te fale como a psicoterapia pode melhorar a sua qualidade de vida, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

14 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2023

Lushen
O que você está constatando e sentindo é o resultado do não conhecimento de si mesmo: você não sabe quem é, não sabe qual a tua verdadeira identidade, não sabe o objetivo a que veio aqui, não sabe como a tua mente funciona, não está ciente quais as represálias que ela enfrentou desde o primeiro dia da tua gestação até hoje.
Precisa buscar isso e somente consegue através da Psicoterapia.
O que está colhendo são os resultados de ter sofrido uma adaptação do meio ambiente familiar, educacional, social, religiosos.
Voce foi "obrigado" a abandonar a tua inteligência de vida em troca da aceitação, para ser amado, aprovado, aceito.
Em todos estes ambientes não houve desenvolvimento de você mesmo, você apenas se adaptou às exigências do meio, ao que os pais queriam, ao que o colégio impunha, ao que a sociedade valorizava. ao que a religião ensinava.
As consequências é o que está sentindo: vazio existencial, uma vida sem sentido, sem graça, sem motivação, sem objetivos.
Voce não está vivendo a vida que a vida te deu; está cumprindo com um ritual que o sistema te impôs: nascer, crescer, estudar, estudar, estudar, namorar, casar, ter filhos e esperar a porte se adaptando às leis, aos costumes, ao que é imposto.

Voce está caminhando por um caminho que não é o teu... precisa parar e tomar outra direção.
Voce só tem 20 anos, pode iniciar a se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões. Voce precisa iniciar ser pai e mãe de ti mesmo.
Procure superar as dificuldades que sente, cure teus traumas, conflitos através da Psicoterapia; escolha um bom profissional porque vai ser necessário agora.
Caia fora dos julgamentos e de se posicionar como vítima... foi você que quis estar aqui e passar por estas experiências todas; você se desafiou; agora precisa superar.
E de nada adianta você procurar tirar a existência, morrer... vai ter que refazer todo o processo novamente, com um agravante: ter provocado a morte.
Ninguém avança sem fazer as pazes com o seu passado, superar os traumas, as mágoas, os conflitos, os problemas que originou, mesmo se em outras existências.
Melhor é não choramingar, entender porque está passando por isso e resolver para ter paz no coração e realização.
Abraços

5817 respostas

10 AGO 2023

Olá, Lushen!

Você nos traz o panorama da sua vida como um todo: família, amor, trabalho, formação acadêmica, sociabilidade - isso demonstra que sua capacidade analítica é bastante apurado. Como também nos conta marcadores significativos do passado e do presente, como bullying no ensino fundamental e a ausência de acolhimento no seio familiar. Contudo, Lushen, precisamos salientar dois fatores fundamentais: você é jovem, 20 anos de idade, e a primeira coisa que me vem quando estou diante de um jovem é a sensação de todo o potencial que está aí aguardando para ser trabalhado, explorado, investigado, estimulado, pois, cada pessoa, Lushen, cada um de nós somos uma singularidade especial com uma vocação a ser realizada. Acredite.

Outro fator é a proposta psicoterapêutica: o processo analítico é um trabalho gradual de conscientização de quem no mais profundo somos, e isso engloba tomarmos posse de nossa história de vida, passado etc., como também nosso presente, a circunstância na qual nos encontramos atualmente, nossos medos, desejos, aspirações, e o que, como estava dizendo, somos em potencial: qual nossa vocação, qual trajetória cumprirá nosso sentido de vida como singularidade. Por exemplo: você cursa Farmácia - será essa a área de conhecimento e prática que corresponde com seus anseios e capacidades pessoais? Ou então se sim é a Farmácia, porém o que vem tirando o brilho, o ânimo para se graduar sejam esses fatores extra-acadêmicos que vem nublando seu empenho?

Lushen, você se referiu a anterior tentativa de conseguir auxílio na psicoterapia, mas o alívio do desabafar não ocorreu para ti - de fato, em um primeiríssimo estágio, digamos assim, na psicoterapia é esse desabafar, essa possibilidade única de falar sem ser julgado, censurado, reprimido, falar o que se sente para uma escuta acolhedora e aberta, companheira; talvez você não tenha se sentido suficientemente conectado com o profissional que encontrou, e isso é normal, pois esse encontro nem sempre se dá de uma primeira vez, é como qualquer encontro entre duas pessoas; ou então, devido a ansiedade provocada pelo mal-estar geral que você vem passando, não tenha dado o devido tempo para vocês acessarem esses afetos e emoções que sim tem um ritmo próprio para o acesso, expressão e conscientização - pois, como disse, o desabafar, o falar e um pouco se escutar, é um primeiro movimento da análise e terapêutica, todavia a psicoterapia é um processo gradual de expressão, acolhimento e mudança, um processo com o ritmo todo próprio.

Se não funcionou uma primeira vez, Lushen, tente outra vez, com outro profissional se for o caso, você tem a inteligência, autoconhecimento e sensibilidade o suficientes para uma bela jornada de transformação e amadurecimento de seu potencial como vida, como individualidade.

Lushen, realizo o atendimento on-line, fico à disposição para eventual interesse em aprofundamento.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

10 AGO 2023

Olá Lushen,

É compreensível seu nível de tristeza por conta da situação que relatou. Mas, espero que considere que, o fato de ter procurado ajuda é uma tentativa de sobrevivência e mudança desta situação que te deixa tão angustiado.

Parece que você viveu mais coisas do que alguém da sua idade poderia suportar, como a ausência de amigos, de relacionamentos sólidos, com uma família desunida e viver sem apoio de alguém.

Sobre o acompanhamento psicológico, infelizmente este alívio não vêm imediatamente, mas é uma construção gradual e, dependendo da relação com o terapeuta, não tão demorada.

Sei que esta sensação de solidão e desesperança não é para chamar a atenção. Você está clamando por ajuda para não se sentir mais assim.

Se fizer sentido para você, sinta-se à vontade para me chamar.

Estimo melhoras,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

9 AGO 2023

Olá Lushen! Obrigado por escrever. A captação da ideia de inveja, de não sentir o que outros sente, indicam que há, adormecidos em você, aspectos que podem ser vivenciados, sentidos. Certamente você precisa dar chances para si mesmo, dar chance para nós. A questão do sentir ao ir ao psicólogo, precisa de entendimento claro, verdadeiro, de que é preciso frequência semanal, por meses, algumas vezes, anos, para que se consolide modificações importantes.
Não se esqueça que tuas insatisfações somente incomodam porque você consegue perceber o outro lado, ou seja, que acontece a satisfação.
Certamente que juntos, você e um de nós, psicólogos, podemos ajudar. Você ajudará um de nós a te ajudar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.