Como lidar com a crise existencial do meu noivo?

Feita por >Juliana · 21 jun 2017 Terapia de casal

Bom, acredito eu que meu noivo ficou com crise existencial após se frustrar com tentativas de ter o nosso lar pra podermos casar e não conseguir, mas isso não foi de uma hora pra outra, ele tava juntando dinheiro ha uns 2 anos e quando fomos atrás tivemos mto impecilhos, enfim não conseguimos. E a partir disso ele mudou e agora se sente vazio, mto pessimista, fica pensando no que perdeu, no que poderia ter hoje e não tem, no que poderia ser e não é. Ele sente um vazio gigante mas não sabe a causa, ele sente que não consegue sair dessa e que nada vai mudar, as vezes sente que me ama, as vezes sente que não me ama mais e sou apenas uma amiga. Isso me dói demais de ouvir mas eu sei que é crise existencial dele :( porém ele não quer procurar ajuda, apenas ta "vivendo" e acha q um dia vai encontrar o motivo da crise dele. Ele ficou mto mal em uma epoca, se afastou total.de mim, mas agora ele finge estar bem por nós, me vê, e saímos sempre q podemos, sempre vejo q quando vamos sair ele tá inseguro, como quem não quer ir, quem quer ficar só em casa, mas quando estamos juntos a insegurança passa e ele é "ele" novamente. Porém como ele.finge estar bem mtas vezes eu não sei e isso me deixa mto confusa. Enfim o que eu quero saber é, como lidar e ajudar o meu noivo nessa crise? Estamos juntos há 7 anos.

A melhor resposta 21 JUN 2017

Oi Juliana, a situação parece bem difícil mesmo. Penso que o caminho da conversa entre o casal, junto com a avaliação conjunta do relacionamento amoroso de vocês pode ser esclarecedor e motivador independente do caminho que as coisas tomem. Muitas vezes, problemas não resolvidos, mal entendidos, vão desgastando o relacionamento e apagando o brilho, por isso é importante tentar identificar essas coisas. Caso não consiga por esta, sugiro psicoterapia individual ou para o casal.
Um abraço

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis

63 respostas

22 JUN 2017

Olá, Júlia,
Percebo que você está sofrendo muito com essa situação. Acredito que o diálogo é a melhor solução: exponha os seus sentimentos. Você não deve partilhar do fingimento do seu noivo. Mesmo se ele no momento não quer procurar ajuda profissional, você poderia procurar acompanhamento psicológico para ajudá-la a lidar com seu relacionamento. Cuide-se.

Valdete de Lima Ank Morais Psicólogo em Praia Grande

22 respostas

22 JUN 2017

Boa noite Juliana.
É fundamental que você converse com ele, e expresse seus sentimentos. Se tiverem dificuldade sugiro o acompanhamento psicológico individual (para vocês dois) ou a psicoterapia de casal.
Espero ter ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville