Problemas com autoestima.

Feita por >Gabriela Karoly de Mattos · 24 jan 2024 Autoestima

Ultimamente venho me comparando com qualquer pessoa que eu vejo, eu não consigo me sentir bonita nem mesmo com maquiagem, hoje por exemplo, eu estava me maquiando e me olhei no espelho, comecei a chorar e retirei a maquiagem na hora, eu me sinto ridícula e suja por depender tanto de algo e "enganar" as pessoas, por que eu sou uma pessoa totalmente diferente sem tudo o que coloco no meu rosto. Apesar de a maquiagem não cobrir minhas inseguranças da forma que eu quero, eu não consigo viver sem a mesma, todos os dias de trabalho eu saio com maquiagem, para dar uma volta na rua, ir para a praia, piscina e até mesmo para ficar em casa. Quando falta alguma coisa importante como corretivo, eu simplesmente não saio de casa, tenho medo de opiniões e críticas relacionadas a minha aparência, sinto que todos estão me olhando e me julgando de certa forma. Quando passa algum vídeo na internet para mim de alguma mulher mais bonita que eu em mil formas e línguas diferentes, eu choro e fico me perguntando porque eu não sou assim. Alem de eu também me sentir extremamente desconfortável com meu corpo, é difícil para mim ir para a praia e vestir um biquíni, sinto como se todos estivessem a me julgar. Eu já tentei fazer de tudo para criar nem que seja um pouco de autoestima e confiança, mas eu simplesmente não consigo, eu odeio meu rosto, eu odeio meu corpo, eu me odeio. Eu só queria algum dia poder me olhar no espelho e ter orgulho fã pessoa que eu sou, me olhar e dizer "nossa como eu estou linda hoje", mas nem consigo me olhar no espelho sem sentir uma vontade imensa de chorar e o desespero por tentar fazer de tudo para se sentir melhor.

A melhor resposta 6 MAR 2024

Olá Gabriela!

Lamento saber que você está passando por essa fase difícil com sua autoestima, mas é um grande passo compartilhar seus sentimentos e buscar compreender o que gera esses sentimentos.

Em vez de se concentrar simples e somente nas características que você não gosta, procure destacar aquelas que a fazem se sentir bem consigo mesma. Valorize suas conquistas, suas qualidades e as coisas que fazem de você a pessoa única e importante que você é. A autoaceitação e o amor-próprio são processos contínuos, tente praticar a gratidão e apreciação por suas qualidades.

Sei que pode parecer muito difícil ou talvez impossível fazer isso quando nossas crenças nos fazem acreditar no contrário, por isso pode ser importante considerar conversar com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode te ajudar a explorar suas crenças, compreendê-las e desenvolver crenças mais saudáveis te ajudando a promover sua autoestima.

Lembre-se de que todos têm inseguranças, mas é possível trabalhar para desenvolver uma visão mais positiva de si mesma ao longo do tempo. Procurar ajuda profissional pode ser um passo importante na jornada de construção da autoestima. Você merece se sentir bem consigo mesma.

Precisando de orientação e auxílio nesse momento, fico à disposição para conversar.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

29 FEV 2024

Oii, Gabriela! Eu sinto muito por você se sentir assim, e fico feliz por ter tido a coragem de expor a sua história. Espero poder te ajudar!

Gabriela, precisamos pensar que a autoestima é uma fita métrica invisível, cada um tem a sua e nem sempre ela fica igual. Até porque ninguém é igual a ninguém, portanto, é impossível existir somente um tipo de beleza.

Quero dizer o quanto você é especial exatamente do jeito que é. Sei que às vezes pode ser difícil não se deixar abalar pelos padrões de beleza impostos pela sociedade. No entanto, é essencial lembrar que a verdadeira beleza vai muito além do que os olhos podem ver.

O conceito de beleza é, em grande parte, uma construção social que muitas vezes nos faz sentir que precisamos atender a padrões inatingíveis. No entanto, é importante compreender que essas expectativas não definem o seu valor como pessoa. Você é única, com suas qualidades, talentos e personalidade que tornam este mundo mais rico e diversificado.

Se você ainda se sentir sobrecarregada por essas pressões externas, é importante começar a sua psicoterapia, para que você possa desenvolver o seu autoconhecimento e por consequência o seu auto amor. Você é digno de amor, respeito e felicidade, e espero que possa encontrar a beleza que existe em sua própria jornada.

Espero que eu tenha ajudado, um abraço!

Samanta Xavier - Psicóloga - CRP04/74671.

Samanta Xavier Psicólogo em Uberaba