Sobre minha família: Não aguento mais ficar nessa casa

Feita por >andressa souza · 28 abr 2021 Terapia familiar

minha mae anda muita chata arroguante comigo entendendo que nao sou boa filha as vezes mais minha irma anda se imtromentendo em tudo e falando coisas que nao sao verdades minhas mae acredita so por ela ser mais velha nao aguento mais ficar nessa casa o que eu fasso

A melhor resposta 29 ABR 2021

Olá Andressa.
A convivência nestes tempos de pandemia tem sido difícil em muitos lares. As pessoas tinham atividades externas em que a convivência não era o tempo todo, e já havia uma rotina em cada casa, com seus momentos de encontros com os membros das famílias, porém tudo isso mudou, e a convivência também, hoje há muito mais atritos, e é necessário aprender a ter uma comunicação mais assertiva para evitar desgastes familiares.
Parece que você não está conseguindo desarmar o que sua irmã comenta com sua mãe, e normalmente quando isso acontece, ao invés da pessoa procurar assertividade nas palavras. acaba sendo mais agressiva piorando a situação. Se você não está conseguindo lidar com isso, poderá encontrar nos atendimentos psicológicos maior assertividade nas relações com sua família e nas palavras. Você pode procurar leituras sobre comunicação assertiva, ou comunicação não violenta (tem um livro com este nome), e tentar entender porque sua irmã tem este comportamento e porque sua mãe não está te ouvindo como gostaria.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAI 2021

Andressa sugiro terapia familiar para melhorar esse entendimento.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 ABR 2021

Olá Andressa!
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
O processo ajudará a lidar com os conflitos familiares e auxiliará na compreensão de que não temos o poder de mudar as pessoas mas podemos mudar nossa atitude e nos afetar menos com as atitudes daqueles que fazem parte de nossas vidas.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

29 ABR 2021

Olá Andressa! Obrigado por se manifestar. Falta, no entanto, você apresentar mais dados como idade, rotina de vida, planos, constituição familiar, para que possamos te ajudar a ponderar sobre o que fazer.
Estará você bem focada nos estudos? Haverá distribuição saudável e cooperativa das atividades de vida e do convívio?
Vamos conversar mais profundamente?
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia: fechamento total (lockdown) por quinze dias, para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

29 ABR 2021

Oi Andressa,
Não sai quantos anos voce tem, qual o grau de dependência emocional e financeira para te auto gerenciar.
Dois movimentos são necessários:
Primeiro, compreender quem voce é e o que veio fazer aqui, qual o teu objetivo de vida. Voce não nasceu por acaso, tem um objetivo, precisa descobrí-lo e descobrir também teus talentos, as ferramentas que a vida te deu e que precisa para vencer nesta vida e ser feliz.
Segundo: Entender que voce aconteceu, nasceu num sistema e neste sistema foi educada e está sendo educada, não para aquilo que voce quer, mas para aquilo que o sistema quer, está sendo adestrada a uma função que o sistema determina
Terceiro: Terá que desenvolver muita flexibilidade e diplomacia para realizar a ti mesma e ao mesmo tempo dar-se bem com o sistema. Ali junto com os pais e irmãos, o mais importante é perceber como eles lidam e não se deixar intimidar pela avaliação deles, contribuir com eles sem se deixar obscurecer o teu brilho. Mesmo que ninguém goste de ti, voce deve gostar de si mesma.......
Não se deixe abater, tire tua atenção dos problemas que acontecem e trate de descobrir o que quer fazer...(tem mais)