Crise existencial ou algo mais?

Feita por >Maria · 26 abr 2020 Crise existencial

Olá, tenho 26 anos e já algum tempo tenho me sentido incomodada com meus comportamentos e tentado me compreender.
Há cerca de 3 anos estava muito insatisfeita em meu emprego e em meu relacionamento. Decidi na época por investir em conhecimento para conseguir um novo emprego, e quanto ao relacionamento, tive uma conversa explicando tudo que me incomodava no relacionamento. No emprego não tinha possibilidade de crescimento e havia uma rotina monótona, no relacionamento me sentia como uma pessoa distante, não sabia de problemas dele e como ajuda-lo, não me sentia amada ou importante. Neste meio tempo também fiz algumas sessões de terapia que foram boas para que eu compreendesse um pouco mais de mim e da minha personalidade e me ajudasse a focar em meus objetivos. Porém, depois de algumas sessões não sentia mais diferença nas conversas com a psicóloga e decidi parar. Na conversa sobre o relacionamento meu companheiro me entendeu e mudou seus comportamentos comigo, sendo mais próximo e mais carinhoso, preocupado com o relacionamento, e depois de um longo periodo consegui trocar de emprego.
Porém, hoje, ainda não me sinto satisfeita e isso me incomoda, no relacionamento, sinto que não consigo me aproximar, tenho tido problemas de libido inclusive, no emprego vivo me questionando se é isso mesmo que quero para mim, tive uma brusca mudança em minha rotina. Com toda essa situação não sei se estou em um período de crescimento ou se estou apenas insatisfeita sem motivos... Amo meu noivo, mas sinto que não consigo demonstrar, sou qualificada para meu emprego mas não consigo muitas vezes me sentir capaz. Já há alguns meses estou nesse dilema e isso me consome, o que preciso fazer para voltar a uma estabilidade?
Não sei se é relevante mas meu relacionamento tem 10 anos e passei 6 anos no emprego anterior. No novo estou a 6 meses.

A melhor resposta 27 ABR 2020

Olá Maria.
Mudar de emprego é sempre uma decisão que mexe com o emocional. Há estranheza com o novo ambiente, perda de amigos queridos, lembranças boas que não voltam, gerando uma sobrecarga emocional e a vontade de vencer profissionalmente. Você ainda comenta que não tem certeza que fez a escolha certa, o que provavelmente a incomoda muito. Seu foco parece estar, neste momento, em querer assertar sua vida profissional, mas ao mesmo tempo, diz que ama seu noivo, e por querer tanto estar bem profissionalmente parece não conseguir conciliar sua mente para o trabalho e o noivo, talvez por isso não consegue a estabilidade que tanto almeja.
Você também comenta que é qualificada para seu emprego, mas não se sente capaz. Lembre-se que os tolos se acham inteligentes, e aqueles que mais sabem, sempre pensam que há muito mais para saber, então quando estiver trabalhando, lembre-se que está fazendo o seu melhor, mas problemas podem acontecem.
Minhas palavras, são só suposições, somente em psicoterapia é possível que possa ter ajuda, e clarear o que está acontecendo tanto em seu trabalho como com seu relacionamento.
Estou a disposição.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo