Quero parar de fazer terapia

Feita por >Anônima · 22 jul 2018 Psicologia clínica

Estou fazendo psicoterapia há 6 meses e há dois meses comecei a fazer tratamento com psiquiatra, encaminhada pela psicóloga, e uso um ansiolítico e um antidepressivo. Estou melhor e conseguindo resolver o problema que me levou a procurar terapia, mas a psicóloga já pediu novo encaminhamento para marcar mais 20 sessões. Eu não queria mais fazer, ainda mais porque essa psicóloga tem um modo às vezes ríspido de me tratar, me deixando constrangida, não fico à vontade. Ela já disse que eu gosto de sofrer, que eu criei os meus problemas, que tenho comportamento infantil ou de adolescente e que fica chocada comigo por isso. Quando é dia da terapia fico tensa e, embora ela também fale outras coisas que me fizeram ver os problemas de outra maneira, entender as situações que vivo, não me sinto bem com o modo dela. Queria falar certas coisas mas não consigo pois não sei qual seria a reação dela. Contei a ela uma vez que aprendi a dirigir mas tinha parado há bastante tempo, e ela me disse que dirigir era um dom, um talento, como a música, e tem pessoas que não tem. Me senti mal com isso também. Já o psiquiatra, eu gosto e me sinto bem com ele. Não quero mais prolongar isso e gostaria de saber como falar com ela que quero parar a terapia sem que ela se ofenda. Obrigada.

A melhor resposta 23 JUL 2018

Oi Anônima, tudo bem?
A psicoterapia só funcionará se você confiar e se sentir a vontade com a profissional.
Embora muitas vezes o processo não seja fácil e as vezes dê vontade de sair , porque mudar certos padrões não é fácil, acredito que se você está se sentindo julgada por sua psicóloga, talvez valesse a pena procurar outro profissional.
A psicoterapia é muito importante para ajudar a entender os processos subjacentes que acabam gerando ansiedade e lidar de forma mais criativa com a realidade.
Respeitar o que sente é importante , falar como se sente para sua psicóloga pode ser libertador e se for o caso ajuda-la a rever sua atuação profissional.
Espero ter ajudado na reflexão.
Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

23 JUL 2018

Olá Anônima. Boa tarde. Como a colega Vanessa falou acima, acredito que o processo de psicoterapia é uma estrada de duas vias, onde cada um juntos irão encotrar o melhor caminho para seguir. Se você não está conseguindo se abrir ou outro motivo, você pode procurar outro psicólogo. Não deixe de dar continuidade ao seu tratamento. A medicação é um grande auxílio para o equilíbrio dos neurotransmissores, porém só com a psicoterapia você poderá resignificar pensamentos disfuncionais que levam ao comportamento de ansiedade e emoções incongruentes.
Espero ter contribuído de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana