Por que algumas vezes temos uma crise existencial?

Feita por >Lillith · 5 mar 2022 Crise existencial

Algumas vezes, tenho essa crise existencial, não sei ao certo dizer se é uma crise existencial, entretanto, vêm algumas lembranças desagradáveis do meu passado, onde sofri muito, e acabo desabando em prantos. Isso acontece quando estou muito negativa.

A melhor resposta 9 MAR 2022

Lillith
Crise existencial é um sentimento de vazio interior, quando experimenta uma vida sem sentido;
O que voce tem são conflitos emocionais, traumas emocionais que estão impedindo hoje, vivenciar coisas no presente, por medo de sofrer novamente. Precisa resolver isso, precisa curar esta dor para poder viver em paz hoje.
Faça Psicoterapia.

5826 respostas

6 MAR 2022

Olá Lillith! Grato por perguntar. Todos vivemos crises existenciais, em certa medida, são úteis, integradoras da história da gente. As lembranças a que você se refere, podem ser conversadas de forma a construir outras leituras para elas. Estar negativa pode ser algo normal, mas depende da frequência e da intensidade.
Se precisar, estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

6 MAR 2022

Olá!
Essas crises fazem parte de nossos momentos de reinvenção, nosso corpo nos pede mudanças atrás desses sentimentos de angústia. Assim podemos buscar uma vida mais saudável. Recomendo que explore isso com um profissional de cunho humanista-existencial. Qualquer coisa que precisar, fico a disposição.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

6 MAR 2022

Boa noite Lillith
Fatos passados voltam a nossa mente e sentimos como se estivéssemos vivendo naquele momento da vida.
O passado significa que vivemos pois nos proporcionam experiências boas e não tão boas. Essas experiências nos ajudam a viver nosso presente de forma a tomar atitudes e decisões mais sólidaspois já possuímos do conhecimento de fatos passados. Mas o sofrimento de questões passadas não devem sobressair as questões presentes.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre