Eu preciso de ajuda, eu não aguento mais!

Feita por >Brancacastell · 29 jan 2020 Problemas psicológicos

Boa tarde! (Prefiro não dizer meu nome) Eu tenho 34 anos, moro com meus pais e tenho uma filha de 6 anos. Sempre fui a rebelde da família eu assumo, só queria saber de sair e voltar só de manhã, isso durou 7 anos até q eu engravidei, (não tenho problemas nenhum com o pai dela, ele a assumiu) Algumas coisas mudaram claro , mas assim que ela nasceu procurei e consegui um trabalho! Fiquei lá 3 anos e meio, depois consegui que eles me mandassem embora, era uma empresa telemarketing e já estava a beira de ter um colapso nervoso.. Enfim daí pra cá não trabalhei mais, diríamos que virei autônoma, vivo da pensão e das vendas das mercadorias. Não é nada demais agora, creio q seja algo progressivo, cada dia vai ficando pior! Meu pai tem mais de 60 anos e age como se morasse sozinho, meu irmão é um lixo, tem seu trabalho (ganha por volta de 4 mil reais), mas não coloca uma azeitona dentro de casa e faz tudo errado como se fosse um bebe doente mental e é "melhor tratado do q eu" . Eu q recebo entre 300 500 reais por mês, compro coisas pra dentro de casa, até msm pra todos comerem (não tenho condição alguma, mas faço) Entre milhões de outras coisas! Eu ultimamente não saio do meu quarto, pq não quero ver a cara dele nem a do meu irmão, a minha mãe literalmente é submissa a esses dois, não aceita mtas coisas, reclama comigo, mas tbm não faz nada pra evitar, e automaticamente fica contra mim quando acontecem as brigas. Com o meu irmão é pior ainda, que ele se acha o dono do mundo e ninguém é certo somente ele, e quando brigamos ele me ofende, me xinga, fala vários palavrões, isso na frente dos meus pais e eles não fazem nada (sempre fomos ensinados a não falar palavrões dentro de casa e não falo até hoje) enfim, são tantas coisas q não dá nem pra escrever. Hoje estava brigando com a minha filha, pq ela é mto desastrada e já havia derrubado o prato de comida no sofá duas vezes, (eu brigo com ela, grito mas não bato, diferente dele q já bateu em mim e na minha irmã várias vezes) aí ele veio interferir ( coisa que eu sei q ele não tem capacidade nenhuma de querer opinar na minha educação para com a minha filha, já q o filho dele é o maior lixo e vagabundo que ele criou, nunca bateu nele) daí veio dizer que era melhor eu pegar as minhas coisas e procurar outro lugar, aí eu disse q quem ia sair fora era ele, que íamos mandar ele pra um asilo, já que só ele não percebeu, mas ninguém o atura mais dentro dessa casa! Ele não respondeu nada, mas continua me cutucando de lá.. Se eu tivesse condições eu sairia de casa pra nunca mais voltar, mas não tenho vontade de levantar da cama, sair do quarto, de sair com a minha filha ou qualquer coisa q me tire dentro de casa! Já usei drogas e agora estou voltando, sempre bebi, mas agora a frequência é maior, pq acho q é a única coisa q me alegra de certa forma! Nunca tive uma sina de me matar (pq eu tenho uma filha q precisa de mim) mas ultimamente ando com vontade de tomar todos os remédios q tem em casa, pra ver se passa essa dor (hoje eu chorei mto, mas normalmente não choro pq me blindei desses ataques, mais não sou forte todo o tempo). Oq posso fazer? Eu preciso de ajuda, eu não aguento mais!

A melhor resposta 30 JAN 2020

Oi Branca Castell
Entendo a tua situação atual... vamos esclarecer.
Qual teu objetivo de vida? Não é de trabalhar para viver e sustentar a filha... falo de quando era criança... o que tu queria ser? Isto é importante descobrir. Cada um de nós ao nascer, tem dentro de si um objetivo e para alcansar a vida deu determinados talentos... tem que descobrir os teus.
Tá bem com a tua rebeldia, tu veio através dos pais mas não é dos teus pais. Por isso que tem que desenvolver o teu objetivo de vida.
As circunstâncias te empurraram a trabalhar em telemkt e agora se dedica com vendas... Gosta disso? Se sim, pode ir evoluindo que pode te render uma boa renda.
Um dos objetivos é tu te tornar independente afetiva e financeiramente.
Guarde o que ganha para investir na tua profissão. Cuidado para não gastar tudo na casa
As despesas da casa deveria ser repartida, tu ajudar sim, mas todos devem ajudar. Calcula quanto pode ajudar e o resto guarde para ti. Mas faça caladamente, não fale para ninguém, nem quanto tu ganha, isto é problema e assunto teu.
Não vale a pena discutir com o Pai ou irmão, faça o que é certo e se retire do meio deles.
Não grite com a tua filha, ela merece ser amada, não deixe ela com sentimento de culpa pela tua situação.
Diga apenas que tudo isto vai mudar.
Aos poucos, daqui uns dois ou tres anos vai vendo a possibilidade de morar tu e a tua filha sozinhas. Livre das influências da família, teus negócios vão melhorar.
Seja corajosa e mantenha garra porque avida te quer vencedora e com alegria e felicidade.
Considere tudo como desafio à tua inteligência e enfrente as coisas com sabedoria.
Se precisar de nais ajuda, retorne.

5817 respostas

30 JAN 2020

Bom dia! Pelo visto voce alem de estar esgotada fisicamente de lutar contra tudo e contra todos, tambem esta esgotada psicologicamente. Como eh dificil suportar tudo isso, nao?! Nao sei se voce sabe, mas existem servicos de psicologia gratuitos que sao oferecidos pelas universidades que tem o curso de Psicologia ou ate mesmo as Unidades Basicas de Saude (UBS), Centro de Atencao Psicossocial (CAPS). Procure alguma dessas unidades, voce esta tao cheia de emocoes que precisam se faladas, colocadas para fora, para que depois voce consiga pensar com mais calma no que fazer. Estamos cercados de escolhas e possibilidades, mas nao conseguimos ver a resposta ou alternativa que esta bem diante dos nossos olhos porque estamos mergulhados nos problemas e juntam as emocoes que nos embaralham os pensamentos.
Espero ter conseguido te ajudar de alguma forma. E estimo melhoras.

Silvia Yamamoto Psicóloga Psicólogo em Mogi das Cruzes

5 respostas

30 JAN 2020

Olá Brancacastell! Obrigado por participar. Pelo seu relato entendemos que a realidade envolve vários fatores, mas é preciso cuidar primeiramente de alguns: lute para não se aprofundar nas drogas, você sabe que não te ajudará. Segundo elemento: deve haver amigos, parentes, conhecidos, que possam te ajudar a transitar para um caminho de um trabalho melhor remunerado para que você possa, com sua filha, conseguir um local mais favorável, mais seu e mais saudável para ficar. Não se isole, saia do quarto, vá a locais onde haja sol, árvores, flores, pessoas. Certamente você poderá encontrar bons caminhos. Lute e persista! Um abraço: Ary Donizete Machado.